Home > Artigos > Tudo sobre o vidro aramado

03.06.2021

Tudo sobre o vidro aramado

O vidro aramado possui uma malha metálica que é incorporada à sua massa ainda durante a fabricação do modelo. Apesar de pouco badalado, o vidro de aramado é classificado como vidro de segurança, tendo em vista que sua composição única oferece resistência e não permite que os pedaços de vidro se espalhem pelo ambiente se por acaso a placa se romper.

Isso quer dizer que o modelo se quebra de forma segura para o usuário e mantém o espaço preenchido até a manutenção. Essas características habilitam os vidros aramados a participarem de diversos tipos de estruturas, como guarda-corpos, coberturas, fachadas, divisórias de ambientes, revestimento de móveis, etc. Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre o vidro aramado!

Vidro aramado – saiba tudo!

Tecnicamente, os vidros aramados são considerados vidro fantasia (vidro impresso) translúcidos. Como já comentamos, o modelo ainda conta com uma malha metálica visível, que é agregada à massa do vidro – daí vem o nome ‘vidro aramado’. A malha quadriculada do vidro de aramado é incorporada ainda no processo de fabricação e, além de exercer suas funções protetivas, ainda oferecem detalhes decorativos aos ambientes.

O modelo é classificado como vidro de segurança, razão que habilita o vidro aramado a participar de diversas estruturas passíveis de adequação às normas de segurança da ABNT. Apesar de menos popular que o vidro laminado e vidro temperado (outros modelos de vidro de segurança), esse tipo de vidro pode ser alternativa para profissionais que desejam atribuir uma assinatura única a um projeto.

Como é fabricado o vidro aramado?

Como é feito o vidro aramado? O método de fabricação do vidro aramado se assemelha ao do vidro impresso (vidro fantasia), já comentado aqui no Portal Archglass. A diferença é que os vidros aramados recebem uma malha metálica, que é incorporada na massa do vidro assim que ele sai dos cilindros de impressão. Após essa etapa o vidro de aramado segue para resfriar-se gradativamente.

Esta malha metálica é o elemento que transforma o vidro aramado em um vidro de segurança – sem a malha metálica o modelo seria considerado um vidro impresso. Como já comentamos, essa rede de metal fica responsável por trazer mais resistência à placa de vidro, além de segurar os estilhaços nos raros casos de quebra – impedindo que os pedaços de vidro se espalhem pelo ambiente e mantendo aquele determinado vão fechado.

Vantagens vidro aramado

Já sabemos que o vidro de aramado está dentre os principais vidros de segurança – o que é uma vantagem e tanto! Mas além disso, o modelo pode oferecer outras vantagens e diversos benefícios aos usuários. Veja abaixo algumas vantagens do vidro aramado:

– Os vidros aramados são muito resistentes, capazes de suportar cargas extremas;

– O modelo é classificado pela ABNT como vidro de segurança, segundo a NBR 7199.

– Vidros aramados são eficazes contra propagação de chamas;

– Os benefícios do vidro de aramado habilitam o produto a participar de ambientes residenciais e empresariais

– A estética do modelo garante privacidade sem interferir na luminosidade e amplitude do espaço.

– Pode ser utilizado como divisórias de vidro ou revestimento de móveis

Vidro aramado desvantagens

Esse modelo de vidro não oferece muitas desvantagens. Acontece que, devido ao seu modo de fabricação, o vidro de aramado:

– Sempre terá a malha metálica visível;

– É fabricado com limitação de cores e espessuras.

Definitivamente, se trata de uma alternativa viável para os vidros laminados e temperados. Com as diversas vantagens para explorar e um pouco de criatividade é possível criar estruturas únicas capazes de agradar até o mais exigente dos clientes e usuários. Veja abaixo onde é possível usar o vidro de aramado.

Onde usar vidro aramado?

O vidro aramado pode ser aplicado sempre que o usuário desejar unir qualidades protetivas e estéticas em uma estrutura, por exemplo, mas é importante lembrar que a utilização do vidro na arquitetura é regulamentada pelas normas da ABNT.

Mas qual a NBR do vidro aramado? No caso, a NBR NM 295 especifica as dimensões e requisitos de qualidade mínimos referentes ao aspecto, aos defeitos óticos e ao arame que compõe a malha metálica do vidro de aramado. Já a NBR 7199, como já descrito no texto, é a norma que, dentre outros dizeres, classifica o modelo como vidro de segurança.

Essas características habilitam os vidros aramados a serem utilizados em diversas estruturas, tais como:

Coberturas

– Marquises

– Clarabóias

– Fachadas inclinadas

Guarda-corpo

– Portas

– Janelas

Divisórias

– Vitrines

– Estruturas que retardam a propagação do fogo

Fachadas

– Estruturas com caixilhos móveis que se projetam para fora

O vidro de aramado também pode compor unidades insuladas com maestria. Mas sempre é importante destacar que, para cada aplicação existe um tipo de vidro indicado, e por esse motivo é de suma importância contar com a consultoria de equipes especializadas no assunto, pois serão capazes de lhe indicar a melhor alternativa para sua necessidade.