Home > Artigos > Qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor?

21.09.2021

Qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor?

Você sabe qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor? Além da diferença estética, os dois modelos podem ser alternativas para proporcionar confortos distintos. O vidro incolor, por exemplo, possibilita maior trânsito de iluminação natural no ambiente, em contra partida, o vidro verde é indicado para, dentre outros fatores, atenuar de parte do calor solar. Vale destacar que, entre os vidros coloridos na massa – como o vidro fumê – o vidro verde é o mais eficiente em barrar parte da radiação solar que entraria em um ambiente.

O vidro verde ganha sua coloração diretamente na massa vítrea devido a presença de elementos como cromato de ferro oxidado, cobre, cromo e ferro. Destacamos que estes compostos também são os responsáveis por barrar parte da radiação solar e auxilia a evitar ambientes extremamente quentes. Em caso de dúvidas, considere a opinião de especialistas no segmento, pois apesar de saber qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor, outros fatores podem auxiliar na escolha por um ou outro modelo.

Qual a diferença do vidro verde para o transparente?

Apesar das diferenças estéticas e de funcionalidades entre o vidro verde e transparente, estes dois tipos de vidros são muito populares e frequentemente requisitados no segmento arquitetônico, pois suas características habilitam os modelos a participarem de aplicações tradicionais, como:

– Portas e janelas,

– Muros,

Divisórias de vidro,

– Telhados, clarabóias e coberturas de vidro,

– Fachadas prediais,

– Envidraçamento de sacadas,

– Tampos de mesa,

– Decorações diversas;

Vale ainda destacar que, apesar de estarmos esclarecendo qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor, a aplicação dos dois modelos (e diversos outros modelos oferecidos pela indústria) é regulamentada pela ABNT, principalmente na NBR 7199, que versa sobre a aplicação de vidros na arquitetura e construção civil. Por esse motivo, em diversas aplicações será preciso recorrer às versões laminadas ou temperadas do vidro verde ou vidro incolor.

Importante frisar também que aqui estamos falando de vidros com tonalidades verdes que ganham sua coloração ainda na massa vítrea, ou seja, da categoria de vidros coloridos na massa, que apesar de não serem totalmente transparentes, permitem a visualização através da placa de vidro. Não confundir com vidros coloridos através de serigrafia – que impedem a visão através de si.

E agora? Vidro verde ou vidro incolor? Qual usar?

Para finalizar nosso artigo sobre qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor, a escolha por um outro modelo dependerá basicamente dos gostos pessoais e necessidades dos usuários. Tecnicamente, se um ambiente necessitar de mais iluminação, a alternativa mais viável seriam os vidros transparentes, porém, se o intuito for buscar conforto térmico, o vidro verde passa a ser a melhor alternativa.

Mas se ainda assim resta dúvida de qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor, saiba que é possível alcançar funcionalidades semelhantes nos dois modelos, pois a indústria fabrica vidro incolor com controle solar – que garante conforto térmico aos ambientes e mantém a alta transparência muito buscada do vidro. Em contrapartida, o vidro verde pode receber outros tipos de beneficiamentos, como é o caso da laminação, vidro duplo, vidro verde espelhado, vidro verde temperado, etc.

O mercado ainda oferece outros tipos de vidros coloridos na massa, como o vidro bronze (marrom) e o vidro fumê (cinza), dois modelos indicados para participar de ambientes com muita oferta de luz ou projetos arrojados que desejam atribuir uma assinatura única ao desenvolvedor. Por estes e outros motivos é importante buscar consultoria com empresas qualificadas e que saibam qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor; pois serão capazes de harmonizar uma necessidade do usuário aos modelos existentes no mercado.

Qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor

O que quer dizer vidros verdes?

Os vidros verdes possuem a capacidade de filtrar parte da radiação solar e da iluminação que entraria em um ambiente – contribuindo para o conforto dos usuários. A cor esverdeada provém de óxidos específicos presentes na fabricação do vidro.

Qual a diferença entre o vidro fumê e o incolor?

Além da aparência, a diferença entre o vidro fumê e o incolor é perceptível também nas finalidades de uso. O vidro incolor (transparente), por exemplo, é indicado para ambientes escuros, pois facilita a entrada de iluminação; já o vidro fumê (cinza) é alternativa para diminuir a oferta de luz dos locais.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.