Home > Artigos > Como saber se o vidro é temperado ou não?

19.04.2022

Como saber se o vidro é temperado ou não?

O vidro temperado é reconhecido por sua alta resistência e fatores relacionados à proteção, como flexão elevada e o fato de fragmentar de maneira segura aos usuários. Sendo assim, é imprescindível que o modelo esteja presente em alguns tipos de estruturas envidraçadas, como janelas que ficarão em contato com fortes pressões do vento ou em box de banheiro, por exemplo. Mas, como saber se o vidro é temperado ou não? Para responder à essa pergunta será preciso recorrer à algumas dicas ou técnicas, como:

– Utilize o Tempertest. Atualmente, a melhor forma de como saber se o vidro é temperado ou não é através do Tempertest, uma ferramenta composta por duas películas polarizadas que revelam manchas presentes somente nos vidros temperados, resultantes do processo de aquecimento e têmpera. Apesar de simples, oferece desempenho eficiente e ótimo custo benefício.

– Procure por identificações nos cantos do vidro. A primeira dica consiste em verificar os cantos da placa de vidro a fim de encontrar alguma marcação que indique que o vidro é temperado. A identificação do vidro temperado é obrigatória, entretanto, haverá casos que em, ou a placa foi fabricada antes dessa determinação e, portanto, não terá tal indicação; ou a referida identificação estará coberta pela esquadria.

– Observe o vidro através de lentes polarizadas. A nossa segunda opção sobre como saber se o vidro é temperado ou não consiste em observar a placa através de óculos com lentes polarizadas. Isso acontece porque esse tipo de lente expõe linhas pretas na placa de vidro, indicando que aquele modelo foi submetido à um processo de aquecimento. Vale lembrar que essas linhas ficam mais evidentes em ângulos agudos.

Qual a diferença de vidro laminado e temperado

– Procure por imperfeições. Dando continuidade ao nosso artigo sobre como saber se o vidro é temperado ou não, caso não seja possível constatar a indicação na placa do vidro, destacamos que o vidro temperado pode apresentar algumas imperfeições, como ondulações ou marcas nas bordas originárias das pinças utilizadas para retirar o vidro temperado dos fornos; essas imperfeições são vistas quando olhadas de muito perto.

– Observe possíveis deformações ou flexões na placa. Outra característica que pode identificar se o vidro é temperado ou não consiste no fato de o modelo apresentar sinais de deformação ou flexão resultantes do processo de aquecimento da placa de vidro. Essas características são fáceis de serem identificadas, basta posicionar a placa de vidro de forma reta e analisar sua superfície através de um determinado ângulo/incidência de luz.

Por fim, a última forma sobre como saber se o vidro é temperado ou não é possível somente após a quebra da placa de vidro. Nesses casos é possível ter certeza pelos cacos do vidro, lembrando que o vidro temperado, quando estilhaçado, se quebra por inteiro e produz pequenos fragmentos de vidro de baixo poder de corte, diferente das lascas pontiagudas do vidro comum ou da fragmentação comum dos vidros laminados.

Como saber se o vidro é temperado ou normal

Alguns profissionais com mais experiência afirmam ter como saber se o vidro é temperado ou não através de outros métodos, como o som que a placa de vidro pode emitir. Entretanto, essa técnica pode falhar, considerando que após instalados, o som que sai do vidro temperado pode mudar devido a presença da esquadria, película de segurança, vedação da estrutura etc. Até mesmo a ocorrência de ondulações e imperfeições citadas no decorrer desse texto estão sendo anuladas com a criação de tecnologias capazes de corrigir a maioria dessas imperfeições.

Tempertest

A melhor forma de como identificar vidro temperado é através do Tempertest, como já comentado no decorrer desse texto. Essa ferramenta é composta por duas películas polarizadas capazes de revelar manchas visíveis somente em placas de vidros temperados. O Tempertest é a alternativa mais certeira para identificar um vidro temperado e pode ser adquirido facilmente em lojas do gênero ou pela internet.

Continuando nosso artigo sobre como saber se o vidro é temperado ou não, se ainda assim surgir dúvidas, procure pela consultoria de empresas especializadas no ramo. Além disso, para diminuir o receio, ao adquirir vidros temperados dê preferência pelas marcas reconhecidas no mercado, pois dessa forma existirá menores possibilidades ou ocorrências enganosas.

Vidro temperado e a ABNT

Lembramos ainda que o uso do vidro temperado (e outros modelos) é regulamentado pela ABNT. E para finalizar nosso texto sobre como saber se o vidro é temperado ou não, é importante saber identificar os diferentes tipos de vidro, pois para cada aplicação existe um modelo indicado. Sendo assim, fique atento e deposite sua confiança em empresas sérias para garantir a segurança e os benefícios que o vidro pode oferecer aos locais e pessoas.