Termo que faz alusão à revitalização de edifícios antigos, a fim de revitalizá-los e/ou modernizá-los. O Retrofit aparece como uma solução para edifícios abandonados ou que contam com péssimas condições de utilização, mas que desejam preservar o patrimônio histórico da edificação.
Trata-se de uma tendência arquitetônica. O modelo de revitalização surgiu na Europa, com a intenção de revitalizar a grande quantidade de edifícios históricos que se encontravam sem condições de uso, trazendo novas tecnologias e designs promissores para os locais.
Atualmente o termo é frequentemente utilizado no segmento da arquitetura e decoração para fazer referência a renovações que manterão as características intrínsecas das obras. Dessa forma, muito além de uma simples reforma, o conceito está ligado à preservação da memória arquitetônica da obra.
Curiosidade: Os projetos de revitalização retrofit surgiram em países europeus e americanos primeiramente, onde as legislações não permitiam que o acervo arquitetônico fosse substituído, o que impossibilitaria demolições para criação de obras novas.