Home > Artigos > Qual é mais caro vidro temperado ou laminado? 

19.10.2021

Qual é mais caro vidro temperado ou laminado? 

Geralmente, o vidro laminado costuma ser mais caro que o vidro temperado. Isso acontece devido à sua versatilidade de uso e características singulares do modelo, que fazem com que o vidro laminado seja indicado para compor a maioria das estruturas envidraçadas no segmento da arquitetura e construção civil. Entretanto, é preciso reforçar que o preço do vidro laminado e temperado pode variar conforme a região e a demanda. Entenda mais sobre qual é mais caro vidro temperado ou laminado no texto a seguir.

Laminado ou temperado? Qual é o mais caro?

É importante começar reforçando que não basta saber ‘qual é mais caro vidro temperado ou laminado?’, é preciso optar pelo modelo certo conforme exige a aplicação – quem determina qual vidro utilizar na arquitetura é a ABNT através de suas normas regulamentadoras. Existem estruturas, por exemplo, que aceitam os dois tipos de vidros, entretanto, as características de um ou outro modelo se adequará melhor às circunstancias e desejos dos clientes.

Para trazer mais entendimento ao nosso artigo sobre qual é mais caro vidro temperado ou laminado, vamos dar um exemplo interessante. O vidro temperado, apesar de ser classificado como vidro de segurança, não pode participar de aplicações como coberturas, telhados, clarabóias, dentre outros, tendo em vista espalha os fragmentos de vidro quando estilhaçado, deixando o vão onde estava aberto – cenário que não pode ocorrer em coberturas, telhados e outros.

Para o caso acima relatado o indicado é o vidro laminado, que é alternativa para compor a maioria absoluta das estruturas envidraçadas, porém pode ser preterido pelo vidro temperado em aplicações como o box de banheiro, por exemplo, pois os vidros temperados oferecem maior grau de resistência contra choques térmicos. Interessante, não? Considerando todas as possibilidades, a melhor opção é procurar consultoria especializada para aproveitar o máximo dos benefícios que os 02 modelos podem oferecer.

Conheça mais sobre o vidro temperado e laminado 

Para auxiliar no entendimento sobre qual é mais caro vidro temperado ou laminado, destacamos que os dois modelos são populares no segmento arquitetônico, já que são classificados como vidro de segurança e indicados para compor diversos tipos de estruturas segundo a ABNT. Abaixo resumiremos as principais qualidades e características dos dois tipos de vidros:

Vidros temperados: Os vidros temperados são fabricados a partir de um tratamento térmico, onde a placa de vidro é aquecida em temperaturas exorbitantes (porém, controladas) e resfriada rapidamente – o processo é chamado de têmpera. Esse procedimento causa tensão molecular na placa de vidro, trazendo resistência singular ao modelo. Porém, destacamos que o vidro temperado, ao se quebrar, se fragmenta em pequenos pedaços de baixo poder de corte, porém, deixa aquele determinado vão livre. Uma alternativa para contornar isso consiste em aplicar película de segurança no vidro temperado.

Vidros laminados: O vidro laminado é fabricado com o auxílio de duas ou mais placas de vidros comuns unidas por uma película especial e muito calor. A composição dos laminados, naturalmente, agrega resistência mecânica, barreiras contra alguns ruídos e proteção, pois a película especial mantém os fragmentos de vidro suspensos a si – e conseqüentemente, preserva o vão fechado e intransponível – perceba que além de saber qual é mais caro vidro temperado ou laminado, é preciso sabedoria para aproveitar as melhores qualidades de cada modelo.

Para finalizar nosso artigo sobre qual é mais caro vidro temperado ou laminado, reforçamos que, na arquitetura com vidros, para cada aplicação existe um tipo de vidro certo. Optar pelos vidros divergentes das diretrizes pode comprometer todo o projeto, prejudicar as funcionalidades e aparência das estruturas e, pior, colocar em risco a segurança dos usuários. Por isso sempre procure serviços especializados.

FAQ – Perguntas e Respostas 

Qual o preço do vidro laminado? 

O preço do vidro laminado varia conforme a demanda do produto e a região. Apesar de existirem registros com preços médios do vidro laminado, considere que fatores como a mão de obra, oferta/demanda e logística interferem no preço final dos vidros laminados. A melhor alternativa é consultar empresas especializadas da sua região.

Qual é o melhor vidro? 

Popularmente, os melhores vidros são os vidros de segurança. Porém, para definir qual é o melhor vidro para seu projeto é preciso considerar diversos fatores, pois para cada aplicação existe um tipo de vidro certo. Considere ouvir a opinião de especialistas para entender qual é o melhor vidro para seu projeto.

O que é melhor para sacada vidro temperado ou laminado? 

Conforme determina a ABNT NBR 14697, o tipo de vidro para sacadas, necessariamente, deve ser laminado ou temperado. Geralmente, o vidro temperado é melhor tipo para sacada devido às suas características, pois possui resistência elevada para absorver a pressão do vento.

Qual é o vidro mais resistente? 

Dos modelos populares o vidro temperado é considerado o mais resistente. Se comparado a um vidro comum com as mesmas dimensões os vidros temperados são, em média, 05 vezes mais resistente e oferecem proteção até depois de estilhaçado. Porém, é preciso esclarecer que existem tipos de vidros especiais, como o AM-III, considerado o vidro mais resistente do mundo.

Como saber se o vidro e temperado laminado 

O vidro temperado, geralmente, é identificado pelo fabricante em um dos cantos da placa; entretanto, também é possível se certificar através de luz polarizada (Temperest) e/ou algumas marcas na placa. Já o vidro laminado apresenta uma ‘linha’ na borda da placa, indicando a junção de duas folhas de vidro.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.