Home > Artigos > Qual o melhor tipo de vidro?

02.11.2021

Qual o melhor tipo de vidro?

O melhor tipo de vidro dependerá da finalidade das estruturas. Isso acontece porque a indústria oferece diversos modelos de vidro com características únicas e indicadas para suprir uma determinada necessidade. Além disso, a ABNT, em suas diversas diretrizes, indica qual o melhor tipo de vidro conforme a aplicação. Lembre-se de que um profissional especializado é capaz de adaptar uma exigência das normas às necessidades do usuário.

Destacamos ainda que os vidros podem receber diversos beneficiamentos, como coloração, vidros que impedem a visão, propriedades acústicas, térmicas, dentre outras. Esse cenário possibilita a criação de ambientes confortáveis, elegantes e totalmente seguros. Por isso, para definir qual o melhor tipo de vidro, faça uma consultoria com empresas do segmento, indique suas necessidades e eles serão capaz de indicar a melhor alternativa para você.

Entretanto, fizemos uma lista com os principais tipos de vidro para algumas aplicações, baseando-se na ABNT NBR 7199.

Tipos de vidros para portas, divisórias, vitrines e muros de vidro:

Temperado

Laminado

Aramado

Insulado

Comum (com ressalvas)

Ao participar dessas aplicações, o vidro comum precisa estar acomodado acima de 1,10 m em relação ao piso e ser encaixilhado ou colado por todo o perímetro. O vidro insulado deve ser composto apenas pelos vidros e condições permitidas.

Tipos de vidros para janelas:

Para saber qual o melhor tipo de vidro para janela é preciso considerar alguns fatores. Veja abaixo.

– Vidro laminado: Pode participar de qualquer tipo de janela.

– Vidro aramado: Também pode ser instalado em qualquer modelo de janela, sem ressalvas

– Vidro temperado: Não pode ser aplicado em janelas voltadas para o exterior, acima do pavimento térreo, com vidros instalados abaixo de 1,10 m.

– Vidro comum: Deve ser aplicado em janelas com vidros acima de 1,10 m em relação ao piso, desde que seja colado ou encaixilhado por todo o perímetro.

– Vidro insulado: Quando aplicado em janelas o vidro insulado deve ser composto apenas pelos vidros e nas condições permitidas pelas normas.

Tipos de vidros para envidraçamento de sacadas

Se você procura qual o melhor tipo de vidro para fechar a sacada, a ABNT indica que os vidros corretos para essa aplicação é:

– Vidro laminado

– Vidro temperado

Fique atento, pois segundo a ABNT, os vidros comuns, aramados e insulados não podem participar de envidraçamento de sacadas devido às suas características físicas.

Principais tipos de vidros para fachadas

Para definir qual o melhor tipo de vidro para fachada é preciso considerar se as placas serão acomodadas abaixo ou acima de 1,10 m em relação ao piso. Isso acontece porque, para fachadas com vidros instalados acima desta altura é permitido a utilização de qualquer modelo de vidro (comum, temperado, laminado, aramado ou insulado), com uma observação para o vidro comum, que deve ser colado ou encaixilhado por todo o perímetro. Caso contrário é preciso considerar os seguintes fatores:

– Fachada acima do pavimento térreo: Vidro laminado, aramado ou insulado composto por um dos dois modelos.

– Fachada no pavimento térreo, dividindo ambientes e desnível maior de 1,5m: Vidro laminado, aramado ou insulado composto pelos vidros permitidos.

– Fachada no pavimento térreo, dividindo ambientes e desnível menor de 1,5m: Vidro temperado, laminado, aramado ou insulado composto pelos modelos indicados.

Porém, aqui vai mais uma dica! Se a estrutura em questão for fachada inclinada, os únicos vidros permitidos são os laminados e aramados; além do insulado composto por um destes modelos.

Tipo de vidro para box de banheiro

Dando continuidade ao nosso artigo, você sabe qual o melhor tipo de vidro para box de banheiro? Segundo a ABNT, os vidros indicados para box de banheiro são:

– Vidro laminado

– Vidro temperado (com ou sem película).

Neste caso destacamos que o vidro temperado oferece melhor desempenho, pois é mais resistente às variações térmicas comuns em banheiros. Para amplificar as características de proteção, opte pela película de segurança.

Vidros que impedem a visão

Para você que procura qual o melhor tipo de vidro para aplicações privativas, os vidros indicados pelas normas da ABNT pode receber beneficiamentos distintos. Os vidros texturizados, por exemplo, são vidros que impedem a visão através de si sem bloquear, entretanto, a passagem de luz, permitindo a criação de locais privados e aconchegantes. Veja alguns modelos frequentemente buscados:

– Vidro jateado

– Vidro acidado

– Vidro canelado

– Vidro mini boreal

– Vidro pontilhado

– Vidro antílope

– Vidro quadriculado

Finalizando nosso artigo sobre qual o melhor tipo de vidro, destacamos que o mercado oferece inúmeros modelos com tecnologias variadas e capazes de satisfazer uma necessidade única. A melhor alternativa é procurar serviços de profissionais capacitados e capazes de harmonizar suas necessidades às normas da ABNT para entregar estruturas envidraçadas que ofereçam o máximo de funcionalidade, beleza e segurança possível.

 

 

 

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.