Home > Arquitetura do Vidro > Ambiente ensolarado, qual melhor vidro usar?

20.03.2019

Ambiente ensolarado, qual melhor vidro usar?

A busca pela eficiência energética em conjunto com o momento atual do uso do vidro na arquitetura está levando a indústria do vidro a fabricar produtos com desempenhos surpreendentes. 

Nesse cenário ainda percebemos que os grandes edifícios estão no centro das atenções das discussões sobre economia de energia, até porque, além de ser um polo significativo de consumo de energia, o mercado já lançou novas tecnologias com eficiência comprovada na redução do consumo de energia.

Soluções para Ambientes Ensolarados

Uma dessas soluções são os vidros de controle solar, que se utiliza de tecnologia de ponta para proporcionar conforto térmico aos ambientes e permitir a entrada de luz natural no local, duas medidas comprovadamente eficazes para proporcionar aconchego e reduzir o uso de energia elétrica.

Os ambientes ensolarados são os maiores agraciados com os vidros de proteção solar, pois a tecnologia desse tipo de vidro rebate o calor do sol permitindo que a luz natural entre no ambiente.

O resultado é facilmente perceptível, com ambientes recebendo alívio luminoso e se tornando mais aconchegante, com redução de até 70% do calor quando comparados com os vidros comuns, garantindo temperaturas agradáveis até mesmo em dias bem quentes, diminuindo o uso do ar condicionado.

Importante frisar que o vidro comum não é capaz de filtrar os raios ultravioletas, que sabidamente fazem mal para a saúde da nossa pele. Os raios UV também danificam as cores dos estofados e móveis em geral, desbotando-os com o passar do tempo. 

Diferença dos vidros Comuns?

Diferentemente dos vidros comuns, os vidros com proteção solar conseguem bloquear em quase 100% os raios UV! A sociedade acha incrível, tanto que essas qualidades do vidro com controle solar o habilitaram como uma das saídas para gerenciar os recursos energéticos do mundo, que como sabemos, estão se esgotando.

Vale lembrar que os gastos com ar condicionado e luz artificial compõe uma grande fatia dos gastos totais da sua conta de energia. Em um ambiente residencial a diferença talvez não seja exorbitante, mas em grandes corporações a redução de energia pode gerar economias significativas.

Basta você olhar para os edifícios mais altos do mundo. Com certeza eles são contemplados com vidros de controle solar. Não somente pela questão estética (que não deixa a desejar), mas também por uma questão de ‘custo benefício’. 

Vale lembrar que o vidro refletivo não está limitado aos ambientes ensolarados. Em condições de temperatura amena, esse tipo de vidro também pode ser utilizado para equilibrar o controle dos raios solares (que ainda carregam os raios UV) e trazer economia de energia.

Isso quer dizer que o vidro com proteção térmica é perfeito para a aplicação em massa em prédios e edifícios em países como o Brasil, onde encontramos regiões com temperaturas elevadas – como no nordeste – e regiões onde as temperaturas são amenas, como no sul do país.

Diversas tecnologias que já são realidades no exterior, ainda são desconhecidas em nosso território nacional. A ArchGlass tem como um dos seus objetivos demonstrar aos nossos seguidores que diversas dessas tecnologias comuns lá fora também existem em nosso país e podem estar disponíveis desde que saibamos delas e as especificamos.

Os vidros de controle Solar

No Brasil existe uma das linhas mais famosas entre os vidros de controle solar, que são os Vidros Habitat (lembrando que Habitat é uma marca de vidro com proteção solar da marca Cebrace). Arquitetos inovadores já perceberam as vantagens do vidro Habitat para casas e escritórios, pois, além de garantir o design moderno e arrojado particular do produto, a escolha correta do vidro garante frescor, segurança e tranquilidade para os familiares, colaboradores e clientes.

Vale lembrar aqui que o vidro contribui de outras formas com o meio ambiente ao apresentar baixa deterioração e possibilidade de reciclagem total. Ou seja, é a junção do útil ao agradável, pois o vidro com proteção solar permite que seus projetos sejam eficientes ecologicamente e, ainda assim, esteticamente agradáveis.

Todas essas qualidades só podem resultar em ambientes inovadores e privativos, com iluminação beneficiada, integração entre os ambientes internos e externos e com segurança, pois existem versões de vidro com controle solar temperado e/ou laminado.

A tecnologia de controle solar com vidro

Achamos importante frisar que a tecnologia de controle solar com vidro não está limitada a grandes corporações ou prédios comerciais. Ela é facilmente aplicada em escritórios e residências, oferecendo as mesmas qualidades acimas descritas.

Vale lembrar que, tanto para residências ou prédios comerciais, a sociedade exige maior eficiência e melhor aproveitamento dos recursos naturais. Além do mais, quanto mais eficiente for o projeto, mais lucrativo o negócio se torna, tanto para quem idealiza, quanto para quem constrói, quem vende, quem compra e o mais importante, muito mais ‘lucrativo’ para o meio ambiente.

E então? O vidro para proteção solar que garante conforto térmico interno, controle da radiação dos raios ultravioletas, permitindo a entrada de luz natural; além de reduzir os gastos com energia elétrica e manutenção é ou não é uma ótima opção para compor seus projetos?

Torne suas ideias em realidade!

Veja + Arquitetura do Vidro

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro

23.04.2020

Envidraçamento de Sacada