Home > Artigos > Quais são os tipos de vidros temperados?

28.09.2021

Quais são os tipos de vidros temperados?

Além dos vidros temperados transparentes, alguns modelos vidro impresso, vidro refletivo e vidro serigrafado podem ser considerados vidros temperados. Destacamos que é considerado vidro temperado toda chapa de vidro que foi submetida ao processo de têmpera. A têmpera consiste na submissão do vidro comum a temperaturas controladas e resfriamento rápido, cenário que causa tensão molecular e traz a resistência elevada do vidro temperado. Entenda quais são os tipos de vidros temperados disponíveis no mercado.

Tipos de vidro temperado

Quando sabemos quais são os tipos de vidros temperados, oferecemos alternativas para a criação de destaques, proporcionar conforto, trazer privacidade ou usufruir do máximo de luminosidade possível sem deixar de lado a segurança patrimonial e de todos os usuários dos ambientes. Para facilitar nessa tarefa o mercado disponibiliza as seguintes opções de vidros:

– Vidro float temperado. (tradicional)

– Vidro laminado de temperados.

– Vidro impresso temperado.

– Vidro Blindex + Segurança.

– Vidro refletivo temperado.

– Vidro serigrafado temperado.

É importante destacar que os vidros temperados são indicados para aplicações que exigirão flexão da estrutura e alto desempenho contra impactos e choques mecânicos, grandes variações de temperaturas e segurança aos usuários, entretanto, também é preciso lembrar que a aplicação do vidro temperado é regulamentada pela ABNT. Existem aplicações que o vidro temperado, mesmo classificado como vidro de segurança, não poderá ser utilizado a menos que contenha laminação. Fique atento.

Quais são os tipos de vidros temperados

Vidro float temperado

Dando continuidade na nossa lista sobre quais são os tipos de vidros temperados, o vidro float temperado é o modelo mais popular. Trata-se do vidro temperado tradicional, transparente e altamente resistente. A transparência do vidro temperado possibilita a criação de ambientes confortáveis e amplamente iluminados. Nessa configuração o modelo costuma ser aplicado em portas, janelas e box de banheiro, por exemplo.

Vidro laminado de temperados

Nesse modelo o vidro temperado adquire a capacidade de manter seus fragmentos suspensos à estrutura e o vão intransponível até a manutenção. Além do mais, devido a junção de duas ou mais placas de vidro temperado e a película PVB, os vidros laminados de temperados oferecem ainda mais resistência que o tradicional, além de contribuir para o conforto acústico e térmico do ambiente.

Vidro impresso temperado

Ainda falando sobre quais são os tipos de vidros temperados, o vidro impresso temperado consegue transformar a atmosfera de um ambiente. Também chamado de vidro fantasia, o modelo conta com texturas em sua superfície que oferece características estéticas e funcionais à um projeto. Com o vidro impresso temperado, por exemplo, é possível criar destaques decorativos ou aplicar o modelo para controlar entrada de luz e privacidade de um ambiente. Interessante, não?

Vidro Blindex + Segurança.

A marca Blindex possui um tipo de vidro temperado com uma película de segurança que fica responsável por manter os estilhaços do vidro em casos de acidente seguido de quebra. Denominado de vidro blindex + segurança, o modelo promete barrar ações de vandalismo caso a película de segurança seja aplicado nas duas faces do vidro.

Vidro refletivo temperado

Os vidros refletivos são conhecidos por possuir uma camada capaz de refletir a imagem e os raios solares. Por esse motivo o vidro refletivo temperado é indicado para compor projetos singulares que exijam privacidade, elementos de controle solar e estética inovadora. Vale lembrar que o modelo é oferecido em diferentes cores.

Vidro serigrafado temperado

O processo de serigrafia a quente submete o vidro a um tempera para facilitar a adesão da pigmentação à placa de vidro. Sendo assim, o vidro serigrafado temperado possui qualidades que vão muito além da estética e jogo de cores, pois o modelo oferece resistência elevada, durabilidade da coloração é consegue ser aplicado para bloquear raios UV. É interessante procurar o auxílio de profissionais que sabem quais são os tipos de vidros temperados, pois alguns modelos de vidro serigrafado podem não ser submetidos a tempera durante sua fabricação.

Vidro para box de banheiro

Todos os modelos da lista sobre quais são os tipos de vidro temperados acima citados são indicados para compor box de banheiro. Vale lembrar que o vidro temperado é o modelo mais indicado para essa aplicação, tendo em vista que oferece resistência elevada contra choques mecânicos e, devido ao seu modo de fabricação, às variações bruscas de temperatura – como as que ocorrem em banheiros com frequência.

Onde não usar vidros temperados

Apesar de saber quais são os tipos de vidros temperados, reforçamos que a aplicação do modelo é regulamentada pelas normas da ABNT. Segundo dita a NBR ABNT 7199, o vidro temperado não pode ser utilizado sem laminação em aplicações como cobertura, telhados de vidro, claraboias, marquises, guarda corpos, alguns tipos de fachadas, dentre outros. Em casos de dúvidas, consulte as normas!

Qual vidro e mais caro?

Dos mais populares, o vidro laminado costuma ser o mais caro, devido às suas qualidades elevadas de segurança e ampla indicação pelas normas da ABNT. Vale lembrar que esse cenário pode variar conforme a região e oferta do produto.

Como saber se o vidro e temperado ou não?

Para saber se o vidro é temperado ou não é preciso atenção. O vidro temperado pode ter ondulações pequenas oriundas do processo de têmpera. Os vidros temperados também podem ser identificados através de películas de luz polarizada, como o Temperest.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).