Home > Artigos > Vidros na Construção civil

15.02.2024

Vidros na Construção civil

Desde a sua popularização, os vidros desempenham um papel fundamental para o segmento da arquitetura e construção civil. Isso acontece porque o vidro é um material altamente versátil e que pode ser aplicado de diferentes formas para contribuir com a estética, segurança, funcionalidade, sustentabilidade e eficiência energética, conforto, valorização comercial, dentre outros.

O aumento na frequência de uso de vidros na construção civil é resultado de uma combinação de fatores que incluem, principalmente, o desenvolvimento de novas tecnologias, a busca por uma estética moderna e elegante, bem como a crescente importância de implantar técnicas sustentáveis nas construções. Rapidamente o vidro se tornou um material essencial para a arquitetura moderna devido à sua versatilidade, permitindo a criação de ambientes mais seguros, confortáveis, eficientes e integrados – inclusive, mais conectados com a natureza.

Ainda falando sobre o uso de vidros na construção civil, é muito importante mencionar que a escolha dos tipos de vidro ideal para cada aplicação depende de diversos fatores, como as características do projeto, as necessidades dos usuários e as normas técnicas vigentes. É fundamental consultar um profissional especializado para garantir a segurança e o desempenho adequado do material.Tipos de Vidros na Construção Civil

O vidro e a construção civil

Fazendo uma breve análise, o amplo uso de vidros na arquitetura e na construção civil se deve a diversos fatores interligados. Como já comentamos, o vidro pode ser utilizado para alcançar benefícios estéticos, funcionais, protetivos, de conforto e sustentáveis; e todos esses benefícios, invariavelmente, promovem a valorização de um imóvel. Veja abaixo um pouco mais sobre o uso de vidros na construção civil e arquitetura:

– Evolução das técnicas de produção: As técnicas de produção de vidro também evoluíram consideravelmente de uns anos pra cá, tornando o material mais acessível e com maior qualidade. Isso possibilitou a popularização e a produção de vidros em tamanhos maiores, com diferentes cores, texturas e acabamentos, atendendo às necessidades dos arquitetos e engenheiros.

– Avanço da tecnologia: A projeção de novas tecnologias fez com que a indústria vidreira apresentasse um avanço significativo no desenvolvimento de novos tipos de vidros com propriedades superiores, como maior resistência, segurança, isolamento térmico e acústico, controle solar e até mesmo autolimpeza. Esse cenário contribuiu para a viabilização do uso de vidros na construção civil em diversas aplicações que antes eram inviáveis.

Modernidade e elegância: Não dá pra negar que o vidro confere um toque moderno e elegante às edificações, valorizando a estética dos projetos. Sua superfície lisa e transparente contribui para a sensação de amplitude e leveza nos ambientes. Se bem aplicado, o vidro torna um projeto em algo único e exclusivo!

– Tendências arquitetônicas: As novas tendências da arquitetura contemporânea valorizam a integração com a natureza, a luminosidade natural e amplitude espacial com fluidez; e o vidro se encaixa perfeitamente nesse contexto, permitindo a criação de ambientes visualmente mais abertos, iluminados e integrados (interior e exterior).

– Conscientização ambiental: A crescente consciência ambiental impulsiona a busca por materiais e soluções construtivas mais sustentáveis. Os vidros na construção civil se destacam como um material reciclável e com potencial para contribuir para a eficiência energética das edificações. Interessante, não?

– Eficiência energética: A arquitetura com vidros é cada vez mais requisitada quando o intuito é projetar espaços amigos da natureza (selo verde). O uso de vidros eficientes capazes de interagir com o sistema energético (como os vidros insulados e os vidros de controle solar) pode reduzir significativamente o consumo de energia elétrica das edificações, colaborando para a criação de edificações amigas da natureza.

