Home > Notícias > Quais vidros podem ser reciclados e como deve ser feito o descarte

22.10.2021

Quais vidros podem ser reciclados e como deve ser feito o descarte

Entenda quais os tipos de vidros podem ser reciclados e como deve ser realizado o descarte seguro do material.

Um dos motivos que torna o vidro um material atraente para diversos segmentos consiste no fato de o material poder ser reciclado por inúmeras vezes e sem perdas – o que significa, por exemplo, que 01 kg de vidro descartado resultará em exatamente 01 kg de vidro reciclado, cenário que desonera a produção do produto e contribui imensamente com a natureza, pois ao utilizarmos cacos de vidro facilitamos o processo de fusão dos componentes e evitamos a retirada de mais matéria-prima do meio ambiente.

Além disso, a reutilização de fragmentos de vidro na produção de novas placas utiliza menos água, exige menos energia e, consequentemente, despeja menos partículas de CO2 na atmosfera. A isso junta-se o fato de o vidro não ser um material biodegradável, ou seja, que pode levar milhares de anos para se decompor caso seja descartado de maneira inadequada, o que torna o processo de reciclagem do vidro ainda mais necessário.

Pra se ter uma noção da importância da reciclagem do vidro para o meio ambiente, há registros de que a cada 10% de fragmento de vidro que é adicionado no processo de fabricação do produto, diminui-se a emissão de CO2 na atmosfera em aproximadamente 05% e o consumo de energia reduz em 2,5%. Interessante, não?

vidros reciclados

Vidros recicláveis

Apesar do potencial e dos benefícios da reciclagem do vidro, infelizmente nem todos os tipos de vidro podem ser reaproveitados na reciclagem. Isso acontece geralmente com os vidros que utilizam substâncias especiais em sua composição ou que são fabricados através de técnicas que fazem com que a reciclagem seja muito custosa, trabalhosa ou até mesmo impossível ser realizada. O vidro temperado, por exemplo, quando reciclado se transforma em um produto de baixa qualidade impróprio para uso no mercado.

Outro tipo de vidro que não é reciclado são os espelhos, tendo em vista que é inviável a separação da camada de prata – que gera o efeito refletivo – do vidro em si. É importante destacar que atualmente existe tecnologia capaz de realizar a reciclagem desses tipos de vidro, entretanto, por ser uma tecnologia em desenvolvimento, o processo não oferece vantagens econômicas.

Sendo assim, a indústria se concentra em reciclar alguns tipos dos vidros frequentemente descartados, como os vidros comuns, potes para armazenamento de alimentos, garrafas de bebidas, dentre outros. Veja abaixo uma lista com os principais tipos de vidros que podem ser reciclados:

Vidros comuns (planos e/ou lisos);

– Garrafas – suco, cerveja, refrigerante, etc;

– Potes de conservação de alimentos;

– Copos e alguns tipos de pratos

É importante se atentar, pois alguns tipos de louças (como porcelana) e refratários estilo pirex não podem ser reciclados, de modo que não podem ser descartados juntamente com cacos de vidro passíveis de reciclagem.

Descarte seguro do vidro

Outra precaução que devemos tomar está relacionada ao momento do descarte do vidro. O produto deve ser descartado limpo e sem tampas – possíveis rótulos não precisam ser retirados. Destacamos também que o vidro (inteiro ou fragmentado) deve ser acomodado em jornais, caixas de papelão, garrafas ou outro elemento que dificulte que o material possa causar ferimentos nos catadores.

Realizar o descarte correto e seguro do vidro contribui muito para as etapas da reciclagem e com o meio ambiente. Lembramos que existem empresas especializadas em destinar corretamente esse tipo de material. Sendo assim, ao separar os vidros para reciclagem, destine o produto à essas empresas ou procure pelos programas de incentivo e de coleta de vidro da sua cidade.

Veja + Notícias

20.03.2024

Fevereiro tem queda de 7,9% nas vendas de vidros processados

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.