Home > Artigos > O que pode quebrar um vidro laminado?

24.02.2022

O que pode quebrar um vidro laminado?

Uma série de fatores pode levar o vidro laminado a quebrar. Apesar de ser mais resistente, um vidro laminado pode se quebrar devido à choques intensos com objetos pontiagudos, por exemplo, mas essa não pode ser considerada a única causa. Aspectos como erros de instalação, falta de manutenção e falhas presentes ainda na fabricação das peças são outros fatores que devem ser considerados ao definir o que pode quebrar um vidro laminado.

Além disso, erros cometidos no transporte do material e especificação das placas podem contribuir para o vidro laminado se fragmentar e explica alguns casos em que o vidro quebra sozinho. Considere, por exemplo que um pequeno impacto na região das bordas (área mais sensível de qualquer modelo de vidro) pode gerar trincas ou lascas, que se não estilhaçam a placa de vidro imediatamente provocam danos que potencializam a possibilidade de quebra.

Sendo assim, abaixo elaboramos uma lista com alguns fatores que devem ser considerados na hora de definir o que pode quebrar um vidro laminado:

– Carga excessiva sobre as placas de vidro;

– Impacto com objetos pontiagudos;

– Contato do vidro com outros elementos, como o metal;

– Ausência ou má instalação de blocos de apoio;

– Presença de fixação muito rígida;

– Dimensionamento errado das placas de vidro;

– Especificação incorreta das esquadrias;

– Falta de manutenção preventiva ou corretiva;

– Erros de fabricação, transporte, armazenamento ou instalação;

– Falta de harmonia com as normas da ABNT

Por esses motivos é importante procurar consultoria especializada com profissionais que comprovadamente sabem o que pode quebrar um vidro laminado, pois esse conhecimento interage diretamente na hora de determinar as deficiências de um ambiente e especificar o vidro corretamente, considerando as normas da ABNT, desejos dos usuários e necessidades do local na hora de desenvolver um projeto.

Além disso, empresas responsáveis possuem parcerias e/ou costumam estabelecer relações comerciais com equipes experientes e com conhecimento de tudo o que pode quebrar um vidro laminado e todos os outros modelos, ou seja, consideram todos os perigos existentes desde a fabricação, transporte, armazenagem e, claramente, na hora de instalar as peças. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre o vidro laminado.

Como fica o vidro laminado quando quebra?

O vidro laminado é um modelo de vidro altamente resistente e com fatores de proteção singulares. A sua resistência vêm da união de duas ou mais placas de vidro através de uma película de alta aderência e muito calor; além disso, essa película fica responsável por manter os pedaços de vidros suspensos na estrutura em casos de fragmentação da placa de vidro. Isso faz que o vidro laminado se fique semelhante à uma teia de aranha quando estilhaçado.

Ainda comentando o que pode quebrar um vidro laminado, essa característica é essencial para algumas aplicações envidraçadas, como telhados, coberturas, portas, janelas, fachadas. Considere que esse tipo de estrutura não pode ser fabricado com vidros que espalhariam seus pedaços de vidro em casos de quebra, pois isso colocaria a vidra de muitos usuários em risco. Imagina o tamanho de um acidente que uma lasca de vidro caindo de uma janela de um prédio de dezenas de metros de altura causaria.

É por esse motivo, por exemplo, que uma cobertura de vidro não pode ser fabricada com vidros comuns, da mesma forma que um vidro temperado não pode ser utilizado em algumas estruturas se não conter laminação, pois esse tipo de vidro, caso fragmentado, se quebra por completo e deixa o vão que protegia totalmente aberto – apesar de seus fragmentos possuir baixo poder de corte. Caso possua laminação, o temperado pode ser alternativa para agregar resistência em várias estruturas envidraçadas.

Dando continuidade ao nosso artigo sobre o que pode quebrar um vidro laminado, vale lembrar que o vidro laminado pode ser fabricado com interlayers especiais como o SentryGlas®, um tipo de película estrutural indicado para compor vidros laminados de alta performance, como aqueles utilizados em visores de piscinas, paredes de zoológicos e áreas situadas em regiões de conflito (guerra), furacões, etc.

Vale destacar ainda que a composição do vidro laminado, naturalmente, garante um bloqueio mais intenso contra as ondas de calor e ruídos excessivos. Porém, caso seja a necessidade, o vidro laminado pode ser fabricado com o uso de vidros especiais, como os vidros de proteção solar e de conforto acústico, dois modelos de vidros especiais que amplificariam a oferta de conforto no espaço!

Com o amplo leque de opções e tipos de vidros que a indústria oferece, a combinação de tecnologias do vidro é surpreendente e mais um motivo pelo qual devemos procurar consultoria especializada no assunto! Usufrua de todos os benefícios que o vidro pode oferecer para você, sua casa, seu negócio e sua família! Esperamos que tenha compreendido o que pode quebrar um vidro laminado!

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.