Home > Artigos > O que é fachada glazing?

15.06.2025

O que é fachada glazing?

A fachada glazing é uma estrutura envidraçada que se destaca pela sua aparência clean. Isso acontece porque seus vidros são dispostos em caixilhos, escondendo os perfis de alumínio e outras estruturas de sustentação. Ainda comentando sobre o que é fachada glazing, nesse modelo os vidros são colados com silicone estrutural e para quem enxerga do lado de fora, a impressão que fica é que existem apenas vidros na estrutura.

Devido à essa qualidade a fachada pele de vidro glazing vem sendo cada vez mais requisitada na construção civil e há tempos desponta como tendência arquitetônica. Possível de ser aplicada em prédios e casas (fachada glazing residencial), trata-se de um tipo de aplicação que agrega diversas vantagens às edificações, pois oferece benefícios funcionais e estéticos capazes de trazer conforto aos usuários e valorizar comercialmente um empreendimento.

O que é structural glazing

Você já deve ter visto aquelas fachadas prediais onde se enxerga somente vidros, ou seja, não é possível perceber as ferragens e a estrutura de sustentação da fachada de vidro. Ainda comentando o que é fachada glazing, devido à sua configuração, onde os vidros são colados em caixilhos com um silicone especial que faz com que toda a estrutura se torne um elemento estrutural, esse tipo de fachada também é chamada de fachada estrutural ou structural glazing.

Diferentemente de outros tipos de fachadas prediais – que deixam parte da estrutura de sustentação à vista das pessoas, o structural glazing se destaca por oferecer uma verdadeira cascata de vidro, onde as junções das placas passam quase despercebidas, cenário que imprime um acabamento clean e impecável, capaz de agradar até o mais exigente dos usuários e trazer valorização comercial à estrutura.

Fachada estrutural glazing

Para melhor compreender o que é fachada glazing e os motivos dessa estrutura se tornar tendência arquitetônica, vamos conhecer um pouco mais sobre seus benefícios, vantagens e características do structural glazing.

Valorização estética

A estética da fachada pele de vidro glazing é um dos fatores que mais chama a atenção e a diferencia de outros modelos. Isso ocorre principalmente porque esse modelo apresenta configuração diferenciada que oculta a estrutura de sustentação dos vidros da visão das pessoas – como já comentamos no decorrer desse texto sobre o que é fachada glazing.

É válido lembrar que a fachada glazing pode se aproveitar de uma infinidade de modelos de vidros oferecidos pelo mercado, o que facilita a projeção de ambientes confortáveis e a criação de destaques visuais capazes de tornar um prédio em referência geográfica e influenciar diretamente no seu valor em uma futura venda. Legal, não?

Segurança de durabilidade

Outro benefício que auxilia no entendimento sobre o que é fachada glazing consite na segurança, resistência e durabilidade que o structural glazing oferece. Para melhor compreender esse fator lembramos que as fachadas podem ser fabricadas com vidros de segurança como o laminado ou laminado de temperados.

Apenas para contextualização, os vidros de segurança como o vidro laminado e temperado são modelos de vidro altamente resistentes e seguros, pois além de possuírem maior resistência mecânica, se comportam de maneira segura após sua fragmentação. Além disso, é preciso se lembrar que o vidro é um material de baixa deterioração, o que significa que pode durar muitos e muitos anos depois de instalado.

Versatilidade

Os vidros para compor a fachada pele de vidro glazing podem receber inúmeros beneficiamentos e tecnologias. Isso significa que a fachada estrutural glazing pode oferecer vantagens variadas para suprir as necessidades da edificação, desejos dos clientes e diretrizes regulamentadoras. Veja alguns exemplos e entenda melhor o que é fachada glazing:

– Vidros autolimpantes: A tecnologia presente nos vidros autolimpantes facilita na manutenção da fachada. O vidro autolimpante é facilmente higienizado porque sua superfície – ao interagir com raios solares – promove a soltura da matéria orgânica (poeira). Basta uma chuva, por exemplo, para magia acontecer e deixar a fachada de vidro limpa.

– Privacidade: A fachada structural glazing pode ser fabricada com qualquer um dos vidros privativos. Dentre os mais populares está a fachada espelhada, que impede o acesso visual das pessoas que estão do lado de fora aos ambientes internos da edificação.

– Conforto para os usuários: O uso do vidro correto consegue criar ambientes confortáveis termicamente e acusticamente. Para isso a indústria do vidro oferece alternativas como o vidro de controle solar e vidro acústico, capazes de barrar calor e ondas sonoras de adentrar aos ambientes.

– Variedade estética: Além da configuração de visual singular, a fachada glazing structural pode ser projetada com vidros coloridos – como os vidros com PVB colorido e vidros serigrafados. Com criatividade é possível criar destaques visuais únicos na fachada.

Qual a diferença entre structural glazing e pele de vidro?

Devido à aparência, a fachada glazing costuma ser confundida com a fachada de pele de vidro – da mesma forma que acontece outros modelos de fachada. Para esclarecer melhor o que é fachada glazing, existem diferenças estéticas entre os dois modelos, pois o structural glazing é projetado para esconder a estrutura de sustentação dos vidros, o que não acontece com a fachada pele de vidro.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).