Home > Artigos > Box de vidro é seguro?

26.03.2020

Box de vidro é seguro?

O box de vidro exerce um papel de destaque no banheiro. Além de elegância, esbanja praticidade e funcionalidade. Mas será que o box de vidro é seguro? A resposta é sim, desde que respeitadas as normas técnicas. Acompanhe esse artigo até o final e entenda como fazer para garantir que seu projeto se enquadre nas normas técnicas e garanta os requisitos mínimos de segurança aos usuários.

Box de vidro é perigoso?

Essa dúvida é corriqueira, justamente porque envolve o vidro e toda estigma que ele carrega, de material frágil que, quando quebrado, pode machucar. Mas é preciso lembrar que o mercado vidreiro já comprovou que o vidro pode ser um material muito resistente quando se aplica a tecnologia correta na sua fabricação, proporcionando cada vez mais segurança aos seus usuários.

Resumidamente, quando o projeto for executado seguindo as normas técnicas por equipes especializadas, uso de vidros corretos e materiais de qualidade, o box de vidro é seguro, resistente e muito durável.

É importante que a medição, projeção e instalação do box seja realizada de maneira cirúrgica para garantir toda a eficácia da estrutura (segurança, estanqueidade, estética). Também é preciso frisar que a manutenção preventiva realizada pelos usuários é de suma importância para a durabilidade e bom funcionamento do box de vidro.

Vantagens do box de vidro

Box de vidro é seguro é dotado de benefícios. A facilidade de limpeza é um dos destaques desse modelo de box. O vidro simplifica o processo de limpeza, exigindo apenas uma escova macia para limpar as áreas mais sujas e anular a possibilidade de manchas no vidro. Abaixo listamos outros benefícios do box de vidro:

– São mais resistentes e duráveis que o box de acrílico;

– São capazes de ampliar o banheiro, visualmente falando;

– Evita o acúmulo de água fora da área de banho;

– São totalmente seguros;

– As placas de vidro podem receber laminação;

– Aparência moderna e diferenciada;

– Valoriza todo o imóvel;

Além do mais, o vidro é o material mais indicado para ambientes molhados, como é o caso dos banheiros e lavanderias. Isso acontece porque o vidro não corrói, anulando as deformidades comuns em outros materiais quando ficam em contato frequente com a água.

Normas técnicas

Um box de vidro é seguro se respeitada as normas técnicas. Um box em desarmonia com as diretrizes técnicas pode gerar acidentes graves. Por isso, é importante observar e seguir todas as diretrizes e requisitos mínimos de instalação do box de vidro. A ABNT, através da NBR 14207, estabelece uma série de normas para garantir a segurança dos usuários de boxes de vidro.

A referida norma oferece uma tabela com as espessuras recomendadas para os vidros, dimensões, tipo de vidro e modo de aplicação. Os vidros de segurança são os indicados pela norma, com destaque para o vidro temperado e, se possível, laminado de temperados.

Porque o vidro temperado?

O vidro temperado (assim como o laminado) é classificado como vidro de segurança por oferecer menos riscos aos usuários em casos de acidentes. O método de fabricação do vidro temperado atribui resistência atípica à folha de vidro, além de fazer com que a mesma, nos raros casos de quebra, se estilhace em pequenos pedaços que não oferecem grandes riscos físicos aos usuários.

Cuidados extras

– É possível aplicar uma película protetora para suspender os estilhaços nos casos de quebra;

– A película deve ser aplicada antes da instalação para que seja distribuída por toda a extensão da placa de vidro.

– O box de vidro com película tem que garantir pelo menos um movimento de abre e fecha e os fragmentos devem ficar suspensos por pelo menos duas horas após quebra.

– É importante instruir o usuário a realizar a manutenção periódica do box de vidro, bem como a observar irregularidades no funcionamento do box, como porta travando, roldanas quebradas, barulhos estranhos.

– Se atentar a placas com trincados ou fissuras, que devem ser substituídas rapidamente.

– Vidros temperados não aceitam customizações. Todo tipo de personalização, como furos e cortes, devem ser realizados antes do processo de têmpera. Por esse motivo o projeto deve ser realizado por equipes especializadas desde o início.

É imprescindível observar todas as recomendações técnicas a fim de resguardar os usuários e garantir a eficiência da estrutura. Nos raros casos de quebra, é preciso contatar a empresa que instalou o box para que a mesma avalie o motivo.

Como já dissemos, box de vidro é seguro, mas é preciso ser projetado e instalado da maneira correta, com o auxílio de mão de obra especializada, produtos de qualidade e respeito às normas técnica da ABNT.