Home > Artigos > Quais os tipos de envidraçamentos de sacada?

15.01.2024

Quais os tipos de envidraçamentos de sacada?

O envidraçamento de sacadas é o termo utilizado para se referir ao processo de fechamento ou vedação de sacadas utilizando vidro; muito comum em edifícios residenciais e comerciais, pois oferece vantagens funcionais e estética, além de valorizar a edificação comercialmente. É muito importante saber quais os tipos de envidraçamentos de sacada o mercado oferece, pois dessa forma conseguimos extrair o máximo possível das vantagens dessa aplicação.

Existem diferentes modelos de fechamento de sacadas pensadas para atender necessidades específicas. Isso indica que a escolha do tipo de envidraçamento dependerá das preferências individuais do cliente, do estilo arquitetônico do edifício, do orçamento disponível e das regulamentações locais. É recomendável consultar profissionais que saibam quais os tipos de envidraçamentos de sacada para avaliar esses fatores e encontrar a solução mais adequada para cada caso.

Além disso, profissionais especializados em fechamento de sacadas garantem que o trabalho seja feito de acordo com os padrões de qualidade e segurança, se atentando, inclusive, às legislações vigentes, pois em algumas regiões a instalação de envidraçamento de sacadas está sujeita a regulamentações específicas! Veja nesse texto quais os tipos de envidraçamentos de sacadas mais procurados.sacadacom vidro

Tipos de fechamento de sacadas

Conheça alguns dos modelos de fechamento de sacadas mais populares do mercado:

Fechamento de sacadas Stanley

O envidraçamento de sacadas Stanley é constituído por vários trilhos para deslizamento das placas de vidro. Essa técnica faz com que os vidros fiquem recolhidos alinhadamente (um atrás do outro), promovendo amplitude visual ao local. Continue a leitura e conheça mais sobre quais os tipos de envidraçamentos de sacada.

– Envidraçamento de sacadas Reiki

O sistema de fechamento de sacada Reiki oferece a capacidade de deslizamento e movimentação do vidro e permite a abertura total ou parcial do vão. Com um design diferenciado, moderno e com vedação eficaz, esse sistema é considerado um dos mais práticos e seguros disponíveis no mercado, sendo submetido a rigorosos testes de controle de qualidade.

– Fechamento de sacadas europeu

O sistema europeu de fechamento de sacadas utiliza vidros dispostos de maneira alinhada sem esquadrias verticais. Os vidros são instalados no mesmo trilho. Este método é muito popular e permite a abertura total do espaço. Ainda comentando sobre quais os tipos de envidraçamentos de sacada, o fechamento europeu é uma tendência arquitetônica capaz de valorizar qualquer ambiente.

– Fechamento de sacadas Versatik

O sistema Versatik de fachadas é um modelo de fechamento que oferece a possibilidade de abertura de 2/3 do vão, garantindo um funcionamento inovador ao mesmo tempo em que proporciona conforto ao abrir e fechar o sistema (portas correm alternadamente). O envidraçamento versatik é muito utilizado em fachadas devido á facilidade de instalação e funcionalidade.

– Envidraçamento de sacadas retrátil

O fechamento de sacadas retrátil é muito popular, pois permite que as placas de vidro sejam recolhidas facilmente para criar uma abertura total da sacada, quando desejado. É uma opção versátil que oferece flexibilidade para aproveitar completamente o espaço disponível.

– Envidraçamento de sacadas fixo

O fechamento de sacadas fixo não pode ficar fora da nossa lista sobre quais os tipos de envidraçamentos de sacada. Nesse modelo as placas de vidro são fixas, não podendo ser movimentadas. Esse cenário fornece uma vedação completa, mantendo a sacada fechada e protegida em qualquer ocasião.

– Envidraçamento de sacadas – vidro fixo inferior

Neste modelo, a parte inferior das placas de vidro é fixa, enquanto a parte superior pode ser aberta. Isso cria uma abertura na parte superior da sacada, permitindo a ventilação sem abrir completamente o espaço.

Veja também nosso guia sobre tudo sobre sacada de vidro.

sacada vidro

Conheça mais modelos

Para enriquecer nosso artigo sobre quais os tipos de fechamento de sacada, veja mais modelos de fechamento de sacadas com vidro:

– Envidraçamento do piso ao teto: Esse modelo de fechamento de sacada é muito popular no mercado. Consiste na instalação de vidro desde o piso ao teto, como o nome indica.

– Fechamento sobre guarda-corpo: Esse método de envidraçamento de sacadas utiliza vidros apenas sobre o guarda-corpo da sacada.

– Envidraçamento de sacadas automático: Nesse modelo a abertura e fechamento da estrutura ocorre de maneira automática, facilitando ao acesso à proteção, segurança e ventilação.

– Envidraçamento sem roldanas: Esse tipo de envidraçamento não utiliza roldanas para fechar a sacada, um cenário que garante aparência mais clean e moderna ao ambiente.

Vale destacar que, à essas configurações, devem ser aplicadas os vidros corretos – como vidros de segurança, conforme determinam as normas da ABNT. Por esse motivo reforçamos a necessidade de procurar auxílio com empresas especialistas no assunto, pois dessa forma existe a garantia de que toda a obra estar em acordo com os padrões de qualidade e segurança. Esperamos ter ajudado na sua busca sobre quais os tipos de envidraçamentos de sacadas!

Saiba mais sobre vidro temperado e vidro laminado.