Dicionário do Vidro

Low-E

Abreviatura para indicar peças de vidro com baixa emissividade (low emissivity), graças aos revestimentos que são aplicados no vidro, capazes de refletir ondas invisíveis de radiação infravermelha longa ou ondas de calor. Revestimentos com baixa emissividade reduzem o ganho (ou a perda) de calor dos ambientes ao redirecioná-lo e aproveitá-lo da melhor maneira.

Além de proporcionar alivio visual para fachadas, por exemplo, os vidros low-e auxiliam no controle dos raios solares que serão absorvidos e transmitidos para dentro do ambiente. O controle solar reflete as radiações causadas pelos raios solares, tornando esse tipo de vidro excelente opção para compor fachadas, janelas ou outras estruturas de envidraçamento.

A eficiência dessa tecnologia ocorre graças a uma camada de óxido metálico que é aplicado na face superior do vidro. Essa camada filtra os raios solares, auxiliando no controle da temperatura sem impedir a transmissão da luz solar, resultando em ambientes iluminados e com conforto térmico. Tecnicamente, o vidro low-e reflete para fora as radiações no espectro infravermelho próximo e distante.

A aplicação da camada de óxido ocorre de duas maneiras; o mais utilizado é denominado de hard coat (pirolítico), onde a camada de óxido é pulverizada de forma contínua sobre o vidro durante sua fabricação. Em outro método, menos utilizado, mas igualmente eficaz, a camada de óxido é aplicada através de descarga de íons em uma câmara hermeticamente fechada.

Os vidros low-e oferecem desempenho energético. Sua refletividade para fora fica entre 8% e 10%, de modo que a transmissão luminosa supera 70%, chegando a 80% em alguns casos. Além das características energéticas, os vidros de baixa emissividade podem passar por beneficiamentos e ganhar características de segurança; desse modo, o vidro low-e pode ser laminado, temperado, insulado, curvo.

Os vidros low-e costumam ser transparentes com um leve tom esverdeado (ou azulado) e pode ser uma ótima alternativa para fachadas onde não é desejado o efeito espelhado.