Home > Artigos > Vidro Serigrafado

04.08.2022

Vidro Serigrafado

O vidro serigrafado é um modelo de vidro que recebe cores, desenhos, formas ou outros detalhes pela serigrafia, uma técnica que deposita esmalte cerâmico na superfície do vidro com o auxílio de telas serigráficas. Essa tinta especial é fixada através de temperaturas elevadas e resfriamento rápido, método que torna os vidros serigrafados em um tipo de vidro temperado. Não por acaso esse modelo também é referido com vidro pintado a quente.

Vale destacar que existem outras técnicas para aplicar cores nos vidros, como o vidro pintado a frio e até mesmo os vidros coloridos na massa e vidro laminado colorido; entretanto, nesse artigo vamos nos concentrar nas técnicas de serigrafia e mostrar quais as principais diferenças entre o vidro serigrafado (pintados a quente) e vidros pintados a frio. Acompanhe mais esse artigo sobre vidros feito especialmente pra você.

Veja também nosso guia sobre vidros coloridos.

Vidros serigrafados

O vidro serigrafado é tão popular que o modelo costumeiramente é utilizado como referência para todos os tipos de vidro coloridos existentes no mercado. Destacamos que os vidros serigrafados são modelos de vidros pintados possíveis de serem aplicados em diversas instalações, pois a serigrafia torna o vidro em temperado. Dessa forma o vidro com serigrafia é comumente utilizado em segmentos como:

– Arquitetura e construção civil

– Indústria moveleira

– Decoração de interiores

– Indústria automobilística

Considerando as características dos vidros serigrafados, é importante reforçar o fato de que o modelo traz maior segurança e resistência às estruturas (considerando que se trata de vidro temperado); além disso, a técnica de serigrafia permite a pintura completa da chapa ou a realização de detalhes estéticos, como linhas, listras, formas geométricas, pinturas parciais, cenário permite personalização do vidro para adaptação a qualquer projeto.

É válido destacar também que a indústria – e a tecnologia atual – permite a criação de vidro serigrafado de diversas cores e tamanhos diferentes, um fato bem visto pelos profissionais do ramo pela possibilidade de criar projetos carregados de detalhes estéticos capazes de agradar até o mais exigente dos usuários. Não por acaso os vidros serigrafados são tradicionais no meio e longe de perder sua popularidade, mesmo com a presença de outros modelos de vidros coloridos no mercado.

Vidro Serigrafado

Como é feito o vidro serigrafado?

A fabricação do vidro serigrafado consiste na aplicação de um esmalte especial através de telas de silkscreen. Após a tinta ser aplicada em uma das superfícies do vidro comum, a chapa é encaminhada para fornos com temperaturas altíssimas, técnica que garantirá que a tinta se fixe fortemente no vidro. Por esse motivo os vidros serigrafados também são conhecidos como vidro pintado a quente.

O interessante é que nesse processo o vidro é aquecido e resfriado rapidamente, ou seja, é submetido à um procedimento de têmpera. Isso significa que esse modelo é, obrigatoriamente, um vidro temperado serigrafado – e como acontece com os vidros temperados, podem ser aplicados em diversas estruturas envidraçadas, como:

– Divisórias de vidro;

– Vitrines e muros de vidro;

– Portas e janelas;

– Box de banheiro, etc.

– Fachadas (ver NBR 7199)

– Envidraçamento de sacadas

– Revestimento de paredes

– Revestimento de móveis

Nesse processo de silkscreen o vidro serigrafado pode ser preenchido totalmente ou personalizado com detalhes como linhas, formas geométricas, detalhes visuais ou preenchimento parcial. Essa característica possibilita a aplicação dos vidros serigrafados em projetos privativos, pois a técnica não permite a visualização através da placa de vidro. Da mesma forma, facilita a criação de particularidades estéticas que valorizam um projeto como um todo!

Saiba mais sobre vidro refletivo.

Qual a diferença entre o vidro serigrafado e pintado?

Vamos falar sobre qual a diferença do vidro pintado a quente (serigrafado) e o vidro pintado a frio? Visualmente, ambas técnicas proporcionam praticamente a mesma aparência para os dois modelos, entretanto, existem diferenças tanto no modo de fabricação quanto nas funcionalidades finais dos 2 modelos.

No caso do vidro pintado a frio (ou somente vidro pintado, como também é conhecido), a placa de vidro é colorida através de uma pistola e compressor. Durante a fabricação do vidro pintado é preciso esperar a secagem e cura total da tinta antes de manusear, instalar ou empilhar as placas. Nessa técnica o vidro não é encaminhado para fornos de têmpera como acontece com o vidro serigrafado, pois a tinta não suportaria o calor, ou seja, o vidro pintado a frio não pertence a categoria de vidros temperados.

Em contra partida, o vidro pintado a frio pode ser cortado depois de pintado para melhor aplicação, cenário que não acontece com os vidros serigrafados temperados – que precisam ser cortados antes de serem submetidos à tempera. No caso da necessidade de vidro pintado a frio temperado, podemos recorrer à uma placa de vidro temperado transparente para realizar a pintura. Interessante não?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.