Home > Notícias > Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

Apesar da queda na venda de vidros em fevereiro, o setor de vidros processados mostra sinais de recuperação.

Uma queda moderada, mas com sinais de esperança. Os números mostram que em fevereiro de 2024 o setor de vidros processados registrou uma queda de 7,9% nas vendas em comparação com o mês anterior, de acordo com o estudo Termômetro Abravidro. Este estudo foi criado pela Abravido em 2022 e acompanha mês a mês o desempenho de vendas faturadas da cadeia de processamento de vidros planos.

Apesar de parecer uma notícia desanimadora, a queda registrada em fevereiro é considerada moderada, com sinais positivos que indicam um futuro promissor. É preciso lembrar que o mês de fevereiro, por ter menos dias úteis, é tradicionalmente um mês de menor atividade. Entretanto, ao comparar esse mês de fevereiro com o mesmo período de dois anos anteriores, é possível perceber que 2024 começou mais aquecido, embora em ritmo mais lento.

Apenas para fins de comparação, em janeiro 2024 o setor teve um resultado positivo maior que em 2022 e 2023. Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro, analisa a situação. “Em fevereiro, apesar do número negativo, a queda foi menor do que os números do mesmo período nos anos de 2022 e 2023. Esperamos que seja o início da recuperação de tração no setor.”

Há de lembrar que o setor vidreiro enfrenta vários desafios atualmente, que incluem fatores relacionados à economia e indústria. Apesar de a economia nacional mostrar um ano melhor que o esperado para 2023, a alta não atingiu todos os segmentos produtivos.

A indústria de transformação, por exemplo, marcou uma queda de 0,5%, impulsionado principalmente pela diminuição da demanda e da produção ocorrida, possivelmente, pelas altas taxas de juros na economia, que levou à desaceleração de diversos setores produtivos.

Também é importante lembrar que, apesar de esses desafios serem complexos e exigirem estratégias eficazes para serem superados, eles também representam oportunidades para inovação e crescimento no setor vidreiro.

Tendências econômicas para o setor vidreiro.

As tendências para o mercado vidreiro em 2024 são bastante promissoras, conforme as perspectivas apontadas pelo setor. Como destaque citamos um possível aquecimento do mercado, com a expectativa de que 2024 possa trazer maiores frutos para o setor, resultado do corte de juros e investimentos em programas de habitação anunciados pelo governo federal.

Além disso, há indicação de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2024, segundo a CNI – Confederação Nacional da Indústria. Esse cenário está diretamente ligado ao aumento de investimentos no segmento, apoiando um otimismo crescente para o setor industrial.

Esse panorama indica um futuro promissor para o mercado vidreiro no ano de 2024. No entanto, é preciso lembrar que essas são apenas previsões, de modo que o cenário real pode variar constantemente, pois depende de uma série de fatores. Somente o futuro poderá nos dizer.

Termômetro Abravidro

O Termômetro Abravidro foi lançado em 2022 e permite ao setor o acompanhamento mensal do desempenho de vendas faturas em m2 da cadeia de processamento. A coleta de informações para a medição de fevereiro de 2024 ocorreu nos primeiros dias úteis do mês, por meio de formulário on-line, com um total de 86 empresas participantes.

Esse estudo divulgado é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. A apuração e consolidação dos dados do Termômetro Abravidro estão a cargo da GPM consultoria, também responsável pela Panorama.

Segundo consta, os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza da publicação Panorama e não são divulgados, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas. A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas, que são direcionadas apenas aos economistas.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.