Home > Artigos > Quais as cores de vidros?

15.02.2022

Quais as cores de vidros?

Com o auxílio da tecnologia a indústria vidreira consegue entregar um leque enorme de cores de vidros. Além do vidro incolor e o extra-clear, os vidros podem ser coloridos na massa – como o vidro fumê e bronze – ou ganhar coloração através de outras técnicas, como a serigrafia ou a utilização de películas intermediadoras coloridas (PVB colorido). Dessa forma, além dos tradicionais vidros verde, azul e fumê, é possível atribuir inúmeras cores aos vidros, inclusive tonalidades específicas.

Escolher bem quais as cores de vidros para sua edificação é de extrema importância, pois esse cenário tem relação com diferentes aspectos. É possível, por exemplo, utilizar vidros coloridos para amplificar a oferta de privacidade, promover conforto no ambiente, harmonizar uma estrutura com o restante da decoração, etc; sem contar que as cores, no geral, são capazes de interagir com nossas emoções e sentimentos. Por isso, em caso de dúvidas, não hesite em procurar auxílio profissional.

Conheça mais sobre a cor do vidro

Dando continuidade ao nosso artigo sobre quais as cores de vidros, os vidros coloridos podem receber inúmeras cores. As cores de vidro mais procuradas na indústria são:

– Vidro verde

– Vidro azul

– Vidro bronze

– Vidro fumê

– Vidro incolor

– Vidro extra clear

Porém, ao falar sobre quais as cores de vidros, é preciso destacar que algumas empresas trabalham com vidros coloridos em harmonia com a escala pantone (tabela cromática), o que garante aos idealizadores a criação de projetos únicos e personalizados. Além disso, o vidro pode receber coloração diretamente em sua massa, graças à adição de pigmentações (óxidos) durante a sua fabricação – como é o caso do vidro fumê e bronze.

A indústria trata a cor do vidro com precisão, de modo que cada cor recebe uma codificação para garantir sua reprodução fiel, independente se as placas de vidro forem produzidas anos depois ou em fábricas diferentes. Esse cenário é ideal, pois os vidros foram feitos para durar muito tempo e, nos casos de substituição por reforma ou manutenção, é possível adquirir um vidro com a cor exata das peças remanescentes.

Para enriquecer nosso texto sobre quais as cores de vidros, atualmente a indústria vidreira oferece, principalmente, 03 tipos de vidros coloridos:

– Vidros coloridos na massa: Devido a sua tonalidade, permite a passagem de luz através de si. Os modelos mais tradicionais – como o fumê, bronze – são ideais para locais com muita iluminação ou para a criação de ambientes privativos e aconchegantes.

– Vidros serigrafados – pintados a frio ou a quente: Ainda falando sobre quais as cores de vidros, esse tipo de vidro colorido ganha uma película de pigmentação especial que impede a passagem de luz através do vidro. São alternativas para criação de ambientes privativos ou decorações especiais (pois podem receber detalhes, desenhos, formas, linhas, etc).

– Vidros com PVB colorido: O vidro laminado com PVB colorido pode receber diferentes cores e tonalidades, cenário que amplifica seus benefícios para a arquitetura. Os vidros laminados coloridos permitem a criação de aplicações singulares e totalmente seguras a todos os usuários, podendo ser utilizado, inclusive, quando as normas da ABNT exigirem.

Quando falamos sobre quais as cores de vidros na arquitetura, a coloração dos vidros agrega valores além dos estéticos. O vidro colorido é capaz de impedir a passagem de radiação IV e UV, responsáveis pelo aquecimento e desbotamento dos tecidos. O vidro colorido promove o conforto do ambiente de diversas formas, pois há menor aquecimento ao mesmo tempo em que facilita a visão e diminui o uso de luz artificial e climatizadores de ar.

Além de o vidro filtrar a luz e reter algumas radiações, vale destacar que algumas técnicas para colorir vidro aceita a combinação com camadas milimétricas capazes de refletir raios de sol e radiações, amplificando ainda mais a oferta de conforto no ambiente. Destacamos também que o vidro com PVB colorido, devido a sua configuração, naturalmente oferece uma barreira contra ruídos que entrariam no ambiente. Interessante, não?

E para finalizar nosso artigo sobre quais as cores de vidros, lembre-se de que um profissional vidraceiro capacitado pode te auxiliar a definir a melhor cor de vidro para seu projeto. Lembre-se ainda de que arquitetura com vidros é coisa séria e, com estudo e especificação correta, o vidro pode oferecer ao seu projeto benefícios impossíveis de serem alcançados com outros materiais.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual cor de vidro é mais barato?

Geralmente, a cor de vidro mais barato é o incolor (vidro comum transparente). O vidro comum não pode ser utilizado em todas as aplicações, conforme orienta a ABNT. Lembramos que a cor de vidro mais barato varia conforme a região, de modo que a melhor alternativa é solicitar um orçamento com um profissional vidraceiro.

O que é o vidro incolor?

O vidro incolor é o tradicional vidro transparente, popularmente aplicado em portas, janelas, telhados, etc. Destacamos que o vidro incolor pode receber beneficiamentos – como laminação e têmpera – cenário que amplifica as possibilidades de uso do modelo.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.