Conforto térmico: Da mesma forma, os vidros na construção civil podem auxiliar para o conforto térmico das edificações, reduzindo a necessidade de sistemas de climatização artificial. Existem diversos tipos de vidros para implementar em um projeto de conforto térmico – como os vidros duplos e vidros de controle solar – de modo que a escolha pelo modelo ideal depende de fatores que são demonstrados somente após um estudo detalhado do projeto.

Tipos de vidros na construção civil

Como já comentamos, o modelo ideal de vidro para cada estrutura depende de diversos fatores, como as características do projeto, as necessidades dos usuários e as normas técnicas vigentes. Abaixo estão alguns dos principais tipos de vidros utilizados na construção civil, com exemplos de uso para cada modelo:

Qual a resistência de um vidro temperado

01 – Vidro temperado

Características:

– Alta resistência à ruptura (cinco vezes mais resistente que o vidro comum).

– Fragmentação em pequenos pedaços sem arestas cortantes em caso de quebra.

– Não pode ser cortado ou perfurado após ser submetido a tempera.

 

Exemplos de uso:

– Portas e janelas de segurança.

– Box de banheiro.

– Fachadas de edifícios.

– Tampos de mesa.

vidro laminado

02 – Vidros laminados

Características:

– Composto por duas ou mais lâminas de vidro unidas por uma película ultraderente.

– Alta resistência à impactos e quebras.

– Em caso de quebra os estilhaços se mantêm presos à película.

– Pode receber beneficiamentos para amplificar o conforto térmico e alívio acústico.

 

Exemplos de uso:

– Coberturas, telhados e marquises.

– Escadas e pisos de vidro.

– Guarda corpos.

– Fachadas.

vidro insulado - archglass

03 – Vidro insulado

 

Características:

– Composto por duas ou mais lâminas de vidro separadas por uma câmara de ar ou gás.

– Excelente isolamento térmico e acústico.

– Reduz a condensação de umidade.

– Pode ser composto por tipos de vidro deiversos, como o temperado e o laminado.

 

Exemplos de uso:

– Fachadas de edifícios em regiões com alta concentração de ruídos.

– Janelas em regiões com climas extremos.

– Salas de música e estúdios de gravação.

– Ambientes que exigem controle de temperatura e ruído.

Vidro reflexivo

04 – Vidro Refletivo:

 

Características:

– Revestido com uma película metálica que reflete parte da luz solar.

– Reduz a entrada de calor e luminosidade no ambiente.

– Oferece privacidade e controle de visibilidade.

– Pode ser laminado ou temperado

 

Exemplos de uso:

– Fachadas de edifícios.

– Janelas em regiões com clima quente.

– Escritórios e ambientes que exigem controle de luminosidade.

Qual a resistência de um blindex?

05 – Vidro Blindex:

 

Características:

– Nome comercial de um tipo de vidro temperado.

– Possui as mesmas características do vidro temperado.

– É um dos tipos de vidros na construção civil mais populares no mercado.

 

Exemplos de uso:

– Portas e janelas de segurança.

– Box de banheiro.

– Tampos de mesa.

Vidro colorido

06 – Vidro Colorido:

 

Características:

– Possui pigmentos ou películas especiais adicionadas à sua composição, resultando em cores diversas.

– Pode ser utilizado para fins estéticos e para filtrar a luz solar.

– Pode ser combinado com outros tipos de vidro, como o temperado e o laminado.

 

Exemplos de uso:

– Fachadas de edifícios.

– Divisórias internas decorativas.

– Coberturas e marquises.

– Revestimento (móveis e paredes) e objetos decorativos.

É importante lembrar que esta lista não é definitiva; existem diversos outros tipos de vidros disponíveis no mercado, cada um com características e aplicações específicas. A escolha do tipo de vidro ideal para cada projeto deve ser feita por um profissional qualificado, considerando todos os fatores relevantes para a definição. Esperando que tenham compreendido um pouco mais sobre o uso de vidros na construção civil.

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).