Dicionário do Vidro

Vidro Extra Clear

 

Tipo de vidro reconhecido por ser visivelmente mais claro e transparente quando comparado aos vidros comuns. A indústria do vidro indica essa modalidade de vidro como excelente opção para dividir ou limitar os espaços sem perder amplitude visual, tendo em vista seu alto grau de transparência.

Dessa forma, o vidro extra clear pode ser aplicado com eficácia em portas e divisórias, dividindo os ambientes sem interferir na aparência visual dos espaços, por exemplo. Além do mais, a transparência única do vidro extra clear permite a integração de ambientes internos e externos de maneira singular.

A transparência que torna esse vidro em especial é obtida através de manipulações durante o processo de fabricação. Pra se ter uma idéia, é possível obter coloração para as chapas de vidro através da utilização de óxidos de metais, aplicados durante o processo de fabricação da peça. O óxido de ferro fornece a tonalidade esverdeada visível principalmente nas bordas do vidro comum.

Sendo assim, para a fabricação de vidros extra clear é utilizado baixo teor de óxido de ferro na composição, o que resulta em uma placa de vidro com alto grau de transparência e perfeita para ser utilizada em ambientes requintados sem oferecer influência à decoração do local.

Além do mais, por contar com transparência quase total, o vidro extra clear apresenta maiores índices de transmissão luminosa, tornando a placa de vidro quase imperceptível, principalmente quando utilizado em ambientes mais claros.

Esse cenário torna esse tipo de vidro uma excelente opção para o setor da construção civil e arquitetura, principalmente para projetos que exijam singularidade estética e inovação decorativa. Também é perfeito para aplicação em fachadas arquitetônicas e decoração de interiores onde a borda com vidro transparente seja indispensável.

Vale lembrar que, quando utilizado para compor o ambiente, o vidro extra clear consegue demonstrar a cores reais, seja do local ou de um mobiliário, por exemplo, pois como já mencionado, a transparência desse produto não oferece influência às cores reais dos elementos.

Esse fato permite, inclusive, a confecção de vidros coloridos – como no caso de películas ou serigrafia – com a reprodução das cores da maneira mais fiel possível. Esse cenário permite ao arquiteto a elaboração de projetos distintos e criativos, além de fazer com que o vidro extra-clear seja requisitado também na indústria moveleira e eletrodomésticos.

Curiosidade: Assim como o óxido de ferro concede uma coloração esverdeada ao vidro, o óxido de ouro produz tonalidades avermelhadas, óxido de titânio tende a tonalidade para a cor branca, dentre outros.