Home > Artigos > Como evitar manchas no espelho

14.01.2021

Como evitar manchas no espelho

O aparecimento de manchas no espelho acontece devido a oxidação da camada de prata do produto, responsável por refletir a imagem. É importante saber como evitar manchas no espelho, pois uma vez manchado por dentro não tem como tirar as marcas ou aplicar tinta para recuperar espelho, infelizmente. Entenda abaixo como ocorre a oxidação e, consequentemente, como evitar manchas nos espelhos.

Saiba como evitar manchas nos espelhos

Apesar de não existir um espelho que não mancha nunca, é possível adotar algumas maneiras de evitar manchas no espelho. A principal dica consiste em adquirir produtos de qualidade com empresas reconhecidas no segmento. Esse cenário garante, por exemplo, que o espelho foi fabricado com materiais indicados – na qualidade e quantidade – e se adequam às normas regulamentadoras da ABNT – NBR 15198.

Para contextualizar, a fabricação do vidro consiste na aplicação de uma camada de prata na parte de trás do vidro, camada essa responsável por refletir a imagem. Como a prata é um metal, se tiver contato com o oxigênio, vai enferrujar (oxidar). Pra evitar isso os fabricantes devem aplicar camadas de tinta impermeabilizante na traseira do espelho, a fim de proteger a prata da oxidação e evitar manchas pretas no espelho.

Sendo assim, também é necessário zelo do usuário durante manutenções como limpeza do espelho, troca de moldura, etc. Apesar de existir uma camada de proteção para a prata, é preciso afastar alguns cenários, como água acumulada nos cantos do vidro – para evitar espelho oxidado nas bordas – ou danos na parte de trás do espelho, a fim de manter a integridade da camada de proteção/tinta impermeabilizante.

Maneiras de evitar manchas no espelho.

Tendo em vista que não existe como limpar e recuperar espelho oxidado, é preciso saber como evitar manchas no espelho e garantir sua estética por mais tempo. Veja abaixo algumas dicas.

Adquira produtos de qualidade

Como já comentado no começo do texto, produtos fabricados por empresas reconhecidas tendem a se adequar às normas regulamentadoras (NBR 15198), que dita diretrizes e requisitos básicos de beneficiamento e instalação dos espelhos, destacando, inclusive, o uso da tinta impermeabilizante protetora. Exija do vendedor essa certificação.

 – Realize a preparação da parede

Anular as infiltrações e evitar contato direto do espelho com a parede é uma das formas de evitar manchas no espelho. Esse cenário é necessário pois dificulta a troca de umidade – e oxigênio – entre os materiais, diminuindo assim as chances de o espelho enferrujar.

– Permita circulação de ar entre o espelho e a parede

É indicado que exista uma distância de pelo menos 03 cm entre a parede e o utensílio no momento da instalação do espelho. A indicação ocorre também para os casos de espelho do piso ao teto, que deve ser instalado em estruturas de madeira para criar uma câmara de circulação de ar.

A circulação de ar dificulta a concentração de umidade e, consequentemente, a oxidação da prata do espelho. Sendo assim, também é preferível manter janelas e portas abertas sempre que possível, para amplificar a oferta e troca de ar no ambiente.

– Utilize os insumos corretos

Em situações que exijam espelho colado na parede, a instalação com produtos não indicados também pode ocasionar manchas nos espelhos. A utilização de cola de sapateiro ou produtos fabricados à base de solventes orgânicos também podem oxidar a prata e revelar manchas dentro do espelho.

O ideal para esse cenário, conforme indica a Abravidro – Associação Brasileira de Distribuidores de Vidro Plano, seria a utilização de silicone neutro. Por esse e outros motivos, sempre busque a consultoria de empresas especializadas no ramo.

 – Cuidado com a limpeza

A limpeza do espelho deve ser realizada com eficiência e cuidado. O aconselhável é evitar o uso de jatos de água diretamente no espelho, pois a água pode acumular nas frestas e resultar no espelho oxidados nas bordas. A melhor maneira de limpar o espelho é com um pano umedecido com água (se possível, morna) e sabão – ou pano com álcool.

Se for utilizar produtos para limpar espelhos, evite os limpadores abrasivos, muito ácidos ou muito alcalinos. Produtos com essas características interagem negativamente com a tinta protetora, podendo causar corrosões e exposição da prata ao oxigênio. Vale lembrar que algumas vidraçarias comercializam limpadores especiais para espelhos – diferentes dos produtos comercializados em supermercados.

– Atenção aos espelhos com moldura

Um espelho com moldura pode modificar completamente um ambiente, mas a moldura, se não estiver bem fixada, oferece pequenas frestas passíveis de acumular umidade. Saber como evitar manchas no espelho consiste também em fixar corretamente a moldura para proteger a borda do utensílio, evitando assim que haja um deslocamento capaz de oferecer troca de oxigênio no espaço. Entretanto, caso entre água no vão entre o espelho e a moldura, basta utilizar um secador de cabelos para evaporar a umidade do local!

Interessante, não? A simples escolha dos produtos certos e o estabelecimento de cuidados básicos já são suficientes para evitar o aparecimento de manchas nos espelhos! E para saber mais sobre o universo da arquitetura com vidros, acompanhe o portal ArchGlass Brasil também nas redes sociais!