Home > Artigos > Qual a resistência de um vidro temperado?

23.09.2021

Qual a resistência de um vidro temperado?

O vidro temperado é, em média, 05 vezes mais resistente que o vidro comum. A resistência multiplicada do modelo provém do seu modo de fabricação, que expande e resfria as moléculas do vidro, criando uma tensão que traz resistência a placa. Falando em números, a resistência do vidro comum é, em média, 400 Kgf/cm²; já tensão de compressão do vidro temperado é de aproximadamente 1000 Kgf/cm², cenário que efetiva resistência de 1400 Kgf/cm², o que representa 140 Mpa.

Para auxiliar a entender qual a resistência de um vidro temperado, Kgf/cm² representa a quantia de quilograma-força por centímetro quadrado, ou seja, é a unidade utilizada para medir uma intensidade de força aplicada sobre um objeto. Mas preste atenção, pois as unidades ‘kg’ e ‘kgf’ não representam a mesma medida. Enquanto uma mede a massa de um corpo (kg), a outra mede a quantidade de força / intensidade (kgf). ‘Mpa’ é a sigla para Megapascal, a mega unidade utilizada para medir intensidades de pressão exercida.

Quantos quilos um vidro temperado aguenta?

Indicar quantos quilos um vidro temperado aguenta depende de diversos fatores, como o tamanho da placa de vidro, área do impacto, espessura do vidro temperado, objeto que exerce a força, tipo de instalação. Pra se ter noção, o mercado fabrica vidros temperados de até 2,5m x 4,3m, com espessuras de 04, 06, 08, 10, 12, 15 e 19 milímetros. Destacamos que, quanto mais espessa a placa, mais resistente será o vidro temperado, por exemplo, o que interfere em quantos quilos um vidro temperado aguente.

Junção de resistência, durabilidade e segurança

Dando continuidade ao nosso artigo sobre qual a resistência de um vidro temperado, este tipo de vidro é popular no mercado devido ao fato de harmonizar com facilidade características de segurança, resistência, durabilidade, estética e funcionais, o que promove versatilidade na aplicação do produto. Vale lembrar ainda que o vidro temperado é considerado vidro de segurança e exigido em diversas aplicações e estruturas, conforme dita as normas da ABNT NBR 7199.

O temperado ganha a denominação de vidro de segurança graças à sua resistência multiplicada (em média 05x mais resistente que o vidro float) combinada com a capacidade de suportar grandes choques térmicos, flambagem, resistência a torção e flexão; é importante destacar ainda que os vidros temperados se quebram de forma segura ao usuário (pequenos fragmentos de baixo poder de corte), fatores que diminuem os riscos de acidentes graves nos usuários até mesmo em casos de estilhaçamento da placa de vidro.

Veja qual a resistência de um vidro temperado para outros fatores

Como visto, o modelo apresenta resistência a diversos fatores, como choques mecânicos, variações térmicas, torção, flexão, flambagem. Veja abaixo algumas das principais considerações:

– Choques térmicos: Não podemos iniciar uma lista sobre qual a resistência de um vidro temperado sem mencionar sua capacidade de suportar grandes variações térmicas. Esse é um dos motivos, por exemplo, que o modelo é a principal tipo de vidro para box de banheiro. Para fins de comparação, o vidro temperado pode suportar variações de temperatura – entre uma face e a outra – entre 200°C e 300°C. Nos vidros comuns, por exemplo, esse índice varia entre 50°C e 60°C.

– Flexão: A flexão se configura quando uma face entra em compreensão e a outra, em tração, ou seja, quando o vidro ‘enverga’ com o peso de um objeto. E qual a resistência de um vidro temperado nesse quesito? Se pegarmos uma placa de 03m x 01m e 06 mm suspensa a 07 cm do chão; o vidro comum suportaria uma carga aproximada de 35kg, enquanto que o vidro temperado resistiria à uma carga de 170 kg, aproximadamente.

– Torção: Uma placa de vidro comum, com as mesmas medidas citadas acima, suportaria uma torção, a um ângulo de 27°, de até 10 kgf antes de se quebrar. Quando analisamos o vidro temperado, o modelo resiste à uma intensidade de torção de 50 kgf.

– Flambagem: Na arquitetura, flambagem determina a encurvadura de um elemento estrutural – flexão transversal devido a carga axial. A placa de vidro temperada com 03m x 01m e 06 mm, submetida a uma carga axial permanente, suporta em média 1.000 kgf.

Qual a resistência de um vidro temperado

Qual é o vidro mais resistente?

Dos modelos populares, o vidro temperado é o mais resistente, pois é em média 05 vezes mais resistente que um vidro comum do mesmo tamanho e espessura. Porém, a indústria possui vidros ainda mais resistentes, como o AM-III – considerado o mais resistente do mundo.

Qual a resistência de um blindex?

A resistência de um vidro temperado blindex se assemelha à de um vidro temperado tradicional. Segundo o site da empresa, o vidro de segurança temperado blindex oferece propriedades de tensão admissível de flexão: s = 120 Mpa e resistência a variação térmica de 227°C.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.