Home > Artigos > Quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro?

21.12.2021

Quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro?

As embalagens de vidro são elementos essenciais para diversas indústrias, principalmente a alimentícia. Além das vantagens referentes à conservação do alimento e reciclagem total do material, as indústrias investem no vidro como embalagem devido ao material oferecer design diferenciado e permitir a visualização do produto, o que, consequentemente, agrega valor à mercadoria. As desvantagens enxergamos na fragilidade do vidro e, caso seja dispensado inadequadamente, no seu longo tempo de decomposição. Veja abaixo quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro:

Vantagens das embalagens de vidro:

A principal vantagem de uma embalagem de vidro é, com certeza, a possibilidade de reciclagem em 100% comum do vidro, cenário que, se administrado corretamente, evita uma das desvantagens da embalagem do vidro, como veremos no decorrer desse texto. Além disso, as embalagens de vidro oferecem benefícios como:

 

– Sustentabilidade: Apesar de usar areia na sua composição, a fabricação do vidro é feita com materiais naturais e abundantes e, como já comentado, o vidro pode ser reciclado em sua totalidade, evitando a retirada de material dos leitos. Reforçamos que, para cada 1kg de caco de vidro é possível fabricar exatamente 01 kg de vidro novo.

 

– Melhor conservação dos produtos: Por ser um material inerte e neutro, o vidro não reagirá quimicamente com a composição de outros produtos, além de manter sabor, cor e aparência dos alimentos com a utilização de menos conservantes e estabilizantes.

 

– Embalagens com designs diferenciados: Os formatos possíveis de se alcançar nos recipientes feitos de vidro é outro fator a citar em nossa lista sobre quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro. O material permite a manutenção das técnicas de envase e manuseio ao mesmo tempo em que torna o produto mais atrativo aos clientes.

 

– Maiores prazos de validade: O vidro é um material impermeável, o que significa que um produto – como alimento – entre em contato com qualquer agente externo, aumentando o tempo de conservação da mercadoria.

 

– Baixa deterioração: O vidro apresenta deterioração que beira a zero, o que significa que uma embalagem, se não reciclada, pode durar décadas sem desgaste. Siga conosco para saber quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro.

 

Desvantagens das embalagens de vidro:

– Podem ser frágeis: Dependendo da estrutura química do vidro – que interage com a qualidade final do material – o vidro pode ser um material frágil. Porém, se fabricado com vidros de qualidade, as embalagens de vidro são muito resistentes.

 

– São mais caras: Devido às características do vidro, as embalagens de vidro exigem mais investimentos, o que pode tornar o produto final mais caro. Entretanto, grandes empresas conseguem diminuir esse impacto com a produção em larga escala, garantindo economia ao consumidor final.

 

– Transporte e manuseio: Complementando nossa lista sobre quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro, esta não é uma desvantagem exclusiva das embalagens de vidro, mas é preciso destacar que, se manuseado de maneira errada ou transportado incorretamente, claramente a embalagem de vidro pode se quebrar.

 

– Decomposição longa: A decomposição do vidro pode levar em média 04 mil anos, razão pela qual o material não pode ser descartado no meio ambiente, e sim, encaminhado aos centros de reciclagem.

Benefícios da embalagem de vidro

Quando analisamos quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro, percebemos que não é por acaso que o vidro possui extrema importância para a indústria de embalagens. Para isso é preciso considerar que o vidro é inerte e não apresentará reações químicas com os produtos que serão armazenados. Além disso, como é um material neutro, não vai alterar qualidades como o cheiro, cor ou sabor, fator que faz com que alimentos e bebidas, por exemplo, utilizem menos conservantes e estabilizantes em sua composição. Legal, ne?

 

A utilização do vidro como embalagem começou com os egípcios, que utilizavam o material principalmente para transportar cosméticos, bálsamo e perfumes. Com a descoberta da técnica do sopro o uso de embalagens de vidro aumentou, pois foi possível criar garrafas e outras embalagens. Para comentar ainda quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro, destacamos que a tecnologia aprimorou a fabricação do produto e a indústria criou os vidros leves, com 20% menos peso e maior resistência, tornando o uso do vidro como embalagens mais atrativo.

 

Para finalizar nosso artigo sobre quais as vantagens e desvantagens da embalagem de vidro, optar por produtos com embalagens de vidro não é apenas um caminho econômico, mas também uma escolha consciente e feita de maneira inteligente. Considere que as embalagens de vidro são sustentáveis, propiciando o uso racional dos recursos naturais, o que torna o uso desse produto em algo benéfico para o planeta e, consequentemente, para nós e futuras gerações. Acompanhe artigos como este semanalmente no maior portal de arquitetura em vidro do Brasil, a Arch Glass!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.