Home > Artigos > Como transportar vidro?

20.01.2024

Como transportar vidro?

O transporte do vidro deve ser feito em veículos especiais, regulamentados e com autorização. Geralmente, são feito por caminhões com equipamentos adequados de segurança e sob supervisão de um profissional habilitado e devidamente treinado. Falando de maneira resumida como transportar vidro, o transporte deve ser feito sempre na vertical e as partes que terão contato com o material precisam estar protegidas por borracha.

Todos os vidros devem estar presos por cintas têxteis com resistência para suportar ao menos duas vezes o peso da carga, conforme determina a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As regras de como transportar vidro (resolução CONTRAN 552/2015) ditam ainda que as carrocerias novas deverão ter chassis e travessas metálicas obrigatoriamente. Já os veículos antigos precisarão instalar dispositivos de amarração metálicos em U ou L.

Como é feito o transporte do vidro?

É importante lembrar que o transporte deve ser feito sempre na vertical e com os vidros em ordem específica – maiores, médios e menores por último. No geral, a carga e descarga são feitos manualmente, mas em alguns casos é necessário a utilização de maquinários especiais – como é o caso das placas de vidro de grandes dimensões (vidro jumbo). Além disso, algumas ferramentas auxiliam no transporte de vidro, como:

– Espaçador: Os espaçadores são alternativas para anular o atrito entre as placas de vidro. São feitos de materiais diversos, como papelão ou isopor.

– Cavaletes: Os cavaletes são utilizados para acomodar as placas de vidro. No cavalete o vidro fica em um ângulo específico para facilitar o transporte.

– Cinta de aço: Ainda falando sobre como transportar vidro, a cinta de aço auxilia na movimentação do vidro para empilhadeiras ou ponte rolante de maneira segura.

– Paliteiro: O paliteiro é um equipamento utilizado para estocar vidros individualmente, servindo para apoiar as pilhas de vidro. É desmontável e de fácil transporte. Não necessita ser chumbado e não apresenta riscos de tombamento.

E como transportar placas de vidros super grandes?

O transporte de vidros de grandes dimensões, como o vidro jumbo, exige precauções adicionais devido ao tamanho e peso elevado. Dentre as principais considerações sobre como transportar vidro jumbo, destacamos:

Veículos adequados: Os veículos para carga e transporte de vidros muito grandes precisam suportar todo o peso do material, ou seja, precisam ser projetados para transporte de cargas volumosas e pesadas.

Embalagens adequadas: Para melhor esclarecer como transportar vidros grandes, é preciso utilizar embalagens especializadas – como suportes e estruturas de proteção, para evitar os impactos e vibrações durante o transporte.

Atenção total: É preciso sempre conferir a amarração do vidro e evitar danos ou deslocamentos durante o transporte.

Além disso, é importante que toda a tarefa seja executada por profissionais treinados e experientes, além de determinar uma rota adequada visando diminuir a ocorrência de situações que podem interagir negativamente com a carga do vidro (como estradas com buracos, curvas fechadas, etc. Lembrando que algumas regiões podem exigir autorizações ou regulamentações específicas. Em caso de dúvidas, o ideal é consultar um profissional especializado em cargas delicadas.

Armazenamento do vidro

Armazenar o vidro de maneira adequada preserva o material, pois o vidro é protegido contra manchas, riscos, falhas de metalização e irisação. Por esse motivo, dê preferência para empresas que seguem rigorosamente a todos os procedimentos de armazenamento. É crucial garantir que o vidro seja constantemente resguardado contra exposição ao sol, chuva e poeiras abrasivas, por exemplo.

Veículos para transporte de vidro

Ainda falando sobre como transportar vidro, essa tarefa deve ser feita exclusivamente por veículos devidamente autorizados e regulamentados para essa finalidade, como já comentamos no início desse artigo. Os veículos (geralmente caminhões) precisam ser equipados com todos os dispositivos de segurança exigidos; e devem ser conduzidos por profissionais habilitados e especializados no manuseio delicado do vidro.

É importante esclarecer que, antigamente, era possível utilizar cordas para amarrar os vidros nas carrocerias. Entretanto, atualmente é preciso utilizar cintas especiais presas na parte metálica da carroceria ou no próprio chassi do veículo, como já comentamos no começo desse texto sobre como transportar vidro.

O CONTRAN ainda determina que a altura da carga não ultrapasse 50 cm do topo da cabine. Fique atento, pois se a fiscalização constatar irregularidades, o veículo de transporte de vidro será multado e só poderá ser retirado depois da transferência de toda a carga para um veículo apropriado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).