Home > Artigos > Diferença entre vidro incolor e vidro extra clear

13.03.2019

Diferença entre vidro incolor e vidro extra clear

Vidro extra clear ou incolor?

A transparência do vidro é uma das qualidades mais buscadas dentre os profissionais que desejam imprimir decorações sofisticadas com sutileza e altamente funcionais. Entretanto, você já reparou que algumas folhas de vidro parecem ser ainda mais transparentes do que outras?

Isso acontece porque a folha de vidro incolor comum carrega uma quantidade de óxido de ferro em sua composição, o que agrega um tom esverdeado à folha de vidro. Isso faz com que o vidro incolor apresente transparência cristalina, mas em suas bordas é possível perceber a tonalidade verde herdada do óxido de ferro.

Mas pelo nome ser “incolor”, não deveria ser 100% transparente? E a resposta é não, pois uma das matérias-primas básicas da fabricação do vidro é o óxido de ferro como falado, o que naturalmente traz características levemente esverdeadas ao vidro incolor. O vidro incolor é o mais utilizado nos projetos de engenharia, são esses vidros comuns que vimos por ai na maioria dos lugares.

Mas apesar de parecer não interferir no grau de transparência da folha de vidro, esteticamente isso pode representar um empecilho, principalmente quando utilizado em projetos excêntricos onde o cuidado aos mínimos detalhes garantirá as glórias ao idealizador.

Para suprir essas necessidades, encontramos disponível no mercado o vidro extra clear. Esse tipo de vidro possui menor quantidade de óxido de ferro em sua composição, o que resulta em folhas de vidro sem o tom esverdeado nas bordas.

Características do vidro extra clear

O vidro extra clear é reconhecido pela sua elevada transparência. Isso faz com que seja muito utilizado na decoração de interiores e em obras de arquitetura requintadas e inovadoras, pois costumam agradar até mesmo o mais exigente dos profissionais.

Afinal de contas, alguns projetos pedem a borda de vidro transparente! O aspecto cristalino que o vidro extra apresenta faz com ele seja rotineiramente requisitado em demandas mais exigentes. Aquários com vidro incolor extra clear também ganham requinte único.

Não por acaso o vidro extra-clear está se tornando cada vez mais presente no mercado de vidro, sendo oferecido como uma opção alternativa na compra de diversos produtos de lojas tradicionais e se popularizando no segmento da arquitetura e decoração de interiores.

Apesar de se tratar de um investimento maior, em contrapartida o grau de transparência do vidro extra clear consegue demonstrar as cores reais do ambiente, o que possibilita ao arquiteto a elaboração de projetos singulares com a certeza de que toda a riqueza de detalhes e toda sua criatividade serão traduzidas para a obra. Afinal de contas, a transparência do vidro extra clear beira a totalidade.

Vale lembrar que isso faz com que a troca de luz nos ambientes não seja prejudicada, além de ser perceptivelmente elevada quando comparada com as folhas de vidro incolor simples.

Principais vantagens do vidro extra clear.

1 – O alto grau de transparência oferece conforto à visão e aumenta a estética da estrutura ou do local.

2 – O baixo teor de ferro em sua composição diminui a emissão de reflexos, o que permite a entrada máxima da luz solar, eliminando a necessidade de luzes artificiais.

3 – O vidro extra clear não distorce a visão ou as cores do ambiente, como acontece com os vidros incolores comuns.

4 – Vidros extra clear podem ser combinados com vidro temperado, vidro laminado, vidro insulado, etc., o que garante estética, segurança e diversos outros atributos.

5 – Pra quem deseja vidros coloridos, o vidro extra-clear também é ótima opção, pois não alterará a cor da pigmentação após a aplicação.

Vidro extra clear – preço

Segundo os especialistas, apesar do preço do vidro extra clear ser maior em comparação ao vidro incolor, o uso do vidro extra clear tende a valorizar o projeto total, além de conseguir evidenciar os detalhes de outros materiais – o que também agrega valor.

Vale lembrar que os dois tipos de vidro (incolor ou extra clear) possuem praticamente o mesmo nível de desempenho, com a diferença de que o vidro extra clear é visivelmente mais cristalino, enquanto que o vidro incolor consegue interagir com as cores mais claras devido à sua tonalidade esverdeada.

As diferenças entre os vidros incolor e extra clear está somente na estética, performaticamente apresentam praticamente os mesmos números.