A singularidade do vidro permite que ele acompanhe as evoluções tecnológicas. Atualmente, o vidro polarizado – ou vidro inteligente, como também é conhecido – é mais um exemplo de como o vidro pode auxiliar a tecnologia na elaboração de projetos inovadores e ousados.
Não é novidade que o segmento vidreiro dispõe de muitos modelos de vidros (ou estruturas envidraçadas), indicados para uma infinidade de aplicações. No artigo de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o vidro polarizado (Privacy Glass), novidade que tem dado o que falar nas feiras e eventos direcionados à arquitetura e design de interiores devido às suas características carregadas de modernidade, funcionalidade e sofisticação. Vamos lá?
Vidro inteligente – Smart Glass
Seria o vidro polarizado mais um passo para alcançarmos a casa inteligente? Essa é a pergunta que muitos farão no final desse artigo. Resumidamente, o smart glass tem a capacidade de se transformar de opaco a transparente – e vice e versa – em questão de segundos e sem nenhum esforço.
Sabe o que isso significa? Significa que é possível projetar espaços inteligentes com equilíbrio perfeito entre a privacidade e iluminação natural de ambientes, de fácil limpeza e que promovam a utilização racional dos recursos naturais. Interessante, não?
Apesar de a tecnologia ser relativamente nova, é possível encontrar diversas situações onde o vidro inteligente seria totalmente útil e funcional. Veja algumas das principais aplicações do vidro polarizado:
– Divisórias de ambientes residenciais e corporativos;
– Limitação de espaços privativos;
– Salas de reuniões;
– Restaurantes, bares;
– Hotéis;
– Hospitais, laboratórios e clínicas;
– Box de banheiro;
-Telas de projeção;
Vidro polarizado como funciona?
A composição do vidro polarizado inteligente consiste na utilização de uma película ultrafina de cristal líquido (LCD) posicionada entre duas placas de vidro transparente laminado.
Essa película – também conhecida como Liquid Glass ou Polyvision – contém moléculas dispersas que ficam desalinhadas, espalhadas em várias direções, mantendo a tonalidade da tela LCD (e do vidro polarizado) opaca, garantindo a privacidade do ambiente. Quando a película de cristal líquida é provocada pela energia elétrica, a energização polariza e organiza essas partículas, tornando a placa de vidro transparente. O vidro inteligente pode ser desenvolvido para voltagens 110V e 220V.
Outro fato interessante é que o acionamento pode ocorrer através de um botão (interruptor), aplicativo de celular ou de maneira automática, através de sensores modernos. Outras tecnologias podem compor o elemento fazendo com o que vidro inteligente mude de cor ao ser acionando, por exemplo.
Veja também nosso guia sobre vidro eletrocrômico.
Vidro privativo
O segmento vidreiro conta com vidros polarizados produzidos em diferentes tamanhos, cores e espessuras, conforme podemos ver abaixo:
– Tipo de vidro utilizado no vidro polarizado inteligente
O tipo de vidro utilizado no smart glass é o vidro laminado temperado. A recomendação visa garantir a segurança dos usuários, tendo em vista que o vidro temperado é mais resistente e, quando equipado com laminação amplifica suas características protetivas.
Vale lembrar que esse modelo de vidro pode ser insulado (vidro duplo) e utilizado em divisórias de vidro piso teto, aumentando as características privativas ao isolar a acústica do local.
– Espessura do vidro polarizado
O smart glass pode ser encontrado em espessuras de 08 mm a 20 mm (laminado). Nos casos de vidro inteligente insulado a espessura pode variar. Além do mais, o vidro inteligente pode ser feito sob medida para projetos especiais, pois aceita qualquer formato, inclusive recortes e furos.
– Cores de vidro polarizado
O mercado vidreiro disponibiliza vidros privativos nas cores:
– Bronze;
– Cinza;
– Verde;
– Incolor;
– Extra Clear;
Veja abaixo outros cuidados e benefícios do vidro polarizado
Além de aperfeiçoar as qualidades privativas do ambiente, o vidro inteligente oferece:
– Projeção de imagens (vidro polarizado projetor)
Com a tela de cristal líquido desligada, é possível projetar imagens na superfície do vidro inteligente. A tela de LCD presente no interior do vidro proporciona imagens de ótima qualidade diretamente no vidro.
– Facilidade de limpeza
É simples realizar a limpeza do vidro polarizado inteligente. Basta um pano macio umedecido e sabão neutro (ou álcool). O pano deve ser passado na superfície até que ela fique totalmente limpa; após, basta finalizar com um pano seco para tirar qualquer umidade. Simples, não?
– Melhor aproveitamento dos recursos naturais
O vidro polarizado permite que o usuário continue usufruindo de todas as qualidades do vidro, como entrada de luz natural. Isso significa economia na conta de energia elétrica ao diminuir o uso de iluminações artificiais.
Vidro do futuro
Privacy Glass é tendência em países da Europa e nos Estados Unidos. O primeiro protótipo foi idealizado nos anos 70, mas só começou a ser utilizado em grande escala nos anos 90. De lá pra cá se popularizou e desde 2007 o vidro inteligente é produzido no Brasil com as mesmas particularidades e qualidades do vidro polarizado importado do exterior.
Saiba mais sobre vidro antichama.