Home > Artigos > Como colocar níveis em um projeto?

07.04.2022

Como colocar níveis em um projeto?

Para entender como colocar níveis em um projeto é preciso, primeiramente, definir qual será o nível 0.00, marca que determinará o ponto de partida para a contagem dos desníveis positivos e negativos da edificação. Geralmente, o nível 0.00 representa o pavimento térreo de uma construção; a partir desta definição, todos os desníveis acima dessa marca serão positivos, da mesma forma que os desníveis abaixo da marca serão negativos.

Se uma edificação possuir um pavimento térreo e um superior, tecnicamente o piso térreo terá nível 0.00; já o nível superior terá a altura de piso a piso, ou seja, do pé direito projetado (distância do piso ao teto) + a espessura da laje. Ainda falando sobre como colocar níveis em um projeto, em alguns casos é possível que a definição do nível 0.00 seja a partir no nível do terreno, nessa hipótese, os níveis dos pavimentos começam a contar do piso do pavimento térreo (mais a espessura da laje).

Partindo para um exemplo prático, imagine que você definiu o pavimento térreo como nível 0.00 e deseja demonstrar que, entre a cozinha e área de serviço existe um desnível com altura de 10 cm, ele pode ser representado com a nível – 0.10. Ainda dando exemplos de como colocar níveis em um projeto, da mesma forma, se a altura do pé direito projetado, ou seja, do piso do primeiro pavimento até o piso do pavimento superior for de 2,90m, o nível pode ser definido como 2,90.

Entretanto, é preciso se atentar a um fator. Caso a edificação possua mais pavimentos, as alturas dos níveis devem ser somados. Suponhamos, então, que o nível 0.00 seja o pavimento térreo e o nível do primeiro pavimento seja 2,90, para identificar o nível deste próximo pavimento será preciso somar a altura do primeiro pavimento (2,90) com a sua altura de piso a piso, ou seja, se o referido pavimento possuir a mesma altura que o ambiente inferior, o nível do segundo pavimento deveria marcar 5,80.

Mas o que são níveis de um projeto?

Tecnicamente, os níveis de um projeto são representações em planta e corte, capazes de indicar a que altura estarão os pavimentos de uma edificação. Destacamos ainda que essa representação pode ser demonstrada de diferentes formas em planta e corte. Dessa forma, para facilitar a compreensão de como colocar níveis em um projeto, considere que se uma edificação exigir pisos rebaixados, por exemplo, essa definição deve ser indicada na planta e corte através de representações.

É de suma importância saber como colocar níveis em um projeto, pois essa definição deve ser feita de maneira cirúrgica, propiciando que o profissional responsável garanta as funcionalidades esperadas de um determinado ambiente. Imagine, por exemplo, que um banheiro precisa ter o piso rebaixado para garantir o escoamento da água – e essa definição não esteja especificada na planta e corte – esse cenário vai prejudicar todo o projeto, pois trará desconforto e prejuízos financeiros ao usuário.

Ainda dentro desse exemplo acima, se o piso da área do box do banheiro exigir piso rebaixado, nesse caso temos um desnível negativo. Dessa forma, para que não escape a água, o projetista deverá demonstrar que o piso da área do banheiro deve ser rebaixado (geralmente, em 05 cm). Sendo assim, seria preciso registrar, na região da planta que representa a área do box, um desnível de – 0,5.

Além disso, não podemos nos esquecer de considerar esse desnível do pavimento superior (caso exista), descontando do nível os 05 cm referentes à área do box do pavimento abaixo. Ainda comentando sobre como colocar níveis em um projeto, é válido destacar que um pavimento pode ter vários níveis diferentes, inclusive desníveis positivos dentro de um mesmo ambiente. Isso acontece quando o profissional aproveita os desníveis do terreno de uma forma que anula a necessidade de cortes e aterros.

Importância de colocar níveis em um projeto corretamente

No decorrer desse texto podemos perceber sobre a importância de identificar os níveis de uma edificação corretamente. Vale destacar, também, que é preciso fazer essa identificação em planta e em corte, pois dessa forma fica mais fácil a identificação dos pontos da edificação. Lembre-se ainda que essa ação evita incômodos no futuro, além de evitar gastos desnecessários para preenchimento com contrapisos capazes de nivelar o piso. Fique atento! Esperamos que tenha compreendido como colocar níveis em um projeto! Acompanhe artigos como este no site da ArchGlass Brasil, o maior portal de arquitetura em vidro do país.

 

 

 

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).