O vidro blindado é um modelo de vidro multilaminado idealizado para proteger ambientes e veículos automotores contra projéteis de armas de fogo. Geralmente, o vidro blindado é composto por duas ou mais lâminas de vidro, intercaladas com PVB, poliuterano e policarbonato. O conjunto segue para fornos específicos, onde são coladas e ganham resistência.
Essas camadas entre as lâminas de vidro serão as responsáveis por amortecer o impacto de possíveis disparos de armas de fogo. Quando uma bala atinge um vidro blindado, as camadas que compõe a placa de vidro absorve a energia inicial do projétil, impedindo o seu percurso.
Utilizado frequentemente na composição de carros blindados, o vidro blindado vem ganhando espaço considerável na indústria da construção civil. Dessa forma, além de automóveis e veículos de transporte de valores, por exemplo, é possível encontrar vidros blindados em residências, casas de show, bancos, guaritas, dentre outros.
A montagem de um vidro blindado para a construção civil é rigorosamente igual à montagem dos vidros blindados automotivos; a única diferença é que o vidro blindado para a construção civil geralmente é plano, enquanto que para construção civil o vidro blindado é curvo.
Depois de pronto, o vidro é submetido a testes de balísticas, onde, através de uma sequência de disparos, os fabricantes conseguirão verificar sua capacidade de proteção.
Existem diversos tipos de vidros blindados. O de nível 03 é o mais resistente produzido no país. As espessuras das chapas de vidro variam de acordo com o nível de proteção desejado. Os níveis são classificados conforme a norma NBR 15.000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata de blindagens para impactos balísticos, suas classificações e critérios de avaliação.
Curiosidade. O exército nacional é o responsável por certificar fabricantes e comerciantes de vidro blindado. O órgão submete as empresas a testes específicos antes de autorizar a produção e/ou comercialização do produto.