Home > Arquitetura do Vidro > Tampo de vidro para mesa

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

O tampo de vidro para mesa é capaz de se adaptar em qualquer decoração. Preferida para participar de espaços inovadores, a mesa com tampo de vidro oferece beleza e praticidade sem esquecer-se da segurança dos usuários. Além do mais, o vidro traz elegância, é tendência decorativa há muitos anos e pode receber cortes e formas personalizadas, aprimorando os detalhes estéticos do ambiente onde estiver acomodado.

Apesar de nosso conteúdo estar comumente voltado para a arquitetura e construção civil, sabemos que o vidro transcende barreiras e oferece seus benefícios para outros segmentos, como é o caso da indústria de móveis e decoração de interiores. Nesses ramos, o tampo de vidro para mesa é um exemplo de como o material é popular e consegue unir inovação e funcionalidade em um mesmo produto.

Mesa com tampo de vidro

tampo de vidro

Sabemos que escolher o modelo de mesa ideal pode parecer uma tarefa corriqueira, mas lembre-se de que a escolha errada do material pode prejudicar toda a harmonia decorativa do ambiente. De nada adianta se esforçar para definir os modelos que melhor se adequam ao conceito decorativo e adquirir móveis de má qualidade para compor o local.

Além do mais, o vidro, com seu aspecto cristalino e toda transparência, funciona como um camaleão decorativo, com capacidade de se adaptar aos mais diferentes estilos de decoração. Isso quer dizer, por exemplo, que um tampo de vidro para mesa pode transitar entre uma decoração minimalista para uma decoração clássica sem precisar sofrer adaptações.

Outro ponto merecedor de destaque está no fato de que o vidro tem o poder de ser tanto o destaque como o contraponto do local. Trata-se de é um material altamente indicado para compor os móveis de ambientes onde exista necessidade de limpeza constante, como é o caso da cozinha, sala de jantar e centros de saúde. O material também possui outras características singulares, como por exemplo:

– Baixa deterioração – indicando que um tampo de vidro de qualidade durará muitos e muitos anos;

– Controle de transmissão de calor;

– Resistência elevada;

– Aperfeiçoamento da iluminação natural dos locais;

– Vidro de qualidade não mancha;

Em salas de jantar, por exemplo, a mesa com tampo de vidro não mancha com o calor das panelas ou altera sua estrutura física quando submetida à umidade excessiva. Existe a possibilidade de adquirir tampo de mesa de vidro colorido se preciso for para harmonizar a decoração.

Mas é muito importante ressaltar que o tampo de vidro para mesa deve estar de acordo com as normas da ABNT, que determina os principais requisitos para o uso de vidro em móveis no geral. O respeito às diretrizes para o uso do vidro nos móveis garante tanto a durabilidade do elemento quanto a segurança de todos os envolvidos.

Tipos de tampo de vidro para mesa

tampo de vidro

O mercado vidreiro oferece diversos modelos de tampo de vidro para mesa. Isso era de se esperar, pois o material permite a realização de customizações como cortes, furos, coloração e outras personalizações. Em segmentos empresariais, por exemplo, o tampo de vidro pode contar com o logotipo ou marca d’água impresso, serviço oferecido por empresas líderes do segmento.

Nesse cenário, além de cozinhas e salas de jantar, a mesa com tampo de vidro pode ornamentar:

– Salas de reunião;

– Escritórios em geral;

– Consultórios e ambientes estéreis;

– Recepção e salas de espera;

– Mesas de trabalho; etc.

A mesa com tampo de vidro pode exercer, inclusive, o papel de quadro para anotações, pois o vidro oferece facilidade na escrita e apagação. Interessante, não? A solução é ideal para locais que investem em comunicação, quadros de escrita e avisos.

Dessa forma, considerando a possibilidade de personalização, é comum encontrar diversos modelos disponíveis. Conheça os mais populares:

– Tampo de vidro para mesa de jantar

– Tampo de vidro para mesa de madeira

– Tampo de vidro para mesa 90×90

– Tampo de vidro para mesa redonda

– Tampo de vidro para mesa retangular

– Tampo de vidro para mesa de 6 lugares

– Tampo de vidro para mesa quadrada

– Tampo de vidro para mesa preto

– Tampo de vidro para mesa sob medida

Mesas redondas criam fluidez e são indicadas para espaços menores. As mesas retangulares e as quadradas são perfeitas para escritórios e salas comerciais, pois o seu formato aperfeiçoa a organização do espaço.

O que diz a norma?

Como já comentado, para garantir a durabilidade do tampo da mesa e a segurança de todos os envolvidos, o uso do vidro na estrutura deve ser especificado de maneira adequada. A ABNT, através da sua norma NBR 14488, dita os requisitos e métodos para o uso de vidro como tampo de móveis como a mesa. Veja abaixo algumas considerações:

– O vidro indicado é o temperado, laminado ou comum. Lembramos que o vidro temperado e laminados amplificam a segurança dos usuários e devem ser utilizados quando desejamos aumentar o nível de resistência.

– A ABNT NBR 14488 não relata as espessuras obrigatórias, mas disponibiliza uma tabela recomendando as espessuras mínimas definidas de acordo com a área da mesa, utilização e tipo de vidro utilizado.

As espessuras mais comumente recomendadas são 12, 15, 19 e 25 mm. Vale lembrar que é possível equipar o vidro com película de segurança, para reduzir o risco de cortes ou outros acidentes sérios.

Veja + Arquitetura do Vidro

23.07.2020

Envidraçamento de Sacada

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro