Home > Artigos > Vidros Coloridos

16.08.2022

Vidros Coloridos

Com capacidade de provocar efeitos visuais fascinantes, os vidros coloridos são alternativas para a composição de projetos com assinaturas únicas. Devido à ampla oferta de cores disponíveis, a utilização do vidro colorido na arquitetura está cada vez mais presente, sendo aplicada para satisfazer necessidades diversas – como aquelas relacionadas à funcionabilidade, estética e/ou ao conforto – sem deixar de prezar pela segurança dos usuários.

A aplicação de vidro colorido na arquitetura requer estudo, pois o material pode trazer benefícios e vantagens através de esferas distintas. Com experiência é possível instalar vidros coloridos para imergir uma estrutura com o restante da decoração, amplificar a oferta de conforto no ambiente, trazer privacidade aos usuários, etc. Esse conjunto de benefícios pode valorizar qualquer edificação, tanto para uso quanto no momento de uma futura revenda!

Uma dica que disponibilizamos para quem está procurando sobre vidros coloridos é: Fique atento as cores escolhidas para utilização em seu projeto, pois as cores conseguem interagir com nossas emoções e sentimentos, sendo que as escolhas certas podem, por exemplo, facilitar o fechamento de um negócio ou trazer mais calmaria para uma residência. Não vacile! Em caso de dúvidas procure consultoria especializada.

O que são vidros coloridos?

O vidro com cores há muito tempo é utilizado para fins diversos. Na indústria alimentícia, por exemplo, é aplicado para trazer destaques aos produtos e aperfeiçoar a conservação dos alimentos; já na arquitetura o uso do vidro com cores pode ser observado desde o século X, na fabricação dos vitrais medievais das igrejas góticas e outras edificações da aristocracia.

Atualmente o vidro colorido deixou de ser luxo, se tornou um produto acessível e pode ser utilizado para suprir diversas funções. Não por acaso, além dos vidros coloridos para vitrais, o mercado oferece modelos possíveis de serem instalados em aplicações tradicionais, como é o caso da:

– Vidros coloridos para janelas

– Vidros coloridos para portas

– Vidros coloridos para decoração

A tecnologia atual permite a fabricação de vidros coloridos a partir de tecnologias diferentes (como o vidro serigrafado, vidro laminado colorido ou o vidro colorido na massa), que oferecem benefícios distintos aos usuários. Algumas empresas renomadas conseguem fabricar vidro com cores em sintonia com a tabela cromática (escala pantone), cenário que facilita aos projetistas alcançar detalhes únicos e valorizar o projeto por completo.

Qual a melhor cor de vidro para janela?

Veja também nosso guia sobre vidro refletivo.

Como é feito o vidro colorido

É importante saber como são obtidos vidros coloridos, pois as técnicas utilizadas agregam vantagens distintas às estruturas onde são instalados. Atualmente o mercado fabrica e disponibiliza modelos de vidro colorido fabricados a partir de três técnicas principais. Veja abaixo:

– Vidros serigrafados: A serigrafia é a técnica mais popular, tanto que o termo costuma ser utilizado para se referir à toda a categoria de vidros com cores disponíveis.  O vidro serigrafado pode ser pintado a quente ou frio e receber desenhos, listas, detalhes, formas geométricas, etc. Nessa técnica o vidro recebe uma pigmentação especial deposta sobre uma de suas superfícies. Essa tinta cria uma película que dificulta arranhões e impede a passagem de luz e a visualização através de si – por esse motivo são utilizados em ambientes privativos.

– Vidro laminado colorido: Ainda falando sobre como obter vidros coloridos, esse modelo é alcançado graças ao uso de PVB com cores em sua composição. Dessa forma, a fabricação do vidro colorido laminado segue a mesma técnica utilizada na fabricação dos laminados tradicionais, com a diferença da película interlayer, que pode receber diferentes cores e tonalidades.

Esse tipo de vidro com cores vem sido amplamente utilizado, pois junto da laminação é possível atribuir outros beneficiamentos ao vidro, como bloqueio de parte da radiação e calor, utilização de elementos que barram ruídos, instalação de vidro duplo, etc. Além de tudo o vidro com PVB colorido pode ser alternativa para enriquecimento da estética das estruturas que exigem vidros de segurança conforme as normas da ABNT.

Vidro colorido na massa: A técnica de colorir vidro na massa é tradicional e não poderia ficar de fora do nosso artigo sobre como produzir vidros coloridos. Os modelos mais populares – fumê ou bronze – costumam participar de projetos que desejam imprimir ares de seriedade e imponência – como salas de diretoria – ou precisam diminuir a oferta de luz nos locais – como quartos ou salas.

Nesse método de fabricação o vidro recebe sua coloração diretamente em sua massa, a partir da adição de óxidos que exercem a função de pigmentos. Sendo assim, é válido destacar que além dos modelos populares (fumê e bronze), é possível alcançar vidros coloridos na massa diversos, como o:

– Vidro amarelo

– Vidro azul

– Vidro branco

– Vidro vermelho

– Vidro violeta

– Dentre outros

Um vidro colorido na massa permite a passagem de luz e visualização através de si, cenário que amplifica as possibilidades de uso do modelo. Interessante, não? Esperamos que tenhamos explicado com detalhes o que são vidros coloridos e outras curiosidades sobre a técnica de coloração deste material!

Saiba mais sobre vidro serigrafado.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.