Home > Artigos > Por que o vidro temperado é tão resistente?

14.10.2021

Por que o vidro temperado é tão resistente?

Entenda porque os vidros temperados podem ser até cinco vezes mais resistentes do que os vidros comuns e oferecem proteção até mesmo depois de estilhaçados! O vidro temperado é classificado como vidro de segurança devido às suas características singulares adquiridas em seu processo de fabricação. Resumidamente, após o resfriamento os vidros temperados se mantém tensionados devido à expansão de suas moléculas, cenário que traz diferentes níveis de resistência e segurança ao modelo. Entenda abaixo por que o vidro temperado é tão resistente.

 

Vidro temperado o que é?

Para entender o que é e por que o vidro temperado é tão resistente é preciso compreender seu modo de fabricação – processo que atribui a resistência e predicados de proteção ao modelo. Conforme consta, o vidro temperado é resultado da submissão de placas de vidro comum à têmpera, ou seja, quando o vidro é encaminhado a fornos com temperaturas altíssimas – porém controladas – e, na saída, recebe um jato de água fria, provocando um choque térmico.

Esse procedimento provoca tensão nas células da massa do vidro, pois ao ser aquecido o vidro expande suas moléculas e, ao receber o choque térmico, sua superfície cria uma barreira para esta expansão, porém, as moléculas continuam em dilatação depois do resfriamento da placa de vidro, provocando uma espécie de pressão entre o interior e superfície do vidro, motivo pelo qual o vidro temperado é tão resistente.

Ainda comentando por que o vidro temperado é tão resistente, essa tensão também é responsável pelo estilhaçamento de maneira segura do modelo, pois quando quebrados, os vidros temperados se fragmentam por completo em pequenos pedaços de baixo poder de corte, evitando episódios de acidentes físicos. Esta característica, aliás, é uma das que promovem o modelo a vidro de segurança.

Conforme consta, os vidros temperados são, em média, 05 vezes mais resistentes que um vidro comum do mesmo tamanho e espessura. Além disso, reforçamos que o modelo aceita laminação (vidro laminado de temperados), situação que amplifica as características de resistência e de proteção do modelo. Não é por acaso que, dentre os tipos de vidros mais populares, o vidro temperado é considerado o mais resistente.

Onde aproveitar a resistência singular do vidro temperado?

Agora que já entendemos por que o vidro temperado é tão resistente, vamos conhecer um pouco sobre seus benefícios e aplicações do modelo. Classificados como vidro de segurança, os vidros temperados são indicados para diversas aplicações, seja quando o usuário deseja amplificar as características de resistência de uma estrutura envidraçada, seja por exigências das normas da ABNT.

Não é possível comentar por que o vidro temperado é tão resistente sem esclarecer que o modelo oferece ampla resistência contra choques frontais, flexão, torção e até mesmo contra grandes variações térmicas, entretanto, não pode ser aplicado em vãos que precisam se manter fechado após a quebra da placa de vidro, como telhados, coberturas e claraboias – a menos, claro, que seja equipado com laminação. Por esses motivos o vidro temperado é indicado para compor projetos de:

Box de banheiro

Muro de vidro

Instalações autoportantes

Fachadas envidraçadas

Portas e janelas

Divisórias de ambientes

Ainda comentando sobre por que o vidro temperado é tão resistente, é importante reforçar que existem diretrizes para a utilização do modelo na arquitetura e construção civil. Quem determina onde usar o vidro temperado é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo de extrema importância que os profissionais executantes mantenham toda a obra dentro das normas regulamentadoras a fim de garantir o máximo de aproveitamento das funcionalidades, segurança e estética que a tecnologia pode oferecer.

Por este motivo, no ramo da arquitetura com vidros, sempre procure os serviços de empresas altamente especializadas. Empresas sérias mantém profissionais qualificados que sabem por que o vidro temperado é tão resistente e são capazes de adequar uma necessidade do usuário às exigências da ABNT. Fique atento, pois mesmo sendo considerado vidro de segurança, os temperados não podem participar de qualquer estrutura envidraçada, conforme determina a NBR 7199.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual é o vidro mais resistente?

Dentre os tipos de vidros mais populares comercializados no mercado, o vidro temperado é o mais resistente, seguido de perto pelos vidros laminados (dois modelos de vidro de segurança). Conforme consta, os vidros temperados são, em média, cinco vezes mais resistentes que um vidro comum de medidas idênticas.

Qual o vidro mais seguro para box?

Devido às suas qualidades singulares, o vidro temperado é o vidro mais seguro para box. Isso acontece porque o modelo é classificado como vidro de segurança e oferece qualidades como alta resistência contra impactos, flexão, torção e, inclusive, contra grandes choques térmicos – como os que ocorrem frequentemente em banheiros.

Qual é o vidro mais seguro?

Dentre os vidros mais populares, os vidros de segurança são considerados os mais seguros. A categoria conta com o vidro temperado, vidro laminado e vidro aramado, três modelos que agregam resistência e oferecem segurança até mesmo após estilhaçamento da placa.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.