Home > Artigos > Qual é o melhor vidro para janela?

28.10.2021

Qual é o melhor vidro para janela?

Para janelas, segundo a ABNT, são indicados os vidros de segurança (laminado, aramado e temperado), com ressalvas para o vidro temperado. O vidro comum só pode ser aplicado em janelas instaladas acima de 1,10 cm em relação ao piso, porém precisam ser encaixilhados ou colados por todo o perímetro, já os vidros insulados também é alternativa para janelas desde que sejam compostos por um dos vidros acima e nas condições descritas. Veja mais sobre qual é o melhor vidro para janela a seguir.

Qual tipo de vidro para janela?

O melhor tipo de vidro para janela é definido pela ABNT NBR 7199, que determina que as janelas devem ser compostas pelos vidros:

Laminados

Aramados

Insulados

Temperados

Comuns

Ainda comentando sobre qual é o melhor vidro para janela, os vidros laminados e aramados podem ser instalados em qualquer condição, com uma ressalva mínima para os vidros laminados em janelas projetantes móveis. Já a utilização do vidro temperado e vidro comum em janelas possui as seguintes observações:

Vidro temperado para janela: Os vidros temperados podem ser aplicados em janelas no pavimento térreo ou em ambientes internos, com vidros instalados abaixo de 1,10m em relação ao piso; em qualquer pavimento, nas janelas instaladas acima de 1,10m em relação ao piso; porém, o vidro temperado não pode ser utilizado em janelas voltadas para o exterior, acima do piso térreo abaixo de 1,10m em relação ao piso.

Vidro comum para janela: O vidro comum também participa da nossa lista sobre qual é o melhor vidro para janela, mas só pode ser utilizado em aplicações instaladas acima de 1,10m em relação ao piso, em qualquer pavimento, desde que seja encaixilhado ou colado por todo o seu perímetro. Fique atento, pois as características do vidro comum impedem que o modelo seja utilizado, por exemplo, em janelas no pavimento térreo ou em ambientes internos e/ou voltadas para o exterior com vidros instalados abaixo de 1,10m em relação ao piso.

O vidro insulado pode ser aplicado em todos os tipos de janelas, desde que os vidros que comporão a estrutura sejam os modelos indicados e nas condições exigidas pelas normas da ABNT. É importante ainda consultar a NBR 7199 antes de definir qual é o melhor vidro para janela, pois existem observações consideráveis quando o modelo de janela é projetante móvel – como janelas basculante, maxim ar, pivotante, sanfonada, dentre outras.

Vidros que impedem a visão

Dando continuidade ao nosso artigo sobre qual é o melhor vidro para janela, quando a intenção é amplificar a oferta de privacidade nos ambientes, os vidros de segurança pode receber beneficiamentos como as texturas. Os vidros texturizados dificultam a visão através de si ao mesmo tempo em que permitem a passagem de luz, criando ambientes privados e aconchegantes. Os modelos de vidros texturizados mais comuns no mercado são:

– Vidro pontilhado

– Vidro canelado

– Vidro antílope

– Vidro quadriculado

-Vidro mini boreal

– Vidro jateado e/ou acidado

Ao estudar qual é o melhor vidro para janela, percebemos que as janelas também podem ser compostas por vidros especiais como o vidro autolimpante ou até mesmo o vidro polarizado (vidro inteligente). O autolimpante é o melhor vidro para janelas de difícil acesso – tendo em vista que exige limpeza com (muito) menos frequência; e o vidro polarizado (smart glass) pode alternar sua aparência entre opaco e transparente em questão de segundos através de um interruptor, controle remoto, celular e até a voz! Interessante, não?

Tipos de vidros para janelas

Para finalizar nosso artigo, considere consultar equipes especializadas no assunto antes de definir qual vidro aplicar. Profissionais do ramo sabem qual é o melhor vidro para janela e são capazes de harmonizar uma necessidade do usuário com os diversos modelos disponíveis no mercado e, principalmente, com as diretrizes da ABNT – que garantirão uma estrutura funcional, esteticamente agradável e totalmente segura.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual é o melhor vidro?

Para cada finalidade existe um modelo de vidro específico, com qualidades e benefícios únicos. Isso quer dizer que o melhor tipo de vidro a ser utilizado dependerá das necessidades do projeto e anseios dos usuários. Lembramos que ABNT possui normas regulamentadoras que definem qual é o melhor vidro para diversas aplicações.

Qual é o vidro mais seguro?

Os vidros de segurança (laminado, temperado e aramado) são considerados os vidros mais seguros disponíveis no mercado. Esses modelos recebem essa denominação por serem mais resistentes e se fragmentarem de maneira segura aos usuários. Lembramos que o uso do vidro na arquitetura é determinado pela ABNT.

O que é mais caro vidro temperado ou laminado?

Geralmente, o vidro laminado é mais caro que o vidro temperado, porém, esse cenário pode variar conforme a oferta/demanda e região do país. Lembramos que, apesar de ambos modelos serem considerados vidros de segurança, a aplicação do vidro laminado e temperado é regulamentada pela ABNT.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.