Home > Artigos > Qual o melhor vidro para privacidade?

29.12.2022

Qual o melhor vidro para privacidade?

A indústria oferece vários modelos de vidros privativos, como é o caso do vidro acidato e/ou jateado, vidros fantasia (texturizados), vidro espelhado, vidros serigrafados (pintados) e o vidro polarizado (smart glass). A definição de qual o melhor vidro para privacidade dependerá de fatores como o desejo dos clientes, capital a ser investido, normas da ABNT, anseios estéticos, funcionalidades esperadas, dentre outros.

Isso acontece porque os vidros para privacidade podem possuir tecnologias distintas para oferecer diversos graus de privacidade. Essa vantagem habilita os vidros privativos a participar de aplicações como divisórias, fachadas, box de banheiro, além das tradicionais janelas e portas. Sendo assim, acompanhe esse artigo até o final, conheça um pouco mais das principais características dos vidros privativos e entenda qual o melhor vidro para privacidade.

Como ter privacidade com vidro?

Os vidros privativos são excelentes alternativas para agregar intimidade aos ambientes. Considerando os modelos disponíveis, há possibilidade de utilizar o vidro para atribuir privacidade enquanto permite a entrada e o trânsito de luz nos locais ou para bloquear totalmente a entrada de luz – e a visão através da barreira de vidro. Conheça abaixo os 05 principais vidros privativos e identifique qual o melhor vidro para privacidade para seu caso.

01 – Vidro refletivo

Popularmente conhecido como vidro espelhado, os vidros refletivos contam com uma fina camada de material refletivo. Essa tecnologia, além de trazer maior privacidade para quem está dentro do ambiente, também auxilia no controle da intensidade de luz e aprimora o conforto térmico do local. Isso torna o vidro refletivo em ótima alternativa para participar de projetos que exigem decorações funcionais e seguras.

Dessa forma, o vidro que não se enxerga de fora para dentro (ou vidro com visão apenas de um lado) é perfeito para ser aplicado em fachadas de prédios e residências, portas, janelas, sacadas e em edificações que desejam alcançar selos de sustentabilidade. Entretanto, a utilização desse modelo exige um estudo prévio para minimizar possíveis acidentes com pássaros e para adequar toda a obra dentro das normas da ABNT.

02 – Vidro jateado e/ou acidato

Tanto o vidro jateado quanto o vidro acidato possuem a aparência fosca que impede a visão total através da placa de vidro, sendo alternativas para a composição de decorações intimistas e com iluminação adequada, pois apesar de criar um obstáculo visual, esses dois modelos de vidro privativo permitem o trânsito de luz entre os ambientes – o que os habilitam a participar de nossa lista sobre qual o melhor vidro para privacidade.

Vidro impresso

03 – Vidro impresso

O vidro impresso é muito popular na arquitetura e construção civil. Também referido como vidros texturizados, essa categoria de vidros para trazer privacidade se popularizou devido à ampla disponibilidade e valores acessíveis. Os vidros impressos estão em nossa lista de qual o melhor vidro para privacidade por que, apesar de apresentarem transparência elevada, dificultam a visão através da aplicação. Por isso são muito utilizados em janelas, portas, box de banheiro, etc.

04 – Vidros coloridos (vidros serigrafados)

A serigrafia é a técnica que atribui coloração ao vidro. Por esse motivo os vidros coloridos são muito requisitados para complementação decorativa. Algumas empresas oferecem vidros com serigrafia em harmonia com a escala cromática, o que permite alcançar colorações específicas e capazes de agradar até o mais exigente dos usuários. É importante lembrar que a serigrafia cria uma camada de tinta na superfície do vidro que impede tanto a visão quanto a transposição da iluminação.

05 – Vidro inteligente

Para finalizar nossa lista de qual o melhor vidro para privacidade, falaremos agora um pouco mais sobre os vidros inteligentes (smart glass ou vidro polarizado). Essa categoria de vidro, apesar de ser novidade, já é considerada tendência mundial e conquistou um espaço considerável dentre decoradores, arquitetos e entusiastas da tecnologia, inteligência artificial e automação residencial.

Isso acontece porque o vidro inteligente é fabricado com o auxílio de uma fina película de cristal líquido (LCD) capaz de se alternar visualmente entre transparente e opaco através de um impulso elétrico. Isso quer dizer que uma aplicação com vidros inteligente (como divisória, porta, janela) pode mudar sua aparência entre transparente e opaco através de um interruptor, temporizador, celular e até mesmo pela voz. Interessante, não?

Qual vidro dá mais privacidade?

Para saber qual vidro dá mais privacidade é preciso, antes, entender quais são as necessidades dos ambientes. Como vimos acima, existem vidros com diferentes tecnologias e capazes de alcançarem resultados distintos. Além disso, é preciso que seja realizado um estudo aprofundado das finalidades da aplicação, para deixar a estrutura em total harmonia com as normas da ABNT. A melhor alternativa para alcançar qual o melhor vidro para privacidade consiste em consultar profissionais do ramo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.