Geralmente, o vidro comum transparente é a cor de vidro mais barato. Entretanto, esse cenário varia conforme a oferta do produto. Destacamos que o vidro comum pode receber tonalidades (como o esverdeado e o fumê) e cores especiais, o que pode tornar o modelo um pouco mais caro. É importante lembrar que, apesar de encabeçar a lista de qual cor de vidro é mais barato, o modelo não pode ser aplicado em qualquer estrutura – a utilização do vidro comum é definida pelas normas da ABNT.
Tecnicamente, quanto menos tecnologia aplicada na fabricação do vidro, mais barato será o modelo. Portanto, para entender qual cor de vidro é mais barato, considere que o vidro comum transparente é a forma primária e matéria base para diversos outros tipos de vidro, ou seja, é a partir do beneficiamento dele que alcançamos o vidro colorido, vidro laminado, vidro temperado, etc. Isso ajuda a entender porque o vidro comum é mais barato que outros modelos.
Entenda mais sobre o vidro comum
O vidro comum, também denominado de vidro float ou vidro plano, é fabricado a partir do encaminhamento de sílica (presente na areia), magnésio, sódio, potássio e alumina a temperaturas escaldantes, onde essa mistura será derretida e se transformará na massa vítrea, uma gosma cristalina que, após repouso em banho de estanho, dará vida a placas de vidros transparentes e rígidas.
Nessa configuração o vidro comum inicia a listagem sobre qual cor de vidro é mais barato e pode ser aplicado em portas, janelas e outras estruturas, conforme dita a ABNT. Entretanto, o vidro float é de extrema importância para o mercado do vidro, tendo em vista que é a partir do vidro comum que a indústria consegue fabricar modelos especiais, como os vidros de segurança, vidros com colorações específicas (como o vidro fumê), vidros extra claros (extra clear), dentre outros.
Do vidro comum ao…
Para auxiliar a compreender qual cor de vidro é mais barato, entenda como o vidro comum auxilia na fabricação de outros modelos de vidro. Considere que, quanto mais tecnologia aplicada no beneficiamento, mais caro pode ser o produto.
Vidro colorido:
Os vidros coloridos são fabricados a partir da pigmentação de placas de vidro comum com tintas especiais. Popularmente reconhecidos como vidros serigrafados, o vidro pode ser colorido a quente ou frio; e algumas empresas conseguem alcançar cores especiais para projetos singulares.
Vidro laminado:
O vidro laminado é o resultado da união de duas ou mais placas de vidro comum e película(s) de PVB através do calor controlado. O fogo consegue unir todo esse conjunto, que será mais resistente (devido a junção das placas de vidro) e capaz de manter os fragmentos de vidro suspensos a si em casos de quebra (devido ao PVB).
Vidro temperado:
O vidro temperado também pode ser colorido e é outro modelo alcançado a partir do vidro comum. Nessa configuração o vidro comum é aquecido de maneira controlada e resfriado rapidamente (têmpera). Esse cenário cria uma tensão molecular e traz a resistência elevada dos vidros temperados.
Vidro fumê / bronze:
O vidro fumê e modelos semelhantes como o vidro bronze são fabricados a partir da adição de pigmentação especial na massa de vidro. Diferentemente dos vidros serigrafados, vidros com tonalidades (como o fumê e bronze) permitem a visão do outro lado da placa de vidro e são indicados para diminuir a iluminação excessiva de um local.
Vidro extra clear:
Já o vidro extra clear é alcançado graças a eliminação de alguns óxidos da massa do vidro. Os vidros extra clear se distinguem pela ausência da tonalidade verde em suas bordas e são indicados para projetos onde o profissional não queira o mínimo de interferências visuais.
Lembramos que não basta saber qual cor de vidro é mais barato, é preciso ter consciência que para cada aplicação existe um tipo de vidro específico. Além disso, é possível atribuir cores aos modelos exigidos pelas normas da ABNT nas diversas aplicações, como o vidro laminado e vidro temperado. Na dúvida, consulte equipes especializadas no assunto.
Qual a cor de vidro mais caro?
Geralmente, o vidro fumê é um pouco mais caro que outros modelos, em tese, 25% mais caro que o vidro comum transparente. É importante destacar que quanto mais tecnologia aplicada, mais custoso será a fabricação de um modelo e, consequentemente, mais caro.
Quais as cores de vidros?
A tecnologia permite que o mercado de vidro oferece inúmeras tonalidades e cores de vidros. Além disso, algumas empresas oferecem vidros com cores especiais e harmonizadas com a tabela cromática (escala pantone), garantindo a criação de detalhes únicos aos projetos.
Quais são as cores de vidro?
As cores do vidro vão bem além do incolor básico, tons de verde, azul, fumê e bronze. Com o avanço da tecnologia o mercado do vidro consegue oferecer vidros com cores especiais, como as variações presentes na escala pantone (tabela cromática).