Home > Artigos > Arquitetura Biofílica: O que é, como implantar

30.07.2023

Arquitetura Biofílica: O que é, como implantar

A arquitetura biofílica é uma abordagem arquitetônica de design que busca incorporar a natureza e/ou seus elementos naturais aos ambientes residenciais e empresariais construídos, de forma a criar espaços mais saudáveis, produtivos e harmoniosos para as pessoas que o frequentam. O termo biofílico vem do grego “bio” (vida) e “filia” (amor), representando o amor pela vida e a conexão inata das pessoas com a natureza.

Algumas dicas sobre arquitetura biofílica: o que é, como implantar nas edificações incluem a priorização do contato e entrada de luz natural nos espaços, criação de áreas com vistas que permitem fazer pausas para apreciar a natureza, além de optar por materiais naturais na composição da decoração dos ambientes – como madeira, bambu, pedras e o vidro. O vidro desempenha um papel significativo na arquitetura biofílica, pois contribui de diversas formas para a criação de espaços que promovam a conexão com a natureza.

Como aplicar a biofilia na arquitetura

O objetivo principal da arquitetura biofílica é trazer elementos naturais para dentro dos edifícios, permitindo que os ocupantes se conectem com a natureza, mesmo em ambientes urbanos ou fechados. A presença de elementos naturais no espaço construído pode promover bem-estar, reduzir o estresse, melhorar a criatividade e aumentar a produtividade.

Ainda falando sobre arquitetura biofílica: o que é, como implantar, alguns princípios da arquitetura biofílica incluem:

1 – Luz natural: A entrada de luz natural nos ambientes é um dos elementos primordiais na implantação da arquitetura biofílica. Buscar maximizar a entrada de luz solar no ambiente proporciona uma conexão visual com o ambiente externo e reduz o uso de iluminação artificial.

2 – Ventilação natural: Da mesma forma que a luz natural, promover o uso de ventilação natural nos ambientes sempre que possível auxilia na melhora da qualidade do ar interno e aumento do conforto térmico para os ocupantes. Também auxilia a diminuir o uso de climatização artificial.

3 – Elementos naturais: Recorrer a elementos naturais – como plantas, água, rochas e madeira – para decorar o ambiente auxilia na incorporação da arquitetura biofílica: o que é, como implantar.  Criar áreas internas com vegetação, como jardins internos ou paredes verdes para trazer a natureza para dentro dos edifícios também é uma ótima dica.

4 – Promover vistas para a natureza: É importante recorrer à materiais adequados – como o vidro – a fim de projetar espaços capazes de transportar uma paisagem externa para os ambientes internos e permitir vistas para áreas verdes, parques, jardins ou outras paisagens naturais.

5 – Cores naturais: Ainda comentando sobre Arquitetura Biofílica: o que é, como implantar, é possível usar cores inspiradas na natureza – como tons de verde, azul e terrosos – para criar um ambiente mais calmo e relaxante. Materiais transparentes, como o vidro, podem ser alternativas para complemento da decoração, pois não interfere nas outras cores destaques.

Biofilia na arquitetura

É necessário realizar um estudo adequado para implantar a biofilia em um projeto arquitetônico. Para tentar resumir, é preciso capacidade e conhecimento para trazer à uma edificação a sensação de estar conectado à natureza e pertencimento a um lugar. É preciso projetar espaços que possuam uma identidade única relacionada à cultura local e o ambiente natural que a rodeia.

Lembramos ainda que a arquitetura biofílica não se trata apenas de adicionar algumas plantas aos espaços, mas de uma abordagem holística que visa a criação de ambientes que ressoem com a nossa conexão inata com a natureza, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas que utilizam esses espaços.

Dessa forma, para melhor esclarecimento sobre arquitetura biofílica: o que é, como implantar, para adaptar essa técnica em um projeto é importante trabalhar em estreita colaboração com arquitetos, designers de interiores, paisagistas e outros profissionais envolvidos no processo de construção – como vidraceiros de experiência comprovada. Isso acontece, basicamente, porque algumas etapas importantes da implantação incluem:

– Pesquisa e planejamento: Para compreender as necessidades e preferências dos usuários e identificar oportunidades para incorporar elementos biofílicos no projeto.

– Integração de elementos naturais: Planejar a disposição de elementos naturais, como plantas, água, luz e ventilação natural, a fim de a criar uma experiência singular e agradável.

– Escolha de materiais sustentáveis: Ainda explicando um pouco sobre arquitetura biofílica: o que é, como implantar, optar por materiais de construção e acabamentos que sejam ecologicamente corretos e tenham baixo impacto ambiental, como é o caso dos vidros.

– Design de interiores: É preciso criar espaços interiores que estimulem a conexão com a natureza, utilizando cores, texturas e elementos naturais na decoração.

– Paisagismo: Desenvolver áreas externas que ofereçam oportunidades para interação com a natureza, como jardins, pátios e áreas de convivência ao ar livre.

Além disso, é necessário o auxílio de profissionais detentores de conhecimento adequado e específico para a realização de monitoramento, adaptação do projeto e acompanhamento do desempenho da obra ao longo do tempo, fazendo ajustes conforme necessário para otimizar a experiência biofílica. Legal, né? Esperamos que tenha entendido o que é arquitetura biofílica: o que é, como implantar.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.