Fabricado com o auxílio de alta tecnologia, o vidro refletivo é uma alternativa para participar de decorações funcionais e seguras desempenhando papéis relacionados à estética, controle da intensidade de luz, conforto térmico, sustentabilidade e privacidade aos usuários. Também reconhecido como vidro espelhado, esse modelo consegue agradar diversos gostos e é capaz de transformar um prédio em referência geográfica.
Confira nosso Guia Completo Sobre os Tipos de Vidro
Considerando seu leque de vantagens, o mercado arquitetônico enxerga no vidro reflexivo uma alternativa eficaz e de ótimo custo x benefício para compor estruturas envidraçadas diversas, como por exemplo:
– Portas e janelas
– Sacadas
– Fachadas prediais e residenciais
– Telhado de vidro, átrio, marquise e outros tipos de coberturas
– Vitrines
– Divisórias de ambiente, revestimento de paredes
– Revestimento de móveis
Nesse momento é válido lembrar que a instalação do vidro reflexivo – como também é chamado – está sujeita as diretrizes da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Dessa forma é possível encontrar vidro refletivo com beneficiamentos diversos – como laminação, têmpera – facilmente no mercado.
Considerando suas vantagens e benefícios, os vidros espelhados se transformaram em grandes parceiros de projetos arquitetônicos que buscam alcançar certificações ambientais – selo verde. Isso acontece porque, como já comentado, a tecnologia presente no vidro reflexivo permite a criação de ambientes confortáveis termicamente e bem iluminados, diminuindo uso de condicionadores de ar e iluminação artificial.
Além disso, a tecnologia utilizada na fabricação do vidro refletivo consegue bloquear parte dos raios UV que entrariam em um determinado ambiente. Essa ação, além de contribuir para o alívio térmico no interior das edificações, ainda protege do desbotamento que os raios ultravioletas podem proporcionar em estofados, tecidos, tapetes e móveis. Interessante, não?
Veja também nosso guia sobre vidro serigrafado.
Qual a diferença entre vidro espelhado e refletivo?
O vidro espelhado e o refletivo desfrutam da mesma tecnologia, ou seja, trata-se do mesmo tipo de vidro e não possuem diferenças. Em alguns casos o modelo também pode ser referenciado com vidro reflexivo e é indicado para participar de projetos arquitetônicos inovadores, esteticamente diferenciados e altamente funcionais.
Qual a vantagem do vidro espelhado?
Considerado como referência, vidro refletivo (espelhado) ganhou popularidade graças ao desenvolvimento de sistemas de revestimento através de vigas e pilares. Dentre as principais vantagens que o vidro espelhado pode oferecer, destacamos:
– Proteção térmica: A camada espelhada deposta na superfície externa do vidro é capaz de refletir os raios solares e, consequentemente, reduzir a passagem de calor para o interior dos ambientes, criando espaços de convívio agradáveis. Essa ação também reduz a entrada de raios UV – responsáveis por desbotar cores de tecidos, tapetes, cortinas, estofados, etc.
– Privacidade: O vidro reflexivo não deixa quem está do lado de fora enxergar o interior das edificações, porém, os usuários de dentro enxergam o ambiente externo. Essa vantagem acontece por causa do fenômeno da reflexão da luz – lembrando que a gente enxerga nossa própria imagem refletida quando nos encontramos do lado com mais iluminação de um cenário.
– Estética: A aparência do vidro espelhado é única, exclusividade que é transportada para as estruturas envidraçadas que utilizam o modelo. A estética que o vidro reflexivo imprime às edificações é capaz de transformar um prédio em destaque e referência geográfica, por exemplo. Além disso, o uso desse tipo de vidro facilita a eliminação de cortinas, trazendo outras perspectivas decorativas ao ambiente.
– Iluminação: A aparência espelhada do vidro reflexivo não interfere no trânsito de iluminação entre os ambientes interno e externo. Além disso, a possibilidade de eliminar o uso de cortinas e de criar grandes estruturas envidraçadas privativas aumenta as chances de projetar locais altamente iluminados naturalmente, por exemplo.
– Segurança: Quando especificados corretamente os vidros refletivos promovem a segurança para todos (usuários internos e externos). Reforçamos que o modelo aceita diversos tipos de beneficiamentos, inclusive, laminação (vidro laminado espelhado) e têmpera (vidro refletivo temperado), dois modelos classificados como vidro de segurança devido às suas qualidades únicas de proteção e resistência.
O vidro espelhado ainda pode receber beneficiamentos para trazer alívio acústico, cores, etc. E para finalizar nossa lista de benefícios do vidro espelhado, com esse leque de vantagens, automaticamente, a edificação é agraciada com valorização funcional e predial (para o caso de uma futura venda). Interessante, não?
Quais as cores do vidro refletivo?
Além do vidro refletivo incolor, o mercado disponibiliza modelos em diversas cores, como:
– Vidro refletivo champanhe
– Vidro refletivo bronze
– Vidro refletivo prata
– Verde, azul
Os vidros refletivos também podem ser serigrafados, técnica que possibilita atribuir uma cartela imensa de cores ao produto e amplifica as possibilidades arquitetônicas de projetos inovadores. Quando aplicado com sabedoria o vidro refletivo é capaz de imprimir sofisticação e modernidade a casas e prédios comerciais e residenciais, valorizando as fachadas, portas, janelas, sacadas e outras aplicações.
Saiba mais sobre vidros coloridos.