Home > Artigos > Qual tipo de vidro é mais barato?

31.08.2021

Qual tipo de vidro é mais barato?

Qual tipo de vidro é mais barato? – O vidro comum é o modelo mais barato e econômico entre todos os tipos de vidro disponíveis no mercado. Popularmente classificado como vidro float ou vidro plano, é a categoria mais utilizada em janelas e pode ser transparente, fumê, esverdeado, colorido, dentre outros. É preciso lembrar que, apesar de mais barato, o vidro comum não pode ser aplicado em todas as estruturas, conforme determina as normas da ABNT.

Para saber qual tipo de vidro é mais barato é preciso entender que quanto mais tecnologia agregada, mais caro ficará sua produção; e consequentemente parte desse acréscimo será repassado ao consumidor como acontece em todos os mercados. Por esse motivo o vidro float  é o vidro mais acessível economicamente, entretanto, o modelo pode dar vida a vidros com tecnologias distintas – e mais caros também, como veremos no decorrer desse texto.

Além disso, não é possível determinar qual tipo de vidro é mais barato sem compreender o fato de que, para cada aplicação existe um tipo de vidro específico. As normas da ABNT determinam os modelos de vidros a serem utilizados na arquitetura para garantir, estética, segurança e funcionalidade, portanto, fique atento para não escolher a opção mais barata e colocar sua família e outras pessoas em risco ao utilizar vidros errados na sua aplicação.

Conheça mais sobre o vidro comum

O vidro comum é tradicional e o mais barato dentre os diversos tipos de vidro disponíveis no mercado. Sua fabricação é realizada a partir da submissão de sílica (presente na areia) e outros elementos como alumina, magnésio, cálcio, sódio e potássio a temperaturas exorbitantes. O calor consegue derreter toda essa mistura e dar vida à uma massa viscosa, que descansará flutuando em banhos de estanho – daí vem o nome ‘vidro float’- até o resfriamento total e controlado.

É muito interessante o processo de fabricação do vidro plano, pois a massa vítrea não se mistura com o banho de estanho – tal como água e óleo. Os dois componentes tem pontos de ebulição diferentes e o estanho é mais denso que o vidro, fazendo com que a massa do vidro flutue magicamente e se transforme em placas uniformes e cristalinas. Antigamente a técnica produzia placas com espessuras limitadas, mas com o avanço da tecnologia foi possível a produção de vidro de diversas espessuras.

Apesar de encabeçar a lista sobre qual tipo de vidro é mais barato, o vidro plano serve como base para criação de vidros distintos – e devidamente mais caros. Isso acontece porque uma fatia grande dos vidros com tecnologias especiais disponíveis no mercado deriva do vidro float, que sofre variações e beneficiamentos que garantem particularidades singulares aos modelos. É a partir do vidro comum, por exemplo, que o mercado vidreiro cria modelos como o:

– Vidro temperado

– Vidro laminado

– Vidro insulado

– Vidro curvo

– Espelhos

– Vidros coloridos

O vidro temperado, por exemplo, é resultado da submissão do vidro comum à tempera. O vidro laminado é a junção de duas ou mais placas de vidro plano através de uma película especial; os espelhos são vidros comuns que ganham uma camada niquelada em uma das faces, responsável pelo reflexo da imagem, enfim, como visto, apesar de ser classificado como vidro mais barato, esse modelo é de extrema importância para o universo do vidro.

Qual tipo de vidro é mais barato

Fique atento

Ainda falando sobre qual tipo de vidro é mais barato, é importante reforçar que o vidro comum não pode participar de diversas aplicações, como é o caso de box de vidro, guarda corpo, coberturas, envidraçamento de sacadas, dentre outros. Lembre-se que o vidro float, quando quebrado, resulta em grandes lascas de vidro capazes de causar ferimentos graves nos usuários. A ABNT, especialmente em sua norma NBR 7199, dita quais os vidros devem ser utilizados na arquitetura e construção civil.

Por isso é muito importante procurar por empresas especializadas no assunto que, apesar de saber qual tipo de vidro é mais barato, são capazes de especificar o vidro certo para cada finalidade sem deixar de considerar a economia, segurança, proteção, funcionalidade e estética da aplicação. Assegure-se de que essas empresas manterão toda a obra dentro das normas da ABNT.

Qual o nome do vidro?

O vidro comum, também denominado de vidro float ou vidro plano, é o vidro mais popular, barato e mais utilizado na indústria, sendo aplicado em algumas estruturas e servindo como base para a criação de vidro com tecnologias distintas, como o vidro laminado, vidro temperado, vidro curvo, espelhos, dentre outros.

Tem como saber se um vidro é temperado ou não?

Sim. Apesar de o vidro temperado ser visualmente idêntico ao comum, é possível observar pequenas ondulações na superfície ou flexões leves oriundas do processo de têmpera; também é possível perceber a diferença com o auxílio de películas de luz polarizada (Temperest), que revelam características exclusivas do vidro temperado.

Que vidro usar para janelas?

Os vidros de segurança (laminado, temperado e aramado) são os primeiros citados na lista sobre quais os tipos de vidros para utilizar em janelas. Esses modelos garantem a integridade física dos usuários em casos de quebra, pois se estilhaçam de maneira segura.

Qual tipo de vidro é mais barato

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.