Home > Notícias > Vidro um Forte Aliado para a Saúde: Entenda

17.04.2020

Vidro um Forte Aliado para a Saúde: Entenda

A arquitetura moderna encontrou no vidro um forte aliado para a saúde de seus usuários. Utilizado principalmente no interior dos ambientes, o vidro auxilia no controle de contaminações causadas por vírus e bactérias. Cenário perfeito para aprimorar o atendimento oferecido em locais que exijam assepsia contínua, como é o caso de hospitais, clínicas e laboratórios.

Esse fato fica mais fácil de demonstrar em épocas como a que estamos vivendo atualmente, com diversas doenças ocasionadas por vírus e bactérias, como o novo corona vírus. Devidos às suas particularidades, o vidro é um material adequado para ambientes que necessitam de limpeza frequente… e como sabemos, a higiene constante é uma das ações indicadas no combate às doenças como o COVID-19.

A limpeza adequada desativa o metabolismo do vírus ou bactéria. Isso acontece porque a assepsia desmonta a camada protetora de gordura do vírus, enfraquecendo-o e evitando as doenças. Por esse motivo é muito importante manter as superfícies sempre esterilizadas.

E como o vidro auxilia nesse cenário? Somente pela facilidade de limpeza o vidro já traria benefícios para os ambientes, entretanto, o mercado vidreiro oferece modelos de vidros especiais que conseguem contribuir com ainda mais eficácia para a higienização e proteção dos locais.

Vidro: Um aliado da saúde

No segmento da saúde o vidro auxilia de diversas formas. O produto integra os ambientes (inclusive interno e externo), traz conforto acústico, permite contato visual entre pacientes e familiares, etc. Mas a indústria do vidro possui vidros com características pensadas especialmente para espaços voltados à saúde.

Vidro antibacteriano

O Vidro antibacteriano é um forte aliado para a saúde, como o nome já indica, as bactérias não se proliferam na superfície desse tipo de vidro. Isso acontece porque o vidro antibactéria recebe uma camada de íons de prata durante sua fabricação. Essa camada consegue eliminar até 99,9% das bactérias ali presentes ao desativar o seu metabolismo. É indicado para janelas, portas, divisórias, superfícies de trabalho, etc.

Vidro plumbífero

Com alto índice de chumbo e bário, o vidro plumbífero oferece proteção eficaz para ambientes com vasta radiação, como salas de raio-X e tomografia. O chumbo na composição é o responsável por oferecer proteção contra a radiação. O vidro pumblífero pode ser laminado, deve apresentar transparência maior que 85% e a presença de chumbo em pelo menos 22% de sua espessura.

vidro plumbifero

Vidro antichamas

A indústria do vidro oferece dois modelos especiais para locais onde haja probabilidade de incêndios.

– Vidro para chamas: Equipado com um gel especial, esse modelo impede a passagem do fogo, mas permite a passagem de calor. O modelo deve apresentar resistência e estabilidade mecânica sem deformações significantes para o tempo em que foi classificado.

– Vidro corta fogo: Esse modelo, além de impedir a passagem de fogo, bloqueia também a passagem de calor. O vidro corta-fogo é fabricado com gel especial que se funde e dilata quando submetido a calor intenso.

Vidro Insulado

O vidro insulado pode trazer conforto acústico e térmico aos ambientes, condição essencial para a boa recuperação dos doentes. O interessante do vidro insulado é que sua estrutura permite a combinação de placas com diferentes propriedades, como um vidro de controle solar do lado externo e um vidro antibacteriano do lado interno, por exemplo.

Vidro polarizado

O vidro polarizado é um modelo de vidro inteligente que, com um comando, muda sua aparência de transparente para opaco em milésimos de segundo. É perfeito para criar ambientes privativos e integrados ao mesmo tempo. Pode ser utilizados em centros cirúrgicos, salas de consulta, em divisórias de vidro, etc.

Pois bem, além de modernizar e embelezar os locais, o vidro surpreende e se demonstra um ótimo colaborador para a saúde da sociedade.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).