Home > Artigos > Tipos de Fachada de Vidro

06.09.2022

Tipos de Fachada de Vidro

Capaz de valorizar uma edificação do ponto de vista funcional e comercial, as fachadas de vidros estão disponíveis em diversas configurações e podem ser fabricadas com vidros com diferentes tecnologias. Possíveis de serem aplicadas em prédios e residenciais, os tipos de fachada de vidro oferecidos pelo mercado conseguem agradar até o mais exigente dos usuários.

Não por acaso esse estilo de fachada predial vem ganhando cada vez mais espaço no campo da arquitetura, pois conseguem harmonizar qualidades funcionais com quesitos estéticos, suavizando os traços da fachada ao mesmo tempo em que imprime imponência e beleza às casas, empresas, escritórios, sobrados e outros tipos de edificações.

Com registro de uso desde a década de 60, os tipos de fachada de vidro oferecidos pelo mercado geralmente são fabricados com estrutura de alumínio disposta para estabelecer uma espécie de invólucro da edificação. A estrutura de alumínio fica com a maior parte ou totalmente escondida da visão das pessoas, cenário que promove muito charme e imponência às edificações, de modo que não é difícil observar prédios com fachadas de vidro servindo como referência geográfica!

Os tipos de fachada de vidro presentes no mercado, apesar de possuírem características diferentes, promovem funcionalidades variadas às edificações, destacando, por exemplo, um maior trânsito de luz natural nos ambientes, a integração dos ambientes interno e externo, conforto térmico, alívio acústico, economia de energia elétrica, etc. Veja mais no decorrer desse texto.

Conheça os principais modelos de fachadas de vidro.

Fachadas envidraçadas costumam ser o desejo de consumo de muitas pessoas, tanto pelo fator estético quanto pela funcionalidade que a estrutura consegue oferecer para as edificações. Por esse motivo vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos de fachada de vidro que deixam os projetos arquitetônicos ainda mais inovadores.

Tipos de vidros para fachada

Fachada pele de vidro

A fachada pele de vidro é tradicional no mercado da arquitetura devido à sua estética, que se caracteriza por esconder as colunas de sustentação robustas – de modo que as placas de vidro são instaladas em perfis finos, o que traz muito charme às edificações. Esse tipo de fachada de vidro também é chamado de cortina de vidro e, devido a sua popularidade, o termo “pele de vidro” costuma ser utilizado para referenciar toda a categoria de fachada envidraçada.

Fachada grid

A fachada grid foi um dos primeiros tipos de fachada de vidro a se destacar no mercado arquitetônico. Nesse modelo o vidro é acomodado em estruturas de alumínio como se fosse emoldurado, considerando que a estrutura de alumínio fica a vista para quem vê de fora da fachada. Apesar de já existirem modelos com estéticas mais delicadas, a fachada de vidro grid (grade) ainda é popular devido à sua versatilidade, acessibilidade e eficiência.

Fachada Glazing

O sistema de fachada estrutural glazing é totalmente inovador. Nesse tipo de fachada de vidro a impressão é que não existem estruturas de sustentação, pois todas as colunas e outras ferragens responsáveis por suspender a fachada envidraçada ficam totalmente escondidas. Para conseguir esse efeito visual os vidros são colados nos perfis de alumínio de maneira cirúrgica, causando uma impressão única.

Fachada Spider

A fachada de vidro spider utiliza ferragens especiais com articulações para suspender o vidro sem a utilização de caixilhos. A vedação da fachada spider ocorre através da própria junção dos vidros, além disso, o modelo facilita a substituição pontual das placas de vidros com avarias. Vale destacar que a eficiência desse tipo de fachada envidraçada depende muito do profissionalismo da equipe instaladora.

Fachada de vidro Sistema unitizado

Dando continuidade ao nosso texto sobre tipos de fachada de vidro, as fachadas unitizadas oferecem flexibilidade arquitetônica aos projetistas, considerando que facilitam a projeção de ângulos e curvas nas fachadas envidraçadas. Isso acontece porque a fachada unitizada é composta por módulos completos que se encaixam perfeitamente, propiciando a criação de fachadas de vidros personalizadas.

Fachada de prédio

Vantagens da fachada de vidro.

Seja qual for o modelo escolhido dentre os diversos tipos de fachada de vidro, quando fabricada com os elementos corretos por equipes responsáveis a fachada oferece vantagens diversas que culminam na valorização real de uma edificação. Veja abaixo alguns benefícios das fachadas em vidro.

– Proteção elevada – pois as fachadas devem utilizar vidros de segurança

– Conforto térmico – possível de ser alcançado com a utilização de vidros de controle solar

– Alívio acústico – caso opte por vidros acústicos para fachada

– Privacidade – recorrendo aos benefícios dos vidros espelhados ou coloridos

– Economia de luz – alcançada devido à diminuição do uso de luz artificial e climatizadores de ar

– Sustentabilidade – pois as fachadas vidro promovem ações amigas da natureza

–  Integração de ambientes interno e externo

– Facilidade de manutenção – ver vidros autolimpantes

Devido às diferenças de instalação e propriedades estéticas, é de extrema importância procurar por consultoria especializada em instalação dos diversos tipos de fachada de vidro, pois essas equipes são capazes de harmonizar os desejos dos clientes, as diretrizes regulamentadoras e os benefícios que somente o vidro pode oferecer para as fachadas prediais.