Home > Artigos > As pontes de vidro da China

19.11.2020

As pontes de vidro da China

Há alguns anos atrás você conseguiria imaginar uma ponte de vidro? Pois bem, a revolução tecnológica possibilitou a utilização do vidro em segmentos antes inimagináveis e as pontes de vidro são ótimos exemplos disso. Atualmente o vidro é resistente o suficiente para ser aplicado como elemento estrutural e pode ser o material escolhido para compor estruturas robustas como muros, piscinas, zoológicos, escadas, as incríveis pontes de vidro da China, etc.

Ponte de vidro na China

Seja curiosidade, adrenalina ou medo, as pontes em vidro costumam despertar diversas emoções nos usuários. A China, possivelmente, é o país que concentra o maior número de pontes feitas de vidro em todo mundo. Segundo divulgado pela mídia local ECNS, há cerca de 2.300 pontes de vidro e um número indeterminado de passarelas e tobogãs de vidro espalhados por todo o vasto território chinês.

Existem, inclusive, pontes de vidro interativas, que tocam música ou exibem imagens, cenários, efeitos de iluminação e/ou áudio durante a caminhada. A explicação para o grande investimento nesse tipo de passarela flutuante está na tentativa de inovar e entreter os turistas que estão em busca de adrenalina, contribuindo para a economia chinesa. Por esse motivo o artigo de hoje vai abordar um pouco mais sobre as pontes de vidro da China com uma curiosa lista contendo 05 das principais passarelas de vidro chinesas.

05 pontes de vidro mais famosas da China

Veja nossa lista de pontes de vidro da China e perceba como o vidro pode ser resistente e agregar ao cenário natural estruturas gigantescas como pontes e passarelas.

1 – Ponte de vidro de Lianzhou

Em nosso primeiro lugar da lista de pontes de vidro da China está a detentora do título de maior ponte de vidro do mundo. A mais nova ponte envidraçada chinesa possui exatamente 526,14 m e foi construída a 200 m de altura entre penhascos – o que resulta em um cenário espetacular. O vidro laminado de temperado foi o material escolhido pelos arquitetos para integrar o monumento com a paisagem local e garantir a segurança dos usuários. O vidro apresenta 99,15% de grau de transparência.

2 – Ponte de vidro de Zhangjiajie

Considerada a mais famosa das pontes de vidro da China, a ponte de Zhangjiajie fica na província de Hunan, mede 430 metros de extensão por 06 de metros de largura e já chegou a ser listada entre as 11 pontes mais espetaculares do mundo pela CNN. Uma estrutura futurista auxilia na suspensão das placas de vidro laminado a 300 metros de altura.

Segundo a administração do local, são permitidas até 600 pessoas caminhando pela ponte com segurança. A ponte de vidro Zhangjiajie oferece visão panorâmica do Grand Canyon de Zhangjiajie e, para quem procura ainda mais aventura, é possível realizar o salto de bungee jump mais alto do mundo no local.

3 – Passarela de vidro da Montanha Tianmen

Também na cidade de Zhangjiajie existem três passarelas de vidro que contornam os penhascos da grande Montanha Tianmen. A passarela de vidro mais famosa da Montanha Tianmen (Coiling Dragon Cliff) leva os visitantes para as nuvens, literalmente falando, pois está a 1.430 m acima do nível do mar, o que garante emoções de arrepiar e uma visão singular da paisagem local. A passarela cristalina possui 100 metros de comprimento e 1,6 metros de largura.

4 – Ponte de vidro Shiniuzhai

Construída no Parque Geológico Nacional de Shiniuzhai, a ponte com piso de vidro de Shiniuzhai também é reconhecida como Haohan Qiao, ou ponte dos homens valentes, em tradução livre. Recebe esse nome porque, segundo consta, é preciso coragem para caminhar sobre ela, que se estende através de duas falésias com seus 300 metros de comprimentos a uma altura de 180 metros. Essa é a primeira ponte suspensa totalmente de vidro da China, construída em 2015.

No Parque Geológico Nacional de Shiniuzhai também existe uma passarela de vidro, com 180 metros de comprimento e equipada com elementos eletrônicos que tocam efeitos sonoros que interagem conforme o ritmo de caminhada dos visitantes.

5 – Ponte de vidro Yinglong Gorge, em Chongqing

Finalizando nossa lista de pontes de vidro da China está essa que consegue destacar-se ainda mais no pioneirismo, pois é a única passarela de vidro com efeitos especiais 5D, capaz de oferecer uma experiência visual única para os visitantes. Conforme relata os administradores, a tela de vidro é multidimensional e pode proporcionar efeitos incríveis, inclusive efeitos simulando o vidro rachando!

Mas segundo os organizadores, não é preciso se preocupar, pois a ponte de vidro é totalmente segura e os efeitos especiais só complementam o visual único do cenário natural do desfiladeiro de Chongqing Yinglong. No local ainda é possível realizar caminhadas na selva e esqui na grama.

A cidade de Chongqing também abriga outra ponte cristalina denominada Skywalk de vidro de Chongqing. Em forma de U, esta é a passarela de vidro suspensa mais longa do mundo com 26,7 metros – em balanço na borda de um penhasco. Com uma altitude de 1.010 metros do nível do mar (718 metros de altura do solo), a sensação de um passeio no Skywalk em forma de U é de realmente caminhar no céu.