Os vidros de segurança são aqueles que se quebram de maneira segura aos usuários. Além disso, apesar de possuírem características distintas e modos de fabricação diferentes, essa categoria de vidro também se destaca por oferecer resistência elevada e, por consequência, proteção e durabilidade. Tecnicamente, existem 03 tipos de vidro de segurança disponíveis no mercado, que são:
– Vidro laminado
– Vidro aramado
É válido destacar que, apesar de pertencerem à uma mesma categoria, cada tipo de vidro de segurança possui características físicas diferentes e, por esse fato, precisam ser aplicados conforme determinam as normas regulamentadoras. Acompanhe esse artigo e entenda as principais diferenças entre os modelos e os benefícios dos vidros de segurança que todos precisam conhecer.
Vidros de segurança na construção civil
Você sabia que o vidro possui resistência suficiente para ser utilizado como elemento estrutural – como vigas, tijolos, paredes? Não por acaso vemos estruturas como pontes e passarelas fabricadas de vidro suportando cargas elevadíssimas. Isso só é possível graças ao avanço da tecnologia, que criou mecanismos para transformar um material que outrora era reconhecido por ser frágil em um produto altamente resistente e seguro.
Um bom exemplo de vidros resistentes e seguros são os vidros de segurança – não por acaso são figuras corriqueiras em projetos de arquitetura e construção civil. A utilização de vidro de segurança em um determinado projeto se dá por anseios dos usuários, preferência dos projetistas ou, principalmente, por exigência das normas regulamentadoras.
Fique atento, pois uma indicação de vidro em desarmonia das normas regulamentadoras da ABNT comprometem a funcionalidade e estética da aplicação, além de colocar em risco a segurança dos usuários e de todas à volta. Na dúvida, sempre realize orçamentos com empresas sérias no mercado, pois essas tendem a se comprometer integralmente com as diretrizes regulamentadoras para instalação de vidro.
Saiba mais no nosso guia dos vidros na construção civil.
Vidros de segurança tipos
Como comentado no começo desse artigo, basicamente existem três tipos de vidros de segurança: o vidro laminado, vidro temperado e vidro aramado. Conheça mais sobre cada modelo.
Vidro temperado o que é?
Os vidros temperados são classificados como vidro de segurança por serem em média cinco vezes mais resistentes que um vidro comum com as mesmas dimensões e se quebrarem de maneira segura aos usuários. A resistência do vidro temperado abrange fatores como impacto mecânico, choque térmico, flexão e torção. Já a sua fragmentação oferece pequenos pedaços de vidro de baixo poder de corte.
Essas características físicas estão presentes graças ao estado de tensão constante das moléculas da massa vítrea, resultado da técnica de têmpera. Explicando resumidamente, a técnica consiste em encaminhar a placa de vidro comum a fornos com temperaturas altíssimas e na sequência a submete a um resfriamento brusco.
O aquecimento faz com que as moléculas do vidro se expandam, enquanto que o resfriamento brusco enrijece a superfície da placa e cria uma barreira física para essa expansão molecular, estabelecendo um estado de tensão constante – que se mantém mesmo após o resfriamento total da chapa de vidro.
O estado de tensão constante é a razão pela qual o vidro de segurança temperado é mais resistente que os vidros comuns e se estilhaça de maneira diferente, ou seja, por completo, em pequenos pedaços de poder de corte quase nulo. Por esses motivos, existem algumas limitações para o uso dos vidros de segurança temperado na arquitetura e construção civil, como é o caso de coberturas, guarda-corpos, pisos de vidro, dentre outros.
Veja também nosso guia sobre os tipos de vidros temperados.
Vidro laminado – o que é?
Os vidros laminados são muito populares na arquitetura, construção civil e outras indústrias (como automobilística e moveleira). Isso acontece devido às suas características singulares, que garantem a projeção de estruturas seguras e resistentes. Outro diferencial do vidro laminado consiste no fato de, após fragmentado, manter o vão fechado até a manutenção da estrutura.
Isso acontece devido à técnica de laminação – que pode ser aplicada em qualquer tipo de vidro. A técnica utiliza de duas ou mais placas de vidro unidas através de películas de alta aderência, geralmente o PVB. O sanduíche de vidro e PVB é submetido à calores exorbitantes até se fundirem em uma só peça.
Essa combinação é muito interessante, pois enquanto a união de duas ou mais placas de vidro agrega resistência mecânica aos vidros laminados, a película de alta aderência fica responsável por manter suspensos os fragmentos de vidro na estrutura – e o vão fechado até sua manutenção. Essa característica habilita o vidro de segurança laminado a participar de quase todo tipo de aplicação na arquitetura.
Vidro aramado – o que é?
Apesar de menos populares no ramo da construção civil, os vidros aramados pertencem ao grupo de vidros de segurança por possuírem características distintas. Nesse modelo, a placa de vidro ganha uma malha metálica, incorporada à massa vítrea ainda durante a fabricação do vidro. A malha de metal agrega resistência e, nos casos de quebra, consegue manter os pedaços de vidro presos a si, garantindo a segurança de todos a volta até a manutenção da estrutura.