Home > Artigos > Guarda Corpo de Vidro

21.06.2022

Guarda Corpo de Vidro

Além de ser capaz de alterar por completo a estética e a decoração de um ambiente, o guarda corpo de vidro é totalmente seguro, tanto para os usuários quanto para as pessoas a sua volta. Para isso o guarda-corpo deve ser fabricado com os vidros corretos e totalmente em harmonia com as normas da ABNT. Leia esse artigo e saiba mais sobre essa aplicação, tipos de vidro a ser utilizado e outras curiosidades.

Guarda corpo de vidro é seguro?

Inovação, modernidade, leveza, estética singular, valorização do imóvel… adjetivos para representar a beleza dos guarda-corpos de vidro não faltam. Entretanto, é preciso saber como projetar e instalar guarda corpo, porque apesar da aparência de destaque, esse tipo de estrutura precisa, primeiramente, garantir a segurança das pessoas. Para promover esse cenário é preciso aliar capacidade técnica, insumos adequados e vidros corretos.

A escolha do vidro correto garante a projeção de guarda corpos que aliam características de estética elevada, resistência, funcionalidade e proteção da estrutura. Quando projetados cirurgicamente podemos afirmar que o guarda corpo de vidro é seguro sim, pois dessa forma imprime sofisticação sem que sua integridade seja prejudicada.

Um exemplo de escolha errada de insumos e que deve ser evitado consiste na substituição do silicone estrutural – indicado para esse tipo de aplicação – por adesivos de vedação sem capacidade de suportar pesos elevados e possíveis impactos que a estrutura sofrerá, pois esses adesivos possuem outras propriedades de aderência.

Guarda Corpo

Abaixo destacamos outros fatores a serem seguidos para que o guarda corpo seja totalmente seguro:

– É preciso analisar as condições climáticas predominantes na região de instalação, para dessa forma é possível optar pelos melhores insumos disponíveis. Considere que fatores como vento e chuvas podem causar desgaste do guarda-corpo, por exemplo.

– Nas regiões do litoral, uma alternativa para garantir a integridade e beleza do guarda corpo por mais tempo consiste em instalar a estrutura no aço inox ou alumínio anodizado.

– Durante a instalação é preciso utilizar técnicas para evitar atritos entre as placas de vidros e outras partes rígidas do guarda-corpo.

– Em casos de instalação de guarda corpo de vidro em ambientes com possibilidade de tumultos, considere utilizar vidros estruturais (laminado temperado) ou, ainda, recorra à vidros com laminações especiais, como a película estrutural SentryGlas®.

– Lembramos que o vidro temperado, sem laminação, não deve ser utilizado em guarda corpo, pois apesar de ser um vidro de segurança altamente resistente, nos casos de fragmentação deixa o vão da estrutura transponível, facilitando a ocorrência de acidentes.

– Se por acaso as placas de vidro forem suportadas através de furo, a melhor alternativa é utilizar os vidros temperados – reforçando que o modelo só pode ser aplicado com laminação em guarda-corpo.

O usuário também possui responsabilidade a fim de manter a segurança do guarda-corpo de vidro. O recomendado é que seja realizada a higienização da estrutura ao menos uma vez por semana – com água e detergente neutro – além da manutenção periódica, que é de suma importância tanto para aumentar a vida útil da estrutura quanto para manter as suas características de segurança.

Qual vidro utilizar no guarda corpo?

Considerando a finalidade da estrutura, os vidros indicados para instalar no guarda corpo deve possuir qualidades que contribuam para a segurança de todos os envolvidos – usuários e pessoas ao redor. Isso significa, por exemplo, que o vidro deve ser resistente, se quebrar de maneira segura e, principalmente, não pode deixar o vão do guarda corpo de vidro aberto nos casos de ruptura da placa.

Dentro desse cenário, os vidros para utilizar no guarda corpo são:

– Vidros laminados

– Vidros aramados

– Vidros laminados de temperados (vidro estrutural)

– Vidros insulados (composto pelos vidros indicados)

É importante lembrar que à essas categorias de vidros acima descrita é possível atribuir outros beneficiamentos, de forma que o guarda corpo de vidro pode ser composto por:

– Vidros coloridos

– Vidros texturizados

– Vidro jateado

– Vidro acidato

– Vidro extraclear

– Vidro laminado SentryGlas®

Também precisamos reforçar que a adequação do guarda corpo de vidro às normas da ABNT garante, por exemplo, que nos raros casos em que a placa de vidro do guarda-corpo se rompa a estrutura mantenha o vão intransponível até a manutenção – diminuindo as chances de que uma pessoa caia do local – e evitando que os fragmentos de vidros se espalhem pelo ambiente. Fique atento!

Normas da ABNT para guarda corpo de vidro

Dentre outras regulamentações, as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas definem diretrizes para o uso do vidro na arquitetura. De forma resumida, podemos destacar a NBR 14718, que estabelece padrões para instalação de guarda-corpo de vidro; e a NBR ABNT 7199, que aborda sobre os tipos de vidros a serem utilizados nas principais categorias de estruturas envidraçadas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.