Home > Artigos > Quais são as cores de vidro?

10.03.2022

Quais são as cores de vidro?

As cores dos vidros podem ser alcançadas a partir de diferentes técnicas. Dentre os vidros coloridos na massa podemos destacar o vidro fumê, bronze, azul e verde. Porém, é preciso lembrar que técnicas como a serigrafia e laminação com PVB colorido amplifica o leque de cores do vidro, algumas empresas, inclusive, harmoniza seu catálogo de cores com a tabela monocromática (escala pantone), contribuindo para a criação de detalhes únicos e atribuição de uma assinatura singular ao projeto.

Ainda comentando sobre quais são as cores de vidro, é importante considerar, também, que os vidros coloridos podem contribuir bem mais do que esteticamente. Percebemos isso, por exemplo, quando um vidro colorido consegue interagir com a iluminação dos locais, seja criando ambientes mais claros – com o uso de vidros extra-clear, por exemplo; ou diminuindo a luz excessiva para projetar decorações mais intimistas – como é possível com a aplicação de vidros bronze e fumê.

Como visto, além de saber quais são as cores de vidro, é de suma importância conhecer as características da edificação, para dessa forma identificar as necessidades do local e assim escolher a melhor cor ou tonalidade de vidro para o projeto. Considere ainda que uma edificação possui ambientes com finalidades distintas, o que consequentemente pode exigir vidros diferentes para anular uma determinada necessidade.

Outro fator a se considerar nesse universo sobre quais são as cores de vidro consiste no fato de que as técnicas utilizadas para colorir o vidro agrega características específicas para o material. O vidro serigrafado, por exemplo, ganha uma camada de tinta que protege uma de suas superfícies, entretanto, impede a visão através da placa. Conheça um pouco mais sobre as principais características de cada técnica e, em caso de dúvidas, procure consultoria especializada no assunto.

6 novos projetos trazem vidros coloridos em destaque

Vidros coloridos na massa

Os vidros coloridos na massa são populares no universo da arquitetura e construção civil e por isso dá início a nossa lista sobre quais são as cores de vidro. A coloração desse tipo de vidro é obtido através da adição de elementos especiais em sua massa vítrea (daí vem o termo ‘coloridos na massa’), como óxidos, metais, compostos inorgânicos, minerais, etc. As cores de vidro mais populares nessa categoria são o vidro verde, azul, bronze e fumê (além do incolor e extra-clear) porém, é possível adquirir modelos como:

– Vidro amarelo

– Vidro violeta

– Vidro azul

– Vidro vermelho

– Vidro branco

– Vidro rosa

– Vidro âmbar

Para enriquecer nosso artigo sobre quais são as cores de vidro, destacamos que os vidros coloridos na massa permitem que o usuário enxergue através da estrutura, bem como, facilitam que a iluminação natural adentre nos ambientes.

Vidros com PVB Colorido

Assim como os vidros coloridos na massa, o vidro laminado colorido também permite que o usuário enxergue através de si e o trânsito de luz natural nos ambientes. Entretanto, devido à técnica de fabricação desses modelos, é possível atribuir muitas cores a estes modelos graças à utilização de PVB colorido. Algumas empresas, por exemplo, conseguem harmonizar seu catálogo de cores com a escala pantone (tabela monocromática), proporcionando um leque imenso de cores à disposição dos usuários.

O vidro laminado com PVB colorido é alternativa indicada para aplicações de alto valor estético que exigem a presença de vidros de segurança em sua composição. Ainda falando sobre quais são as cores de vidro, é válido destacar que devido à sua configuração, o vidro laminado colorido consegue diminuir os ruídos e a passagem de radiação UV e IV, responsáveis pelo aquecimento dos ambientes e desbotamento de tecidos, por exemplo.

Vidros serigrafados

A serigrafia de vidro é uma das técnicas mais populares nesse nicho. Resumidamente, a placa de vidro ganha uma camada fina de tinta especial em uma de suas superfícies, pintados a quente ou a frio. Essa camada pode ter diversas cores, cenário que indica um amplo leque de opções, porém, é válido destacar que a serigrafia impede a passagem de luz através do vidro.

Principalmente por essa característica os vidros coloridos através da técnica de serigrafia são alternativas para criação de ambientes privativos e/ou decorações especiais, pois podem receber detalhes, desenhos, formas, linhas, etc. Por esse e outros motivos é muito importante saber as características de cada tipo de vidro colorido, ao invés de conhecer somente quais são as cores de vidro disponíveis no mercado.

Para finalizar, é válido destacar que algumas técnicas para colorir vidro aceita a combinação com camadas milimétricas capazes de refletir raios de sol e radiações, amplificando ainda mais a oferta de conforto no ambiente. Por isso reforçamos, em caso de dúvidas, consulte um profissional do segmento, pois a experiência será capaz de te auxiliar a escolher a melhor cor de vidro para sua aplicação.