Home > Artigos > Vidro insulado

16.04.2020

Vidro insulado

O vidro insulado – também chamado de vidro duplo – pode participar de diversos segmentos da sociedade sempre oferecendo versatilidade e benefícios exclusivos. Com o vidro insulado, além de inovação e modernidade, o projeto arquitetônico se torna polivalente, ganha em conforto acústico, beleza e alívio térmico.

Não é por acaso que esse modelo de vidro é exigido por lei em novas construções dos Estados Unidos e Europa. A estrutura e funcionamento do vidro duplo permitem a criação de ambientes aconchegantes, iluminados e com economia de energia elétrica. Esse cenário interage positivamente com a saúde mental dos usuários e a vida do nosso planeta agradece.

Outro benefício muito valorizado pelos arquitetos e integrantes da construção civil está no fato de o vidro insulado permitir a utilização de placas de vidro diferentes numa mesma estrutura. Dessa forma o profissional consegue combinar tecnologias e oferecer o máximo de praticidade, conforto e segurança aos seus clientes.

Vidro insulado características

O nome do modelo já indica uma de suas principais características. Insulado remete à ‘separado’, ‘afastado’. O modelo recebe esse nome porque a estrutura do vidro insulado utiliza duas ou mais placas de vidro instaladas de maneira separada, com um espaço entre elas (perfil espaçador).

Nesse perfil espaçador forma-se uma câmara interna totalmente estanque que contém ar desidratado ou gás responsável por manter o ar desidratado (como o argônio) – a fim de garantir que o interior do vidro duplo não embace. Para promover estanqueidade são efetuadas duas selagens na estrutura, sendo que a primeira selagem impede a troca de gases no perfil e a segunda garante estabilidade da peça.

Esse tipo de estrutura é o que garante as vantagens do vidro insulado, pois dificulta consideravelmente a troca de calor e sons entre os ambientes interno e externo, já que uma das placas de vidro absorverá a maior parte as ondas de calor e som, mas o perfil espaçador impedirá que as mesmas sejam transmitidas para a(s) próxima(s) placa(s) de vidro e, consequentemente, para dentro dos ambientes.

Vidro insulado Vantagens

– Proteção e conforto térmico

– Alívio acústico

– Segurança

– Economia

O conforto termoacústico é a principal vantagem do vidro duplo. Além da paz resultante da ausência de ruídos externos, o alívio térmico promove outras particularidades ao ambiente, como a redução de instrumentos necessários para garantir a climatização do ar, como ventiladores e ar condicionado.

Também diminui-se o uso de iluminação artificial e até mesmo limita o uso de cortinas, que podem contribuir para o aparecimento de doenças pulmonares. Esse quadro geral reflete diretamente no bolso do cliente e na saúde do usuário, além de diminuir a emissão de gases no planeta. Interessante, não?

Outra vantagem do vidro insulado, como já comentado brevemente, está na possibilidade de poder ser composto por tipos de vidros diferentes. O vidro duplo permite, por exemplo, unir placas de controle solar (na parte externa) com vidros de segurança (na parte interna), ou então, placas autolimpantes por fora com vidros coloridos ou revestidos internamente.

A possibilidade é imensa, pois este modelo aceita qualquer tipo de vidro, ficando a cargo do profissional e do cliente definir a combinação perfeita para o projeto – obviamente, sempre observando necessidades do local e as normas regulamentadoras.

Apesar de poder aproveitar cada tipo de vidro de maneira única, é importante lembrar que cada projeto exige um modelo correto de vidro, de modo que a escolha errada pode ocasionar em acidentes sérios, além de outras consequências, como não alcançar o desempenho idealizado para determinado projeto. Um vidro inapto em uma estrutura insulada tornaria o projeto ineficiente, pois comprometeria o conforto e segurança de todos.

Aplicações

Devido à sua eficiência em barrar sons e calor, o vidro insulado é frequentemente utilizado em:

– Residências, escritórios e empresas;

– Hospitais, laboratórios e clínicas;

– Centros musicais, estúdios de gravação e estações de rádios;

– Escolas, universidades e centro educacionais;

– Indústrias e aeroportos;

– Hotéis, bancos e outros locais com alta circulação de pessoas;

Como percebido, é indicado para locais que exigem o máximo de isolamento acústico e térmico possível. Por esse motivo o vidro duplo costuma ser aplicado em:

– Portas e janelas;

– Fechamento de fachadas;

– Envidraçamento de sacadas;

Demonstrando sua versatilidade, o vidro insulado permite ser utilizado em outras aplicações, como na criação de ambientes climatizados, adegas e outros espaços de refrigeração.

Vidro Insulado com persiana interna

Apesar de suprimir o uso de cortinas, o vidro duplo pode ser equipado com uma persiana interna. Nesse caso a persiana ficaria dentro da câmara estanque, não estaria sujeita ao acúmulo de poeira e agregaria vantagens oferecendo maior controle de luminosidade e privacidade aos locais.

Um fato importante de salientar está relacionado à precisão do serviço. É de suma importância que todas as medidas e instalação sejam realizadas de maneira cirúrgica, pois somente assim a estrutura conseguirá manter suas principais características, como é o caso da estanqueidade do perfil espaçador. Por esse motivo é importante sempre contratar empresas especializadas no assunto.