Home > Artigos > Box de Vidro ou Acrílico: Como escolher?

08.10.2020

Box de Vidro ou Acrílico: Como escolher?

Banheiro molhado é um convite para acidentes, além de interagir negativamente com a mobília do local. A melhor alternativa para evitar esses episódios é instalar um box para banheiro. Os materiais mais requisitados para compor essa estrutura é o acrílico e o vidro, mas essa escolha pode causar confusão na cabeça do consumidor, tendo em vista as particularidades de cada um. E então, você sabe qual o melhor material? Box de vidro ou acrílico? Como escolher?

Qual o melhor tipo de box para banheiro?

Tecnicamente, a principal função do box para banheiro é manter o ambiente seguro, organizado e seco. Mas no banheiro o box também costuma ser um dos elementos alvos dos decoradores. A intenção, geralmente, é atribuir conforto visual, funcionalidade e estética ao componente. Sendo assim, a escolha do melhor tipo de box para banheiro vai depender das necessidades de cada usuário.

Entretanto, é possível encontrar características e qualidades distintas nos materiais utilizados para a fabricação de box para banheiro, com destaque especial para o box de vidro e o box de acrílico, dois modelos que costumam confundir a escolha dos consumidores.

Box banheiro acrílico ou vidro?

Para você, qual destes é o melhor tipo de box para banheiro? Box de vidro ou acrílico, qual o melhor?

– Box banheiro vidro

O box de vidro para banheiro é popular na arquitetura moderna. O vidro é um material indicado para box por ser esteticamente agradável, versátil, resistente, durável e altamente seguro – se utilizado os vidros indicados pelas normas – características que tornam o box de vidro em uma estrutura de ótimo custo benefício.

Uma particularidade positiva para o box banheiro de vidro está no fato da transparência intrínseca do vidro, que proporciona conforto visual e atributos estéticos impossíveis de serem alcançados no box de acrílico, por exemplo. Além disso, o mercado oferece amplo leque de escolha, já que disponibiliza uma infinidade de tipos de vidro para box – como é o caso dos vidros jateados, vidros coloridos, vidro acidato, vidro impresso, dentre outros.

É importante frisar que a possibilidade de customização contribui para a criação de decorações distintas. Um ponto negativo passível de observação está no fato da transparência do vidro destacar as manchas de água no box. Entretanto, o material limpa com muita facilidade e, atualmente, o mercado já disponibiliza vidros que dificultam manchas de água.

Lembramos ainda que, quando fabricado de placas devidamente polidas, o box banheiro vidro consegue resistir à riscos leves, o que mantém a aparência cristalina por mais tempo.

– Box banheiro acrílico

O acrílico é menos resistente que o vidro e, apesar de o material ser mais barato, quebra com muita facilidade, o que pode levar a sucessivas trocas – encarecendo o preço final da estrutura. É importante frisar também que, nos casos de quebra, o box de acrílico pode cortar o usuário, diferentemente dos vidros utilizados nos boxes, que são pensados para não oferecer riscos físicos em caso de quebra.

No quesito limpeza o box acrílico pode passar falsa impressão. Isso acontece porque a sujeira se destaca menos no material – que não é cristalino – entretanto ela está lá e, quando finalmente fica visível é porque está acumulada (mofo), o que dificulta a limpeza. Outro ponto que pesa contra o box de acrílico está na deterioração do produto, que é incomparavelmente maior que a do vidro (que beira a zero), exigindo trocas com frequência por degaste.

Já em fatores estéticos, o leque de modelos das cores e texturas das placas de acrílico é reduzido, limitando as combinações na decoração do banheiro.

Qual o box mais seguro? Box de vidro ou acrílico?

Quando fabricado com respeito às normas técnicas, ambos os modelos (box vidro ou acrílico) são seguros. Entretanto, os tipos de vidros indicados para box (laminado e temperado) são mais resistentes que o acrílico, amplificando a oferta de segurança do elemento. Além disso, o acrílico pode machucar o usuário quando quebrado, diferentemente dos vidros indicados para aplicar no box do banheiro, que se quebram de forma segura.

– Box de vidro é perigoso?

O box de vidro é perigoso somente se for fabricado fora das normas da ABNT. Como já comentado acima, os vidros indicados para box (segundo a ABNT) priorizam a segurança do ambiente. Não por acaso são classificados como vidro de segurança.

Aqui lembramos que um dos maiores causadores de problemas no box é o choque térmico. Entretanto, se utilizado o vidro correto, o choque térmico não será problema. O vidro temperado, por exemplo – um dos modelos indicados pelas normas – ganha suas características de segurança e resistência graças a um choque térmico elevado; não por acaso é um dos modelos mais requisitados para compor esse tipo de estrutura.

Além do mais, empresas líderes do segmento utilizam placas de vidro com película de segurança (box banheiro com película), que impede que os estilhaços de vidro se espalhem pelo banheiro, praticamente anulando os riscos nos casos de acidentes seguidos de estilhaçamento.

Como instalar box de banheiro?

Independente da escolha do material (box vidro ou acrílico), é de extrema importância que o trabalho seja realizado por equipes responsáveis e especializadas no assunto. Profissionais especializados seguirão todas as normas e saberão, por exemplo, como vedar o box do banheiro para garantir estanqueidade à estrutura – inclusive box de banheiro até o teto.

Além disso, fica a cargo do usuário a realização de manutenção preventiva periodicamente, além das manutenções corretivas no menor sinal de mau funcionamento do box. Dessa forma o usuário garante os benefícios do box para banheiro, a durabilidade do produto e os predicados estéticos que o box traz para o banheiro.