Home > Artigos > Paredes de Espelho

03.07.2020

Paredes de Espelho

Paredes de espelho são indicadas principalmente para ambientes considerados pequenos, pois possuem a capacidade de, visualmente, dobrar o tamanho do local. Entretanto, o recurso pode ser utilizado para alcançar outros benefícios, como aperfeiçoar a iluminação do espaço ou refletir esculturas e/ou áreas especiais. Quando utilizada com sabedoria, a parede de espelho não oferece grandes limitações decorativas e é capaz de criar sensações óticas singulares.

Para a maioria dos decoradores e arquitetos, o uso de espelhos na decoração é uma prática eficaz que traz diversos benefícios aos ambientes. Se o cômodo for pequeno, fazer uma parede de espelho ao fundo, por exemplo, proporcionará sensação de amplitude ao espaço. Mesmo que seja uma parede com portas ou janelas, o mercado já oferece opções para esse tipo de cenário (parede de espelho com porta).

Já se o ambiente for muito escuro, uma parede de espelho instalada na posição contrária a uma porta ou janela ajudará na iluminação do local. Isso acontece porque o espelho refletirá a luz que entra pelos espaços das referidas estruturas para o resto do ambiente. Essa opção é mais indicada ainda se o lado de fora for um jardim ou varanda, pois o cenário externo será transportado para o interior, trazendo mais vida para o local.

Paredes de espelho para sala

A parede de espelho para sala é quase um clássico da decoração de interiores. O ideal é que, além de proporcionar a sensação de amplitude no local, a parede feita de espelho reflita as peças decorativas da sala, como estátuas, vasos, quadros, móveis, etc. Alguns especialistas não indicam uma parede de espelho atrás da estante com televisor, por causa das distrações causadas pelos nossos reflexos.

Paredes de espelho no quarto

Nos quartos a melhor parede para revestir com espelho dependerá do resultado que o usuário quer alcançar. Se a opção for para aumentar o quarto, a parede revestida de espelho deve ser contrária à porta de entrada ou à cabeceira da cama – para ter a sensação de amplitude logo ao adentrar no ambiente ou ao acordar.

Já se a necessidade for de iluminação, o indicado, como já comentado acima, é revestir a parede contrária a um elemento com entrada de luz, como a janela. A parede da cabeceira também é uma opção interessante para se revestir com espelho e refletir a decoração do espaço.

Decorar com paredes de espelho

Confira abaixo algumas das inúmeras dicas de como utilizar as paredes de espelho com sabedoria:

1 – Paredes de espelho na sala de jantar agregam valor ao espaço ao torná-lo mais sofisticado e moderno.

2 – As paredes revestidas de espelho são ótimas alternativas para trazer vida ao hall de entrada, por exemplo.

3 – Cuidado com o excesso de reflexos. O ideal é revestir apenas uma parede com espelho para evitar confusões visuais.

4 – Quando instalado no closet, paredes de espelho aperfeiçoam a iluminação e oferecem visualização de todos os itens do armário.

5 – Ambientes estreitos e compridos ganham profundidade com as paredes revestidas com espelho.

6 – Paredes de espelho são alternativas eficazes para esconder muros, vigas e pilares indesejados.

7 – Parede de espelho pode ser harmonizada com facilidade com a sabedoria Feng Shui.

8 – Apesar da excentricidade, paredes de espelho em sauna ou banheiro, piscina ou outro ambiente com índice elevado de umidade pode oxidar com mais facilidade.

9 – As paredes da cozinha também podem ser revestidas com espelho; o indicado é optar pelas paredes das prateleiras para não causar desconforto visual.

As possibilidades de utilização das paredes revestidas de espelho são inúmeras, mas é importante se atentar à segurança da estrutura. Saber como fazer parede de espelho dificulta a aparição de diversos defeitos como a oxidação e distorção ótica, além de evitar acidentes e garantir a integridade física de todos os usuários.

O que as normas de segurança dizem

A ABNT estabelece padrões para a utilização de espelhos na arquitetura. A NBR 15198 define parâmetros técnicos referentes à instalação de espelhos que, consequentemente, devem ser respeitadas pelos profissionais responsáveis pelas paredes feitas de espelho. A norma preconiza os cuidados dignos de atenção para eliminar as possibilidades de má instalação e erros, além de dirimir muitas dúvidas sobre o uso do produto.

A norma aborda aspectos relacionados à verificação das medidas, cuidados básicos antes da instalação do espelho, utilização de adesivos para fixação do espelho, instalação mecânica (definindo os cuidados necessários que devem ser tomados quando a opção for pelo aparafusamento, uso de molduras, presilhas/garras e botão francês), dentre outros.

A NBR 15198 também cita o que não pode ser feito durante a instalação dos espelhos nas paredes. Deixar de nivelar a superfície que receberá o espelho, não proteger a borda da parede de espelho ou usar a quantidade insuficiente de material de colagem de acordo com o tamanho e peso da peça de espelho estão dentre as situações que não podem ocorrer nesse modelo de elemento envidraçado. Fique atento.