Home > Artigos > Fachada de vidro e seus benefícios

04.03.2021

Fachada de vidro e seus benefícios

O uso de vidro em fachadas é capaz de proporcionar predicados singulares às edificações, como alívio visual e acústico, ampla oferta de luminosidade natural e, ao contrário do que muitos dizem, as fachadas de vidro também podem proporcionar conforto térmico aos ambientes. Os benefícios da fachada de vidro só dependerão do tipo de vidro escolhido! Ficou curioso? Fique conosco e saiba mais sobre a fachada de vidro e seus benefícios, vantagens e desvantagens.

Fachada de vidro vale a pena

A fachada de vidro e seus benefícios ultrapassam questões de estética e oferecem singularidades funcionais difíceis de serem alcançados com o uso de outros elementos, afinal de contas, você sabia que o vidro é o único material transparente, rígido e acessível capaz de exercer papéis estruturais na arquitetura?

Essa característica habilita o produto a participar de fachadas de vidro em casas e fachada de vidro comercial com maestria, pois o uso dos elementos certos e o respeito às normas regulamentadoras garantem a construção de estruturas envidraçadas seguras, modernas e com funções que interagem positivamente com a arquitetura e o cotidiano dos usuários, como oferta de luz e alívio térmico, como já comentamos.

Fachada de vidro vantagens e desvantagens

Vantagens:

Veja abaixo mais detalhes sobre fachada de vidro e seus benefícios:

– Questões estéticas

Como a primeira impressão é a que fica, saiba que as fachadas de vidro conseguem transformar uma edificação em ponto de referência! O vidro chama a atenção do receptor naturalmente, mesmo em sua forma primária – totalmente transparente. Entretanto, o mercado vidreiro oferece modelos de vidros distintos e possibilidade de customizações capazes de agradar até mesmo o mais exigente dos consumidores.

É importante lembrar que essa é uma das principais vantagens da fachada de vidro, tendo em vista que, além de ser esteticamente atrativo, o elemento consegue valorizar o imóvel em pelo menos 20% em uma futura venda, segundo especialistas do ramo. Interessante, não?

– Versatilidade

Seja fachada de vidro para varanda, fachada de vidro residencial ou comercial, o uso de vidro em fachadas abre um leque de possibilidades e funções. Lembramos que o mercado oferece vidros especiais que resguardam a privacidade do usuário, vidros coloridos, vidros fotovoltaicos, modelos para fazer fachada em vidro temperado, etc.

Para residências e prédios com difícil acesso que não sabem como limpar fachada de vidro, por exemplo, é possível optar pelos vidros autolimpantes. Opções é o que não faltam para garantir todos os benefícios da fachada de vidro.

– Conforto

O conforto que as fachadas de vidro podem oferecer vai depender dos vidros escolhidos para a composição da estrutura. Para auxiliar nesse projeto o mercado vidreiro possui diversas opções, como o vidro insulado, vidro acústico, vidro de baixa emissividade (low e), vidros de proteção solar, dentre outros.

O mais interessante é que é possível combinar alguns tipos de vidros para amplificar as funcionalidades da fachada de vidro e seus benefícios, consequentemente. O vidro insulado, por exemplo, pode ser composto por vidros acústico e de proteção solar (ou outros modelos) na mesma estrutura, contribuindo para o conforto do local!

– Baixa manutenção

Ainda falando das vantagens da fachada de vidro, não podemos nos esquecer de que o vidro é um material de baixa deterioração, o que significa que ele se desgasta menos e, consequentemente, requer menos manutenções. Além disso, o material é de fácil limpeza, o que facilita a conservação da estrutura.

Desvantagens da fachada de vidro

As principais desvantagens da fachada de vidro estão presentes em estruturas mal projetadas, com o uso de insumos inadequados – como vidros com tecnologias não indicadas ou selantes de baixa qualidade. O uso de técnicas não qualificadas ou materiais errados pode trazer problemas como estanqueidade, desarmonia estética, desconforto térmico e acústico, descolamento de vidro, etc.

De um modo geral, os benefícios da fachada de vidro tornam o elemento em alternativas para projetos inovadores que prezam pela união de beleza e funcionalidade. Entretanto, é de extrema importância contratar equipes capazes de deixar toda a fachada de vidro dentro das normas regulamentadoras da ABNT, garantindo dessa forma todas as vantagens da fachada de vidro e seus benefícios.