Home > Arquitetura do Vidro > Envidraçamento de Sacada

23.04.2020

Envidraçamento de Sacada

O envidraçamento de sacada apresentou um crescimento considerável nos últimos anos, impulsionado principalmente pelas construções modernas, que prezam pelo bom aproveitamento dos espaços e apostam em amplas varandas e sacadas projetadas para garantir áreas maiores de convívio social.

Fechar a sacada com vidros promove diversos benefícios para uma residência. Resumidamente, com o envidraçamento de sacada é possível proteger o ambiente contra intempéries e ruídos extremos, ampliá-lo e torná-lo mais arejado e iluminado, tudo com muita segurança, inovação e modernidade.

Vale lembrar que, nesse caso, a ampliação do ambiente não é apenas visual, pois de fato a estrutura aumenta legalmente a metragem social da área interna do imóvel, seja casa ou apartamento. Esse fato pode gerar custos extras, como aumento de impostos e expedição de nova documentação, por exemplo.

Em contrapartida, frisamos que o envidraçamento de sacada não exige liberação da prefeitura; e o vidro, apesar de ser discreto, promove destaque da sacada ou varanda, independente do tamanho da área. Essas particularidades, além de garantir o conforto dos usuários, interagem positivamente com o valor agregado do imóvel.

Salientamos que, apesar de não exigir aval da prefeitura, o envidraçamento da sacada deve ser supervisionado por um responsável técnico devidamente habilitado. Essa documentação fica sob responsabilidade da empresa que fornecerá a estrutura.

Importante frisar que, para garantir todos os benefícios do envidraçamento de sacadas, é imprescindível contratar empresas sérias e especializadas no segmento; pois estas se comprometem com a qualidade de seu projeto. Empresas idôneas também adequarão toda a obra dentro das normas regulamentadoras vigentes.

Afinal de contas, é de suma importância observar as normas regulamentadoras para envidraçamento de sacada, pois o uso indiscriminado de vidros nessas estruturas pode prejudicar todo o projeto, seja promovendo aumento de temperatura do ambiente, seja oferecendo riscos físicos aos usuários (e transeuntes), por exemplo.

Envidraçamento de sacadas – norma ABNT

A ABNT, através da norma ABNT 16259, define quais os tipos de vidros, sistemas e requisitos que devem ser utilizados nos envidraçamento da sacada. As indicações observam aspectos técnicos e garantem o bom aproveitamento da estrutura e a segurança das pessoas. Veja abaixo algumas considerações:

– Vidros para fechamento de sacada

O modelo do vidro indicado pela norma deve suportar pressão do vento conforme os critérios estabelecidos para cada região do Brasil. Portanto, para fechamento de sacadas utiliza-se:

– Vidro laminado em conformidade com a ABNT NBR 14697;

 – Vidro temperado em conformidade com a ABNT NBR 14698.

Ambos são classificados como vidro de segurança. No caso do vidro temperado recomenda-se o uso de película protetora para aumento de proteção. Além do mais, a espessura do vidro deve ser calculada conforma orienta a NBR 7199.

Para proporcionar mais conforto para seu espaço, pode-se optar pelos vidros de controle solar. São modelos pensados para bloquear uma parcela do calor do sol sem diminuir a passagem de luz entre os espaços.

Vidros de controle solar

Os vidros de controle solar são indicados para fechar sacadas onde haja grande presença de raios solares. A diferença é percebida com facilidade, pois a temperatura interna dos ambientes pode reduzir em até 70% quando comparado com outros tipos de vidros, até mesmo em dias bem quentes.

Além disso, os vidros com conforto térmico são perfeitos para compor fechamento de fachadas em prédios e edificações em países como o nosso, que contém regiões com temperaturas elevadas e regiões onde as temperaturas são mais amenas, pois oferecerá a mesma eficácia em qualquer região.

Sistemas de envidraçamento de sacada

O usuário pode definir o tipo de abertura de sua sacada, que pode ser deslizante, pivotante ou mista. O fechamento da sacada pode ser realizado sobre um guarda corpo ou do piso ao teto, com as placas de vidro fixadas do lado de fora da mureta ou anterior ao guarda-corpo.

No caso de fechamentos com vidro sobre o guarda-corpo é preciso se atentar a alguns detalhes:

– Todas as alterações realizadas no guarda-corpo para o projeto devem atender a NBR ABNT 14718, ensaiado sem a instalação do envidraçamento.

– O sistema de envidraçamento de sacada, quando instalada sobre o guarda-corpo, deve respeitar as normas 14.718 e 16259, verificado no ensaio de todo o conjunto.

Além do mais, é importante frisar que todo o sistema é submetido a testes de resistência que analisam o nível de corrosão, pressão do vento, impacto e esforço repetitivo. Também convém destacar que o envidraçamento de fachada, quando realizado em apartamento, deve seguir as possíveis regras impostas pelo condomínio para estabelecer padronizações.

Para finalizar, reforçamos que, além de tomar todos os cuidados na escolha da equipe e respeito às normas da ABNT, é imprescindível que o usuário realize manutenções no envidraçamento de sacada regularmente. A manutenção garantirá o bom funcionamento da estrutura, evitará quebra das folhas de vidro e evidenciará possíveis substituições de peças.

Para essa etapa também é importante contar com uma empresa idônea que saiba como fazer envidraçamento de sacadas, pois trata-se da segurança dos usuários!

Veja + Arquitetura do Vidro

23.04.2020

Envidraçamento de Sacada

19.03.2020

Vantagens fachada spider glass

20.02.2020

Móveis de vidro estão em toda a parte