As cores dos vidros podem ser alcançadas a partir de diferentes técnicas. Dentre os vidros coloridos na massa podemos destacar o vidro fumê, bronze, azul e verde. Porém, é preciso lembrar que técnicas como a serigrafia e laminação com PVB colorido amplifica o leque de cores do vidro, algumas empresas, inclusive, harmoniza seu catálogo de cores com a tabela monocromática (escala pantone), contribuindo para a criação de detalhes únicos e atribuição de uma assinatura singular ao projeto.
Ainda comentando sobre quais são as cores de vidro, é importante considerar, também, que os vidros coloridos podem contribuir bem mais do que esteticamente. Percebemos isso, por exemplo, quando um vidro colorido consegue interagir com a iluminação dos locais, seja criando ambientes mais claros – com o uso de vidros extra-clear, por exemplo; ou diminuindo a luz excessiva para projetar decorações mais intimistas – como é possível com a aplicação de vidros bronze e fumê.
Como visto, além de saber quais são as cores de vidro, é de suma importância conhecer as características da edificação, para dessa forma identificar as necessidades do local e assim escolher a melhor cor ou tonalidade de vidro para o projeto. Considere ainda que uma edificação possui ambientes com finalidades distintas, o que consequentemente pode exigir vidros diferentes para anular uma determinada necessidade.
Outro fator a se considerar nesse universo sobre quais são as cores de vidro consiste no fato de que as técnicas utilizadas para colorir o vidro agrega características específicas para o material. O vidro serigrafado, por exemplo, ganha uma camada de tinta que protege uma de suas superfícies, entretanto, impede a visão através da placa. Conheça um pouco mais sobre as principais características de cada técnica e, em caso de dúvidas, procure consultoria especializada no assunto.
Vidros coloridos na massa
Os vidros coloridos na massa são populares no universo da arquitetura e construção civil e por isso dá início a nossa lista sobre quais são as cores de vidro. A coloração desse tipo de vidro é obtido através da adição de elementos especiais em sua massa vítrea (daí vem o termo ‘coloridos na massa’), como óxidos, metais, compostos inorgânicos, minerais, etc. As cores de vidro mais populares nessa categoria são o vidro verde, azul, bronze e fumê (além do incolor e extra-clear) porém, é possível adquirir modelos como:
– Vidro amarelo
– Vidro violeta
– Vidro azul
– Vidro vermelho
– Vidro branco
– Vidro rosa
– Vidro âmbar
Para enriquecer nosso artigo sobre quais são as cores de vidro, destacamos que os vidros coloridos na massa permitem que o usuário enxergue através da estrutura, bem como, facilitam que a iluminação natural adentre nos ambientes.
Vidros com PVB Colorido
Assim como os vidros coloridos na massa, o vidro laminado colorido também permite que o usuário enxergue através de si e o trânsito de luz natural nos ambientes. Entretanto, devido à técnica de fabricação desses modelos, é possível atribuir muitas cores a estes modelos graças à utilização de PVB colorido. Algumas empresas, por exemplo, conseguem harmonizar seu catálogo de cores com a escala pantone (tabela monocromática), proporcionando um leque imenso de cores à disposição dos usuários.
O vidro laminado com PVB colorido é alternativa indicada para aplicações de alto valor estético que exigem a presença de vidros de segurança em sua composição. Ainda falando sobre quais são as cores de vidro, é válido destacar que devido à sua configuração, o vidro laminado colorido consegue diminuir os ruídos e a passagem de radiação UV e IV, responsáveis pelo aquecimento dos ambientes e desbotamento de tecidos, por exemplo.
Vidros serigrafados
A serigrafia de vidro é uma das técnicas mais populares nesse nicho. Resumidamente, a placa de vidro ganha uma camada fina de tinta especial em uma de suas superfícies, pintados a quente ou a frio. Essa camada pode ter diversas cores, cenário que indica um amplo leque de opções, porém, é válido destacar que a serigrafia impede a passagem de luz através do vidro.
Principalmente por essa característica os vidros coloridos através da técnica de serigrafia são alternativas para criação de ambientes privativos e/ou decorações especiais, pois podem receber detalhes, desenhos, formas, linhas, etc. Por esse e outros motivos é muito importante saber as características de cada tipo de vidro colorido, ao invés de conhecer somente quais são as cores de vidro disponíveis no mercado.
Para finalizar, é válido destacar que algumas técnicas para colorir vidro aceita a combinação com camadas milimétricas capazes de refletir raios de sol e radiações, amplificando ainda mais a oferta de conforto no ambiente. Por isso reforçamos, em caso de dúvidas, consulte um profissional do segmento, pois a experiência será capaz de te auxiliar a escolher a melhor cor de vidro para sua aplicação.