Home > Artigos > Qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm?

25.01.2022

Qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm?

Apesar de parecer pequena, a diferença de 02 mm existente entre o vidro de 8mm e 10mm pode refletir na rigidez da placa de vidro. Naturalmente, o vidro mais grosso (10 mm) tende a oferecer maior resistência, além de aperfeiçoar o desempenho do vidro em fatores como bloqueio acústico, por exemplo. Porém, não basta saber qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm, é preciso analisar os detalhes do projeto para aplicar a espessura correta.

Isso acontece por diversos fatores, como por exemplo:

– Região e altura da aplicação. Em algumas estruturas, por exemplo, a pressão do vento e intempéries pode exigir a utilização de vidros mais grossos.

– Tamanho do vão a ser preenchido; pois quanto maior a placa de vidro, mais espessa ela terá que ser. Por isso é importante contar com profissionais que sabem qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm.

– Tipo de vidro que será utilizado. Considere que alguns vidros podem ser fabricados com insumos especiais capazes de diminuir a espessura do vidro sem diminuir sua rigidez. Por outro lado, algumas estruturas podem exigir que um tipo de vidro seja mais grosso para entregar um desempenho esperado.

– Ainda comentando sobre qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm, algumas formas de fixação do vidro exigem que as placas sejam mais espessas para suportar toda a estrutura.

– Pesos e esforços diversos. Se o vidro for compor uma parede, por exemplo, será preciso analisar todos os possíveis esforços que a parede irá suportar.

Ainda falando sobre qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm, é preciso considerar que as placas de vidro menos espessas são mais baratas, mas podem não oferecer o desempenho esperado em quesitos como segurança, resistência e durabilidade. Por outro lado, as chapas mais grossas tendem a ser duradouras e altamente resistentes, mas são mais pesadas e podem exigir investimentos maiores para que não danifiquem as paredes, telhados e coberturas, esquadrias (portas e janelas), etc.

Por isso fique atento. Instalar vidros com espessuras não indicadas ou incorretas pode comprometer todo o projeto, pois essa é uma atitude que fatalmente vai colocar a integridade física dos usuários em risco e render retrabalhos e prejuízos financeiros no futuro. Se você está em dúvida sobre qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm, a melhor alternativa é buscar consultoria especializada no assunto.

Vidro de 08 mm é resistente?

O vidro de 08mm é resistente, porém, sua aplicação deve seguir as regulamentações e legislação, quando houver. Para tentar exemplificar qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm, o vidro de 08 mm geralmente é indicado para compor:

– Portas

– Janelas

– Box de banheiro

– Vitrines

Entretanto, é preciso reforçar que esse fato não é uma regra, pois para cada caso existe um tipo de vidro indicado. Consulte um especialista antes de definir a espessura do vidro a ser utilizado em seu projeto. Profissionais do ramo são capazes de ouvir suas necessidades e harmonizá-las com as opções e espessuras de vidro disponíveis no mercado. Entenda qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm e evite que o barato saia caro!

Vidro de 10mm é resistente?

O vidro de 10mm também é muito resistente. Por ser mais espesso, apresenta mais rigidez que o vidro de 08mm, situação que também amplifica fatores como segurança, durabilidade, bloqueio de sons e calor, etc. Sendo assim, o vidro de 10mm é comumente aplicado em estruturas como:

– Envidraçamento de sacadas

– Fechamento de varandas

– Vitrines de lojas

– Telhados e coberturas

– Box de vidro

Claramente que esse fato acima descrito não impede que os vidros de 10mm sejam utilizados também em portas, janelas e outras aplicações; tudo vai depender dos anseios do usuário e, principalmente, das necessidades do projeto. Cada caso é singular e a única certeza é que existe um tipo de vidro capaz de ser utilizado.

Para finalizar nosso artigo sobre qual a diferença do vidro de 8mm para 10mm, reforçamos que além de definir com precisão a espessura do vidro que será utilizado em um determinado projeto, é preciso ainda aplicar o tipo de vidro indicado para o caso. Para isso o profissional precisará adequar toda a obra às normas da ABNT, pois dessa forma é possível usufruir todos os benefícios do vidro e assegurar a segurança de todas as pessoas ao redor, usuários ou não.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual a espessura ideal do vidro?

A espessura ideal do vidro é especificada conforme os detalhes do projeto. Considere que diversos fatores podem influenciar nessa medida, como o tamanho do vão a ser preenchido, tipo de vidro utilizado, presença de esforços e possíveis fatores atmosféricos (como chuvas fortes e a pressão do vento).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.