Home > Artigos > Conheça mais sobre a indústria do beneficiamento de vidro

07.01.2021

Conheça mais sobre a indústria do beneficiamento de vidro

O beneficiamento do vidro é essencial para garantir placas de vidros seguras, funcionais, de alto grau estético, dentre outras características. Resumidamente, a indústria do beneficiamento de vidro realiza transformações no vidro comum e traz particularidades distintas – como cortes, lapidações, furos, resistência (laminação, têmpera) – que amplificam as possibilidades de uso do produto no segmento da arquitetura e outros.

Indústria do beneficiamento do vidro

A indústria do beneficiamento de vidro é essencial para a propagação da arquitetura com vidros. Também referidas como indústrias de processamento de vidro, essas empresas adquirem as placas de vidro comum ainda nas fábricas e, a partir de uma série de tratamentos, atribuem características especiais e capazes de adequar o uso do vidro a uma série de necessidades dos usuários.

É através da indústria de beneficiamento dos vidros que temos acesso aos vidros laminados e vidros temperados, por exemplo. O beneficiamento também traz outros resultados, como os vidros curvos, vidros coloridos, vidros blindados, dentre outros. Além do mais, detalhes mínimos que podem passar despercebidos por leigos – como bordas arredondadas para evitar cortes e polimentos estéticos – são processos e tratamentos realizados pela indústria do beneficiamento de vidro.

Indústria de beneficiamento do vidro no Brasil

O Brasil está dentre os principais produtores de vidro no mundo, sendo o maior fabricante de vidro da América Latina. Apenas para contextualizar, a fabricação nacional apresentava, no ano de 2016, 09 linhas de fabricação de vidro comum (popularmente conhecido como vidro float) com capacidade de distribuição de quase 7.000 toneladas do produto para aproximadamente 500 indústrias de processamento do vidro, segundo dados da Abravidro.

Desse número é possível destacar algumas considerações relacionadas diretamente à indústria de beneficiamento de vidro, como por exemplo:

– Aproximadamente 35% desse montante está relacionado ao vidro temperado

– 10% diz respeito ao vidro laminado

– 07% dos vidros beneficiados foram utilizados em espelhos

– Os vidros curvos e outros modelos como tampos de mesa representam 05% do total.

Além da construção civil, o segmento automotivo é um dos mais agraciados pelos serviços realizados pela indústria de beneficiamento de vidro. Em 2016, por exemplo, 42% dos vidros beneficiados foram aplicados nesse setor. Também é válido destacar que os números acima representam dados colhidos de categorias distintas.

Setores da indústria do vidro

Os setores da indústria do vidro podem causar confusão, levando em consideração que o material passa por várias etapas até chegar ao seu destino final. Resumidamente, a indústria do vidro se divide em 04 etapas:

– Fábricas de vidro: Indústrias que extraem a matéria prima e a transformam nas placas de vidro comum.

– Beneficiamento do vidro: Após sair das fábricas o vidro é recebido pela indústria de beneficiamento de vidro para ganhar características especiais, como já comentamos.

– Vidraceiro: Depois do beneficiamento, a placa de vidro fica disponível para comercialização nas vidraçarias.

– Instalação: Cada método de beneficiamento atribui uma característica específica para a placa de vidro. A escolha por um ou outro modelo dependerá das necessidades do projeto.

Para se tornar uma indústria do beneficiamento de vidro a empresa precisa ser homologada em um dos fabricantes de vidros nacionais. No Brasil, atualmente, possuímos quatro empresas capazes de agregar uma empresa de beneficiamento de vidro: Guardian, Vivix, AGC e Cebrace.

Além disso, a beneficiadora deve satisfazer todos os requisitos para garantir que os processos de beneficiamento do vidro estarão dentro das normas regulamentadoras. Esse é um dos motivos pelo qual existem empresas de beneficiamento que produzem somente alguns tipos de vidro, por exemplo.

E então? Achou interessante saber um pouco mais sobre a indústria do beneficiamento de vidro? Acesse o site e visite nossas redes sociais para ficar por dentro mais dicas, informações e curiosidades sobre o universo do vidro na arquitetura.