Home > Artigos > Esquadrias de canto: Maneiras de utilizar

24.09.2020

Esquadrias de canto: Maneiras de utilizar

As esquadrias de canto são indicadas para projetos que desejam aproveitar com eficiência todos os espaços do ambiente. Esse tipo de esquadria auxilia na construção de portas e janelas de canto capazes de trazer estética, funcionalidade e muita iluminação natural ao local. Vale lembrar que a esquadria de canto possibilita a abertura total do ângulo (sem colunas) e garante estanqueidade máxima – quando fabricada por profissionais especializados.

Janela de canto

Para os adeptos de decorações inovadoras as esquadrias de canto são ótimas alternativas. Esse modelo de esquadria permite a criação de grandes aberturas em paredes com ângulo de 90 graus sem a presença de colunas ou outros obstáculos, solução que consegue valorizar o espaço enquanto integra os ambientes interno e externo, amplificando a entrada de luz natural no recinto.

Isso acontece porque, ao eliminar a parede, a esquadria de canto elimina também os limites estruturais entres os espaços, fazendo com que os dois cenários se transformem em somente um. Não por acaso as esquadrias de canto são comumente indicadas para residências com áreas ao ar livre, como jardins, churrasqueiras, piscinas, etc… A estrutura pode ser fabricada de diversos materiais, o que interage positivamente com o estilo decorativo escolhido para o local.

Por esse motivo a esquadria de canto vem ganhando força no mercado arquitetônico, sempre indicada como opção decorativa altamente funcional, tendo em vista que tem a capacidade de integrar, dar amplitude e aperfeiçoar o uso dos espaços ao mesmo tempo otimiza a oferta de iluminação no local e garante visão privilegiada.

Importante frisar que as esquadrias de canto são feitas de forma personalizada, de acordo com as necessidades e medidas de cada projeto. Esse cenário faz com que a estrutura se encaixe com perfeição nos locais, independentemente do tamanho da área que será instalada. O modelo aceita a aplicação de vidro duplo (vidro insulado), o que amplifica as vantagens e benefícios da esquadria de canto.

Inove na decoração com esquadrias de canto

Além desta esquadria poder ser confeccionada de diversos materiais – o que facilita na harmonia da decoração – uma das principais vantagens da esquadria de canto está em sua versatilidade, que permite diversas configurações para o elemento. Veja abaixo algumas maneiras de usar e configurações possíveis de serem alcançadas com o auxílio das esquadrias de canto:

– Porta ou janela de canto do piso ao teto

– Janela em L

– Porta de canto sem colunas

– Esquadria de canto com vidro fixo

– Janela 90 graus

– Janela de canto de abrir

– Porta de canto de correr

Nunca é demais lembrar que, para que a esquadria de canto ofereça o máximo de eficiência (estética, funcional e estanqueidade), é imprescindível que ela seja projetada e instalada de maneira cirúrgica, pois qualquer erro de cálculo na elaboração ou concretização do projeto pode comprometer a funcionalidade da estrutura toda.

Por isso é importante optar por equipes especializadas no assunto, que além de saberem como instalar esquadria de canto, também ajudarão a definir a melhor configuração para a estrutura e o modelo de vidro ideal para agregar confortos como o térmico, visual e acústico – conforme forem as necessidades do usuário.

Os profissionais são capazes de estabelecerem estudos para garantir a eficiência da esquadria de canto no que diz respeito à estanqueidade, incidência do sol, presença de ruídos extremos. Esses cuidados garantirão que o elemento seja instalado nos locais estratégicos para oferecer funcionalidade, vasta iluminação, integração dos espaços e harmonia com a decoração. Entretanto, é possível dar algumas dicas sobre esquadrias de canto e maneiras de utilizar o elemento:

– A posição da esquadria de canto deve harmonizar com o desenho da casa para garantir a vedação e integração da estrutura.

– Sempre opte por cantos com abundância de luz natural; entretanto, é preciso considerar a incidência dos raios solares – que podem interagir, inclusive, com a aparência dos móveis e estofados.

– Em ambiente onde a ventilação natural não seja desejada (ou excessiva), ao invés da janela de canto é possível optar por vidros fixo do piso ao teto;

– Na cozinha as esquadrias de cantos podem ficar próximas da pia da parede, pois além de ampliar o espaço, trará luz natural para auxiliar na preparação das alimentações.

– No quarto o indicado é que a esquadria de canto seja instalada na parede oposta à cama, trazendo sofisticação e ventilação ao espaço.

– Ambientes privativos também podem receber esquadrias de cantos, pois o elemento pode ser composto por diversos tipos de vidros – como o espelhado, serigrafado, impresso, jateado, acidato, dentre outros.

Cabe ressaltar que as esquadrias de canto são indicadas tanto para o segmento residencial quanto empresarial. Em ambientes corporativos a porta ou janela de canto pode promover e destacar a singularidade de uma empresa e contribuir, inclusive, para o bom andamento dos negócios ao ofertar um ambiente iluminado, confortável e convidativo.