Home > Notícias > Vidro um Forte Aliado para a Saúde: Entenda

17.04.2020

Vidro um Forte Aliado para a Saúde: Entenda

A arquitetura moderna encontrou no vidro um forte aliado para a saúde de seus usuários. Utilizado principalmente no interior dos ambientes, o vidro auxilia no controle de contaminações causadas por vírus e bactérias. Cenário perfeito para aprimorar o atendimento oferecido em locais que exijam assepsia contínua, como é o caso de hospitais, clínicas e laboratórios.

Esse fato fica mais fácil de demonstrar em épocas como a que estamos vivendo atualmente, com diversas doenças ocasionadas por vírus e bactérias, como o novo corona vírus. Devidos às suas particularidades, o vidro é um material adequado para ambientes que necessitam de limpeza frequente… e como sabemos, a higiene constante é uma das ações indicadas no combate às doenças como o COVID-19.

A limpeza adequada desativa o metabolismo do vírus ou bactéria. Isso acontece porque a assepsia desmonta a camada protetora de gordura do vírus, enfraquecendo-o e evitando as doenças. Por esse motivo é muito importante manter as superfícies sempre esterilizadas.

E como o vidro auxilia nesse cenário? Somente pela facilidade de limpeza o vidro já traria benefícios para os ambientes, entretanto, o mercado vidreiro oferece modelos de vidros especiais que conseguem contribuir com ainda mais eficácia para a higienização e proteção dos locais.

Vidro: Um aliado da saúde

No segmento da saúde o vidro auxilia de diversas formas. O produto integra os ambientes (inclusive interno e externo), traz conforto acústico, permite contato visual entre pacientes e familiares, etc. Mas a indústria do vidro possui vidros com características pensadas especialmente para espaços voltados à saúde.

Vidro antibacteriano

O Vidro antibacteriano é um forte aliado para a saúde, como o nome já indica, as bactérias não se proliferam na superfície desse tipo de vidro. Isso acontece porque o vidro antibactéria recebe uma camada de íons de prata durante sua fabricação. Essa camada consegue eliminar até 99,9% das bactérias ali presentes ao desativar o seu metabolismo. É indicado para janelas, portas, divisórias, superfícies de trabalho, etc.

Vidro plumbífero

Com alto índice de chumbo e bário, o vidro plumbífero oferece proteção eficaz para ambientes com vasta radiação, como salas de raio-X e tomografia. O chumbo na composição é o responsável por oferecer proteção contra a radiação. O vidro pumblífero pode ser laminado, deve apresentar transparência maior que 85% e a presença de chumbo em pelo menos 22% de sua espessura.

vidro plumbifero

Vidro antichamas

A indústria do vidro oferece dois modelos especiais para locais onde haja probabilidade de incêndios.

– Vidro para chamas: Equipado com um gel especial, esse modelo impede a passagem do fogo, mas permite a passagem de calor. O modelo deve apresentar resistência e estabilidade mecânica sem deformações significantes para o tempo em que foi classificado.

– Vidro corta fogo: Esse modelo, além de impedir a passagem de fogo, bloqueia também a passagem de calor. O vidro corta-fogo é fabricado com gel especial que se funde e dilata quando submetido a calor intenso.

Vidro Insulado

O vidro insulado pode trazer conforto acústico e térmico aos ambientes, condição essencial para a boa recuperação dos doentes. O interessante do vidro insulado é que sua estrutura permite a combinação de placas com diferentes propriedades, como um vidro de controle solar do lado externo e um vidro antibacteriano do lado interno, por exemplo.

Vidro polarizado

O vidro polarizado é um modelo de vidro inteligente que, com um comando, muda sua aparência de transparente para opaco em milésimos de segundo. É perfeito para criar ambientes privativos e integrados ao mesmo tempo. Pode ser utilizados em centros cirúrgicos, salas de consulta, em divisórias de vidro, etc.

Pois bem, além de modernizar e embelezar os locais, o vidro surpreende e se demonstra um ótimo colaborador para a saúde da sociedade.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.